3 Motivos para usar creme dental com baixa abrasividade | bioXtra

3 Motivos para usar creme dental com baixa abrasividade

 em Dia a dia

Abrasivos são substâncias que removem resíduos dos dentes através da escovação diária, porém seu uso deve ser controlado. Entenda melhor.

Os produtos utilizados para fazer a higiene dos dentes (dentifrícios) são associações de substâncias que, juntas, têm como função remover os resíduos tóxicos à estrutura bucal. São encontrados na forma de cremes, géis, pastas e pós dentais, os quais devem ser usados na escovação diária.

ABRASIVIDADE NOS CREMES DENTAIS

A base de composição dos dentifrícios é um abrasivo sólido, o qual é misturado em fase líquida à água, aglutinantes, detergentes, conservantes, corantes, flavorizantes e umectantes.

Os abrasivos têm a função de remover as manchas dentais aparentes, as quais são consequências da retenção de corantes de alimentos (como café, vinho tinto e sucos industrializados), de medicações, fumo e de bactérias específicas.

A eficiência dos abrasivos é comprovada cientificamente, porém, seu uso deve ser na dosagem correta, para evitar seus efeitos negativos sobre os dentes. O ideal é escolher cremes dentais com baixa abrasividade, de modo que cumpram sua função principal sem causar efeitos desagradáveis em logo prazo.

POR QUE ESCOLHER CREMES DENTAIS COM BAIXA ABRASIVIDADE

Escolher o creme dental mais adequado para a sua estrutura bucal nem sempre é uma tarefa simples. Existem muitas opções disponíveis para comprar e as promessas impressas nos rótulos e embalagens podem confundir o consumidor.

Há alguns critérios básicos, porém, que devem ser levados em conta no momento de escolher o seu dentifrício. Entre eles, está a baixa abrasividade do produto, que pode danificar a saúde bucal de qualquer pessoa.

Conheça três razões para escolher cremes dentais com baixa abrasividade:

1 Retração gengival

Os abrasivos podem tanto causar retração gengival quanto agravar o problema. Os produtos com alta abrasividade contribuem para a exposição da dentina, aumentando a sensibilidade na região.

Ressalta-se ainda que a idade avançada é um dos principais fatores para o aparecimento da retração da gengiva. Por isso, conforme a faixa etária aumenta, mais se recomenda o uso de produtos com baixa abrasividade.

2 Desgaste dos dentes

As substâncias abrasivas são encontradas principalmente em produtos com função secundária de clareamentos dos dentes. Contudo, tais componentes não são capazes de prevenir a estrutura dentária do aparecimento de novas manchas, de modo que seu efeito é somente temporário.

A manutenção de dentes brancos por conta do uso de dentifrícios muito abrasivos não garante a saúde bucal. Portanto, o ideal é utilizar cremes dentais de forma contínua apenas com baixa abrasividade, pois a ação dos abrasivos está diretamente associada ao desgaste dos dentes com formação de cavidades.

3 Cuidado dobrado na escovação

Existem ainda outros fatores que interferem na ação abrasiva da estrutura dentária, que vão além do tipo e da quantidade de abrasivos presentes nos produtos para higiene bucal.

O tempo, frequência e força aplicada durante a escovação interferem diretamente na ação dos abrasivos. Dessa forma, se o creme dental utilizado apresentar alta abrasividade, o cuidado no momento de higienização deverá ser dobrado, visto que seus efeitos colaterais poderão ser muito mais severos.

As lesões provocadas por abrasivos podem atingir a dentina e a gengiva, e sua consequência pode se agravar ainda mais caso o uso de produtos com essas substâncias esteja associado a uma dieta muito ácida.

Compartilhe este artigo com seus amigos e deixe mais pessoas saberem da importância de escolher o creme dental adequado para a saúde bucal plena em longo prazo.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário