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5 dicas para aliviar a ansiedade social

 em Ansiedade, Dia a dia

Seja com sintomas físicos ou emocionais, a ansiedade social causa desconforto em situações de interação. Confira 5 dicas para controlar esta síndrome ansiosa.

Segundo especialistas, a ansiedade social é uma condição psicológica negligenciada pela população por ser um transtorno menos conhecido. Em muitos níveis ela é vista como uma coisa normal, porém, para muitas pessoas, o nervosismo em um momento importante como um discurso ou um encontro ela vai além, causando problemas na vida pessoal e profissional.

A timidez e o perfeccionismo são o maior fundamento da ansiedade social. O medo diante de uma situação de interação social pode resultar em boca e garganta secas, mãos suando e sentimento de impotência ou inferioridade.

Para te ajudar, temos dicas importantes para aliviar a ansiedade social:

Exercícios respiratórios:

Um  exercício de respiração mais básico deve durar de 3 à 7 minutos, mantendo a respiração leve e deixando que o ar saia por mais tempo do que entrando. Lembrando que o processo deve ser feito apenas pelo nariz. Ao tornar sua respiração consciente ela te trás para o presente e ajuda a evitar a hiperventilação.

Questionar seus pensamentos:

Ao sentir uma crise se aproximando, se pergunte se o medo de ser julgado é realmente necessário. Fazendo isso você começa a ponderar melhor a situação como um todo e sente como estivesse no controle, pontuando os prós e contras para melhor trabalhar neles e inspirar confiança.

Crie pequenas metas:

Tenha objetivos a serem compridos por semana ou por mês e anote para acompanhar sua evolução. Vá aos poucos se desconstruindo da fobia e assumindo seu papel. Ações pequenas como falar com um desconhecido ao telefone ou andar em algum lugar com mais pessoas do que está acostumado já são avanços consideráveis.

Socialize em ambientes menores:

Está tudo bem não começar drasticamente. Aproveite a companhia de pessoas próximas a você como familiares e amigos, tente frequentar lugares diferentes e vez ou outra peça que te apresentem alguém para tentar manter novas interações. O importante é não se isolar, tente coisas novas!

Terapia:

A terapia cognitiva-comportamental é a que maior demonstra resultados com pacientes que sofrem de ansiedade social. Ela consiste em preparar as pessoas para lidar melhor com as situações de crise, ensinando na prática como controlar os sintomas físicos e modificar os pensamentos negativos.

Lembre-se que ansiedade é algo normal e inerente ao ser humano, porém que precisa ser tratada para manter níveis saudáveis em sua vida. Em casos graves a ansiedade social pode desencadear uma depressão, mantenha os olhos abertos!

Caso sofra de ansiedade social e precise de ajuda, busque um psicólogo ou psiquiatra e o apoio de alguem que confia.  A grande maioria das faculdades públicas e particulares que oferecem o curso de psicologia realizam o atendimento gratuitamente.

Se você conhece outras pessoas que precisam dessas dicas, compartilhe esse post com elas!

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Mostrando 2 comentários
  • William
    Responder

    Parabéns pelo texto, ótimas dicas.

    • bioXtra
      Responder

      Obrigada! Ficamos felizes que gostou, William.

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