5 Perguntas respondidas sobre Síndrome de Sjögren | bioXtra

5 Perguntas respondidas sobre Síndrome de Sjögren

 em Boca seca, Causas, Síndrome de Sjögren

A Síndrome de Sjögren é uma doença reumatológica que pode ocasionar problemas nas articulações musculares. Há dois tipos dessa síndrome pouco conhecida: a primária, quando a pessoa diagnosticada sofre apenas desta doença, e a secundária, quando a síndrome é relacionada à outra enfermidade reumatológica, como artrite ou lúpus.

A causa da Síndrome de Sjögren ainda é desconhecida, porém, razões ambientais e genéticas já estão associadas ao surgimento da enfermidade. Veja abaixo cinco perguntas respondidas sobre essa doença.

1 O que é?

A Síndrome de Sjögren é uma enfermidade autoimune de origem desconhecida que atinge as glândulas lacrimais e salivares, o que provoca olhos e boca seca.

Os olhos secos causam a sensação de areia ou corpo estranho neles, dificuldade para abri-los ao acordar e vermelhidão. Já a boca seca dificulta a mastigação e deglutição, como também provoca a sensação de língua grudada no céu da boca após dormir, pequenos machucados nos cantos da boca, várias cáries e fragilidade nos dentes.

2 É contagiosa?

A Síndrome de Sjögren não é contagiosa. Observa-se, porém, que pessoas com familiares que tenham essa doença ou outras autoimunes apresentam maiores chances de desenvolver a síndrome. Isso acontece por um estímulo externo, através do qual os sintomas são acarretados. Esse estímulo pode surgir a partir de uma infecção, um traumatismo ou até circunstâncias de pleno estresse.

3 Qual médico devo procurar?

Procurar um profissional para tirar as dúvidas com relação ao diagnóstico da doença é o mais correto a se fazer caso apareçam os sintomas, especialmente se os olhos e boca permanecerem secos por muito tempo. São especialistas que podem diagnosticar a Síndrome de Sjögren:

  • Clínico-geral
  • Dermatologista
  • Endocrinologista
  • Ginecologista
  • Odontologista
  • Oftalmologista
  • Otorrinolaringologista
  • Psiquiatra
  • Reumatologista

4 Tem cura?

A doença não tem cura, entretanto, com um tratamento terapêutico adequado e realizado com disciplina, a pessoa diagnosticada com a síndrome consegue melhorar sua qualidade de vida.

Vale destacar ainda que o diagnóstico e o tratamento precoces podem interferir no agravamento da enfermidade, causando benefícios ao paciente. A conduta com relação à doença dependerá diretamente dos sintomas e do seu nível de gravidade.

5 Como posso aliviar os sintomas?

O paciente que tem a síndrome pode aliviar os sintomas com a utilização regular de colírios para manter os olhos lubrificados e evitar problemas como úlcera de córnea. Para a boca seca, o ideal é usar saliva artificial, beber bastante água, manter a higiene oral e ir ao dentista com frequência.

As articulações e órgãos acometidos com a doença devem ser tratadas com medicações específicas, de acordo com o paciente. Para hidratar a pele, deve-se utilizar hidratante com pouca água, a fim de que não evapore com rapidez.

A bioXtra oferece produtos que ajudam a evitar os problemas de quem tem boca seca, como as pessoas com a Síndrome de Sjögren. A marca é especialista em soluções que contêm enzimas salivares como a Lactoferrina, Lisozima e Lactoperoxidase.

Os produtos bioXtra garantem o alívio imediato da boca seca após seu uso, proporcionado conforto ao paciente. Além disso, por conter as enzimas naturais da saliva, eles não causam dependência ou qualquer efeito colateral ao paciente.

Manter a saúde bucal e de todo o seu organismo em dia é ter gratidão à vida. Você conhece seu corpo e cuida da saúde dele? Comente abaixo se você já recebeu o diagnóstico de uma doença pouco conhecida e como fez ou faz o tratamento dela.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar