5 Piores alimentos para diabéticos | bioXtra

5 Piores alimentos para diabéticos

 em Diabetes

Neste post, separamos os cinco alimentos mais prejudiciais para quem tem diabetes. Confira!

Para quem tem que conviver com diabetes do tipo 2 – relacionada ao processamento de açúcar no sangue –, o assunto alimentação passa a ser bastante delicado. Parece que todas as pessoas ao redor sabem citar os piores alimentos para diabéticos, mas não é bem assim.

É claro que, via de regra, seguir uma dieta saudável e trocar alimentos nocivos à saúde por aqueles que chegam a prevenir doenças vale para todo mundo. No entanto, para quem tem problemas com a produção de insulina, alguns cuidados passam a ser especiais.

Por essa razão, existem de fato os piores alimentos para diabéticos. Assim, conhecendo e respeitando essa lista, os diagnosticados com a doença podem levar uma vida praticamente normal e com boa saúde.

Sabendo que o objetivo principal de quem tem diabetes é evitar picos de açúcar no sangue, elaboramos uma lista dos cinco piores alimentos para diabéticos. Confira.

1 – Açúcar

Temido inclusive por pessoas que não convivem com a doença, o açúcar é composto por somente uma molécula de glicose e uma de frutose. Essa fórmula simplória faz com que o índice glicêmico aumente em uma velocidade surpreendente.

As principais prateleiras do supermercado a serem evitadas são as de bebidas que contêm açúcar, como refrigerantes e sucos artificiais, alimentos processados açucarados e doces industrializados em geral.

Além de causar hiperglicemia, o consumo abusivo desses produtos aumenta o peso e os triglicerídeos dos diabéticos. O açúcar pode ser responsável por outras doenças também, por conta do maior desenvolvimento de acidez no organismo.

2 – Carboidrato simples

A farinha branca também não é lá muito favorável ao organismo de quem tem diabetes. Alimentos como bolos, bolachas, macarrão e pães fazem com que o nível de glicose no sangue aumente bruscamente após a ingestão de carboidrato simples. Nesse caso, a sugestão é consumir produtos desse tipo fabricados com farinhas integrais.

3 – Frituras

Alimentos que passam por um processo de fritura são tão gostosos quanto prejudiciais à saúde. Entretanto, o número de calorias e gorduras que apresentam fazem essas delícias entrarem para a lista dos piores alimentos para diabéticos e não diabéticos.

O consumo regular de produtos fritos aumenta o colesterol e provoca alterações hormonais. Ademais, a ingestão abusiva de gordura influencia na produção regular de insulina, o que favorece o aumento de peso e a obesidade.

4 – Fast food

A vida corrida de hoje em dia faz com que muitas vezes optamos por trocar saúde por um pouco mais de tempo livre. Essa substituição geralmente nos leva a almoçar lanches rápidos e consumir alimentos industrializados durante a semana toda, por exemplo.

No entanto, geralmente esses alimentos não oferecem saúde e bem-estar em longo prazo, fazendo com sejamos acometidos por enfermidades que poderiam ser evitadas.

A dica aqui, especialmente aos diabéticos, é pensar duas vezes antes de se alimentar às pressas e sempre optar por alimentos grelhados, saladas e molhos com baixo teor de gordura. Aos poucos, você notará o grande benefício que essa substituição trará para saúde.

5 – Sódio

Há dois tipos de pessoas: as que adoram açúcar e as que adoram sal. Todavia, vale lembrar que não é somente o açúcar o vilão da saúde para diabéticos. O excesso de sódio existente no sal e em alimentos industrializados também é muito nocivo à saúde humana.

Para quem tem diabetes, o risco é ainda maior, uma vez que o consumo exagerado de sódio pode levar à hipertensão.

Sabemos que não é fácil, mas acreditamos que, se essa lista for evitada ao máximo, diabéticos já podem se considerar vencedores. Qual a sua opinião? Compartilhe.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário