6 dicas para manter o diabetes controlado

Manter o diabetes controlado pode ser fácil. Veja essas dicas que preparamos para você. Leia!

Muitas medidas podem ser aplicadas a fim de controlar o diabetes e várias delas sequer tem a ver com medicamentos. Aprender a evitar as crises de hipoglicemia e hiperglicemia, que podem causar sequelas graves, é uma saída bastante interessante e relativamente fácil de seguir no dia a dia.

Elimine o açúcar

O diabetes acontece quando o pâncreas não produz uma quantidade de insulina adequada para o organismo, aumentando, assim, a glicose no corpo. Deste modo, para quem sofre com a doença a primeira medida é, claro, eliminar o açúcar para manter o diabetes controlado.

Coma de 5 a 6 vezes por dia

Quem sofre com diabetes deve manter o hábito de comer 5 ou 6 vezes por dia. Porções previamente estipuladas pelo médico a fim de que este plano alimentar seja o mais adequado e atrativo possível.

Evite bebidas alcoólicas

O álcool, por si, é extremamente calórico e o consumo frequente predispõe à obesidade, um dos principais pontos de combate ao diabetes. Os médicos afirmam que os homens não devem ultrapassar duas doses diárias e as mulheres, apenas uma – dose = 350ml de cerveja, 150ml de vinho ou 45ml de bebida destilada.

Pratique exercícios

Praticar exercícios físicos regulares faz toda a diferença! Claro, procure escolher a atividade que mais lhe agrada, mas saiba que quanto mais músculos forem trabalhados durante o exercício, melhor.

Lembre-se de fazer uma avaliação médica antes de iniciar os exercícios, você sabe, os portadores de diabetes têm mais propensão em desenvolver doenças cardíacas.

Cuidado com os pés

Infelizmente a neuropatia diabética é um problema derivado da doença, causa perda da sensibilidade, deformações e alteração na movimentação dos pés. Cuide de seus pés com bastante atenção e se notar qualquer alteração, procure o seu médico assim que possível.

Consulte seu dentista

Assim como seu médico tem a função de ajudar no controle do diabetes, também o seu dentista pode e deve estar presente fazendo um trabalho conjunto. O seu médico e dentista devem se comunicar e compartilhar informações para que você tenha o melhor tratamento possível. A boca pode ser fonte de risco para os portadores de diabetes.

Sim, é possível levar uma vida saudável mesmo com o diabetes. Depois de certo tempo estas medidas se tornarão hábitos e os sintomas serão cada vez mais controláveis.

E não esqueça: o seu médico deve ser consultado com frequência e manter uma boa alimentação é mais do que importante; é fundamental. Controlar o diabetes é uma tarefa possível sim.

Essas são algumas dicas para mantes o diabetes controlado. Quem sofre com a doença deve aprender a lidar com o transtorno, mas há formas leves e bem eficazes de fazê-lo.

Postagens recentes
mostrando 2 Comentários
  • Dorly Mello Ceron
    Responder

    Muito bom estás dicas para diabéticos. Já procuro seguir
    Estou sempre atenta. Porém acho que meu maior erro é gostar e comer muitas frutas. Sou movida a frutas. Tenho que dar mais atenção a este meu descontrole.

    • bioXtra
      Responder

      É verdade, Dorly. Cada um tem que se policiar quanto ao controle alimentar. Que bom que gostou dos nossos artigos. Em nosso blog temos diversos artigos relacionados ao tema. Não deixe de conferi-los

Deixe Seu Comentário