Abscesso dentário: sintomas, causas e tratamentos

 em Causas, Tratamento

Sensibilidade e desconforto constantes nos dentes podem ser sinais de abscesso dentário. Saiba mais nesse artigo!

Abcesso ou abscesso dentário é um acúmulo de pus causado por uma infecção no dente ou gengiva. O abscesso pode acontecer em diferentes regiões dentárias, por motivos diversos. Quando a infecção acontece na ponta da raiz do dente, é denominada periapical. Já o abscesso periodontal caracteriza-se por aparecer nas gengivas, junto à raiz dentária.

A infecção causada por abscesso requer tratamento médico para, além de aliviar a dor forte, impedir problemas maiores, como a perda do dente atingido, a proliferação para outros dentes e ou até para os ossos da face. Contudo, os sintomas podem ser aliviados com remédios para dor até a pessoa receber o diagnóstico e orientações de um especialista. Saiba mais:

Sintomas

O abscesso dentário pode surgir em regiões diferentes da boca, mas os sintomas mais comuns para identificar a infecção são:

  • Dor no dente: a dor dentária provocada pela infecção vai se intensificando à medida que o pus vai se acumulando. Esse forte desconforto pode acontecer tanto no dente afetado quanto se irradiar para os ouvidos, mandíbulas e bochechas;
  • Incômodo ao comer e beber: o abscesso provoca também o aumento da sensibilidade nos dentes, o que resulta no incômodo no momento de morder ou entrar em contato com temperaturas muitas frias ou quentes;
  • Inchaço: com o tempo, a infecção ocasiona um inchaço interno na boca, principalmente nos abscessos periodontais;
  • Mau hálito: é bastante comum que a pessoa com abscesso dentário sinta o gosto ou cheiro do pus na boca, que é amargo.

Os casos mais graves da infecção incluem também febre, enjoos, diarreia, calafrios e vômitos.

Causas

A infecção é provocada por uma invasão bacteriana, que gera o acúmulo de pus no tecido. Assim, as principais causas de um abscesso dentário são:

  • Alimentos ou matéria estranha que ficam retidos na gengiva;
  • Cárie dentária;
  • Doença periodontal (que atinge os tecidos de suporte e sustentação dos dentes);
  • Quebra ou ruptura do dente, abrindo a passagem para bactérias.

Tratamento

O primeiro passo para diagnosticar e tratar um abscesso dentário é marcar uma consulta com um dentista. Entretanto, algumas medidas podem ser tomadas até chegar o dia de ir ao especialista. Conheça:

Para prevenção:

  • Escovação adequada dos dentes;
  • Uso apropriado e diário do fio dental.

Para aliviar a dor e evitar a proliferação das bactérias:

  • Fazer bochecho com água morna e sal após cada refeição;
  • Tomar analgésicos como paracetamol, sempre respeitando a bula e com atenção às contraindicações.

Após a consulta no especialista:

O cirurgião-dentista é que realmente vai identificar a causa da infecção e o melhor tipo de tratamento. Assim, de acordo com o abscesso, ele fará a drenagem na região, realizará tratamento de canal ou mesmo a extração do dente atingido.

O tratamento de canal é indicado para os casos em que a cárie invadir a polpa dentária, enquanto que, nos casos de abscesso periodontal (que atingem a gengiva), é indicado o tratamento com raspagem e alisamento das raízes dos dentes atingidos.

Manter a higiene e a saúde bucal em dia sem dúvida fazem parte da receita para levar uma vida melhor. Você tem algum dos sintomas de abscesso dentário ou conhece alguém que tenha? Marque nos comentários abaixo, compartilhar conhecimento nunca é demais. 😊

Postagens Recentes
Mostrando 77 comentários
  • Glaucia
    Responder

    Olá boa tarde, meu dente quebrou então faz tempo que a raiz está pra arrancar, saiu uma bolinha com pus, mas quando eu escovo meus dentes adequadamente eles não aparece…
    Marquei a extração dessa raiz o qual também teria que ser tratado o canal, minha dentista até o momento não me passou nada apenas disse que os remédios serão tomados depois da extração do dente, mas será que um dente um pouco inflamado não precisa toma algum remédio antes pra melhorar antes de fazer a extracao?

    • bioXtra
      Responder

      Oi Glaucia. O tratamento recomendado pela dentista deve ser realizado para que se tenha um melhor resultado. Não faça nenhum procedimento por conta própria. Desejamos melhoras para você.

    • Flor
      Responder

      Oi, Glaucia, se eu fosse vc buscaria opinião de outro profissional, pois não é aconselhável extração com dente inflamado já q corre o risco da anestesia não pegar…

  • Elaine
    Responder

    Estive hoje em um bom dentista. Estou com um abcesso na gemgiva. Estou com a gengiva inchada, bastante pus e dor na mastigação. Também sinto sensibilidade na face, na mesma região da gengiva inchada. A dentista irá fazer uma raspagem na raiz do dente, receberei anestesia. É muito provável que esse problema aconteceu por ter ficado resquícios de alimentos nesse dente, má utilização do fio dental. Aconselho muito a fazer o bochecho com água e sal. A dor alivia muito. E o inchaço diminui. Eu já tenho tendência a ter periodontite. Tenho retração das gengivas e perda óssea. Minha família tem o mesmo problema. Aconselho a quem tem o mesmo problema a fazer uma consulta ao dentista a cada 3 meses. Pois no meu caso a limpeza a cada 6 meses não tem sido suficientes.

  • Elaine
    Responder

    Olá, tenho dente estragado e ele está inflamado e a região da bochecha está inchada,parece que é um obscesso,tenho vergonha de ir ao dentista o que devo fazer e quais medicamentos devo tomar pra desinflamar e desinchar.

    • bioXtra
      Responder

      Oi, Eliane. Não se sinta mal por isso. Há diversas pessoas que passam pela mesma situação que você. A senhora não pode deixar este sintoma se agravar. Vá ao dentista o quanto antes para que o seu dente seja tratado. Desejamos melhoras.

  • Emmanoel de Jesus
    Responder

    sinto dor no dente, não posso comer nada que o dente doí, até a saliva doí. e esse dente já tem uma obturação antiga! o que eu faço?

    • bioXtra
      Responder

      Olá, Emmanoel. O seu dente pode estar sofrendo de sensibilidade. Há vários tipos de sensibilidade e que devem ser analisadas por um dentista. Não faça nada por conta própria. Deixa que o dentista vai recomendar o melhor para o seu caso.

  • Sureia Emechande
    Responder

    Posso ter um tratamento caseiro para tratar as caries ou as famosas pedras nos dentes
    Obrigada desde ja

    • bioXtra
      Responder

      Olá, Sureia. O primeiro a se fazer é se consultar ao dentista para que seja recomendado o procedimento correto para a sua situação. O tratamento caseiro deve ser acompanhado de uma indicação, caso o dentista tenha feito.

  • Cesar Rodrigues Das Neves Masculino
    Responder

    OLA,MEU NOME E CESAR.TRATEI DE UM ABCESSO DENTARIO FIS CANAL RECOMENDADO PELO DENTISTA MAIS ELE NAO FEZ NENHUMA DRENAGEM SO COLOCOU MEDICAÇAO NO DENTE PEDIU PARA AGUARDAR UNS 30 DIAS MAIS APOS ESSA DATA CONTINUA SAINDO PUS O QUE DEVO FAZER

    • bioXtra
      Responder

      Cesar,

      É impossível analisarmos seu caso virtualmente. Recomendo que procure um outro profissional para que ele possa avaliar esse abcesso e sugerir a melhor solução.

  • Nilza Reis
    Responder

    Boa noite sou a Nilza eu estou com o dente infeccionado e a gengiva inchada mas tomei azitromicina 5 dias e não desinchou é comum ,e agora começou a vazar pus .

    • bioXtra
      Responder

      Nilza, a senhora procurou um dentista? não se auto medique!

  • Keltones Dos Santos Da Silva
    Responder

    Oi. infecção de dente pode causa nódulos na garganta e no pescoço etc….

    • bioXtra
      Responder

      Keltones, tem que saber onde realmente está a infecção.

  • Juliana vieira
    Responder

    Olá…Tenho um abcesso na lateral do maxilar…sinto ele do lado de fora quando apalpou…Esta do tamanho de um grão de milho…Tem uns 2 anos que tenho…Não dói e nao incomoda…Ele não cresceu está do mesmo tamanho! Acima dele tem um dente que tive que fazer canal…Na época ele infeccionou quando a obturação caiu! Sabe me dizer qual medico devo procurar ? Devo fazer cirurgia pra retirar ele ?

    • bioXtra
      Responder

      Oi, Juliana. O cirurgião bucomaxilofacial trata de doenças da boca, corrige anomalias faciais como maxilar ou mandíbulas muito grandes, pequenas ou desviadas para os lados (assimetrias). Ele também cuida de enxerto-ósseo.

  • anana
    Responder

    meu dentista m e receitou amoxilina emetranidazol disse que e para bacteria isso e normal

  • Jose de jesus
    Responder

    Olá sou Jose no meu caso minha gengiva ta inchada quando aperto sinto mal cheiro o que pode ser?qual tipo de tratamento?

    • bioXtra
      Responder

      Oi, José. Você fez algum procedimento cirúrgico recentemente? Este sintoma vem ocorrendo com frequência? Isso deve ser analisado por um dentista.

  • Joyce Farias
    Responder

    Oi meu nome é Joyce, estou com um canal aberto que ainda não teve o tratamento, infeccionou e agora meu maxilar está doendo e pressionado como se estivesse inchando.. dói muito !
    Já fui ao dente e ele disse só para que eu tomasse amoxicilina, será que há um abscesso?

    • bioXtra
      Responder

      Joyce, só examinando pra saber.
      Siga a indicação do seu dentista no período indicado.
      Caso não resolva, não deixe de se consultar novamente!

  • Stefanie
    Responder

    Faz 4 meses que arranquei um dente do siso e recentemente bem no local aonde estava o dente minha gengiva fica inchada e sai pus. Hoje fiquei o dia inteiro com ela inchada novamente e dolorida. Quando fui escovar os dentes, criou um Buraquinho e saiu muito pus e sangue. Cheguei a tomar medicamentos um tempo atrás, e fazer bochechos com Periogard, melhorou mas agora voltou de novo. Estou preocupada!

    • Stefanie
      Responder

      Obs.: medicamentos receitados por dentista.

    • bioXtra
      Responder

      Stefanie, você precisa ir ao dentista urgente!

  • Gabriela de Lima Fonseca
    Responder

    Olá!a dias estou sentindo muita dor de dente e esse dente é o dente que comecei a fazer canal e não terminei hoje do lado do dente a gengiva enchou e está saindo pus não aguento mais essa dor horrível será que esse dente poderia ser retirado…….

    • bioXtra
      Responder

      Gabriela você tem que ir ao dentista para que ele te examine e diga o melhor a fazer!

  • Bruna
    Responder

    Extrai um dente hj e minha bochega está toda dura com pus oq posso fazer para eliminar esse pus ??? Obrigado

    • bioXtra
      Responder

      Bruna, procure seu dentista.
      Ele provavelmente irá receitar um anti inflamatório e verá se é necessário fazer uma drenagem.

  • Juliana de Oliveira Lima
    Responder

    Olá me chamo Juliana estou com o rosto inchado sentir muita dor de dente hotem mais so tava doendo tomeu cetrofenico e amoxilina ja não suportando a dor mandaro eu banha com folhas de guandu fiz gracas a deus onseguir durmi mais hoje amanheceu completamente inchado mais o que dói e a região do inchado o que devo fazer para desenchar me ajuda

    • bioXtra
      Responder

      Juliana você precisa ir ao dentista urgente para ser examinada!

  • JU
    Responder

    Boa tarde!

    Estou com um abcesso no dente e não doí, apenas quando passo o dedo por cima e sino que está inchado e sinto também que tem secreção dentro da gengiva.
    Não doí o dente e não tem mal cheiro e também não sai nada dele. Porque isso acontece e o que devo fazer? devo tomar uma analgésico ? Arflex seve para isso, uma vez que já estou tomando para outros fins?

    • bioXtra
      Responder

      Oi, JU. Tudo bem? Não faça nenhum procedimento por conta própria. Não podemos lhe indicar um uso de um determinado medicamento. É recomendado que você faça uma avaliação médica para que seja indicado um tratamento adequado.

  • Carlos
    Responder

    Olá, sou Carlos, fiz um tratamento de canal, o dente já estava inflamado ao redor, abri o canal e a dentista me medicou com amoxilina, mas o inchaço continua e virou um abcesso, ela tentou drenar mas ele não drenou porque eu estava fazendo compressas com gelo e as bactérias ficaram fechadas ali.
    Estou com medo, isso vai desinchar? Agora ela me deu clavulin, disse para fazer bochechos com água quente.

    • bioXtra
      Responder

      Oi, Carlos. Mantenha o acompanhamento com sua dentista. Verifique se o tratamento irá apresentar melhoras, caso não, informe a ela sobre o ocorrido para que uma nova recomendação seja feita.

  • Isabel
    Responder

    Oi faz 3 meses apareceu uma bolinha em cima do meu dente fui ao dentista ele fez raio x e disse que era canal mal feito fui refazer o canal e bolinha aumentou ela deu amoxilima e continuou o tratamento mas so aumenta ela furou e não saiu nada aí cortou pra olhar dentro e disse Que é um tipo de calo e .continua a bolinha crecendo não sei o que fazer queria sua opinião.obrigada

    • bioXtra
      Responder

      Oi, Isabel. Em último caso a opção de arrancar o dente é recomendada. Continue com o acompanhamento com seu dentista e siga o tratamento recomendado. Torcemos por sua melhora.

  • Thanielly
    Responder

    Meu dente lateja de vez em quando pq esta furado ,porem percebi q cresceu uma bolinha ,ficou tipo uma carne crescida dentro do dente furado e as vezes parece q estoura e sai muito sangue muito mesmo o q sera? Sera que vou poder arrancar? /to com medo.

    • bioXtra
      Responder

      Oi, Thanielly. Busque uma avaliação feita por um dentista para que possa recomendar o melhor tratamento para o seu caso.

  • fabiana
    Responder

    fui no dentista fiz raio-x pq tava com um pouko de dor passou antibiotico pq tava com uma bolinha com um poco depuz mais hoje o antibiotico acabou e a bolinhas de puz apareceu deix de ontem dinovo oq posso fazer pq ta marcado pra mim ir arrancar mais tomei oremedio sertinho e voltou o puz uma bolinho bem pequena furei com a agulha saiu um pouquinho de puz e depois sangue sera q a infecçao nao melhorou ou ´posso arrancar assim mesmo

    • bioXtra
      Responder

      Oi, Fabiana. A medicação acabou antes do tempo de tratamento? Não faça nenhum procedimento por conta própria. Para uma avaliação mais precisa do seu caso é necessário uma consulta ao dentista.

  • Dorinha
    Responder

    Fiz um tratamento dentário,faz 25 dias.
    Foram feitos 7 canais.
    Agora surgiu um incomodo,entre os dentes 23 e 24.
    No final da raiz de um deles,surgiu um caroço
    ,tipo se estufasse um osso para fora,na gengiva.
    Vou ao endodontista ,mas,vaga ainda demora.
    Incomoda ,pouca dor.
    O que pode ser?

    • bioXtra
      Responder

      Oi, Dorinha. Estes sintomas podem ter relação ou não com o tratamento feito. Se os sintomas forem constantes procure uma avaliação feita pelo dentista.

  • Fabio
    Responder

    Oi, obrigado pela explicação, em junho fiz uma abturacao no último dente do lado esquerdo, quase 4 meses depois esse mesmo dente apresentou essas dores agudas e pulsante, tomei amoxicillina, por 5 dias, uma por dia, usei um produto a base de bezentol ou algo assim não sei como se escreve, pra amenizar a dor, a dor logo passou após esses 5 dias, e agora quais são os riscos? Já passou 1 mês e não tive mais dores.

    • bioXtra
      Responder

      Olá, Fabio. Pelo que foi informado, o tratamento seguido teve eficácia, visto que, ao usar o medicamento o senhor não sentiu mais os sintomas. Caso tenha maiores dúvidas quanto ao tratamento recomendado, busque esta informação com o seu dentista.

  • Jeane Carla Marques da Silva
    Responder

    Olá, sou Jeane,eu estava com muita dor de dente, e a dois dias, acordei com o rosto na bochecha toda inchada e doendo insuportavelmente, fui ao dentista e extrai o dente mesmo inflamado,a dentista tentou fazer a drenagem mas disse que saiu pouco pus, ela já tinha me receitado um antibiótico ,estou tomando direitinho, mas continuo com o inchaço no rosto até mais de antes de fazer a extração, e muita dor,o que eu faço??

    • bioXtra
      Responder

      Oi, Jeane. Por quanto tempo foi recomendado este tipo de tratamento? Se os sintomas persistirem, busque novamente uma avaliação feita pela dentista.

  • Ryan vinicius
    Responder

    Olá, minha genviva ta doendo mt, e atras dela ta aparacendo uma bolinha(nao vi pus,porem a bola esta mt pequena)mas a dor é intensa,seria o inicio de um abcesso?

    • bioXtra
      Responder

      Olá, Ryan. Este sintoma é frequente? Faça uma consulta ao médico ou dentista para que possa ser recomendado o melhor tipo de tratamento para a sua situação.

  • daniele
    Responder

    oi eu extrai meu siso tem sete dias e ainda sinto dor e está saindo pus mas estou tomando antibiótico isso é normal?

    • bioXtra
      Responder

      Oi, Daniele. Por quanto tempo foi indicado este tipo tratamento? Se os sintomas persistirem, busque uma avaliação feita por um dentista para que seja recomendado o melhor procedimento para a sua situação.

  • San
    Responder

    Estava sentindo muita dor de dente, a dentista abriu o dente e falou que era pra fazer canal, ouvi algo como “necrose”, estou com curativo e vou para o dentista dia 28/12. Corro o risco de perder o dente? Ainda estou sentindo dores, não como antes, mas dói! O dente que dói não é mais o que está com o curativo, mas sim o que está próximo a ele.

    • bioXtra
      Responder

      Oi, San. O tratamento será realizado de acordo com o diagnóstico feito pelo dentista. Ele irá recomendar o procedimento adequado de acordo com a sua situação.

  • Amanda
    Responder

    Oie estou com um abscesso na gengiva devido um dente furado sinto ele meio que inchado na hora que mordo, tenho q fazer o canal dele acredito para ficar td bem mas o problema é que eu sinto ele um pouquinho mole … Tenho medo de ter q extrair pois ele fica atrás e tem umas das funções essenciais e agr ?

    • bioXtra
      Responder

      Olá, Amanda. Não se sinta preocupada. Um dentista ao avaliar irá realizar o procedimento correto para o seu caso.

  • Paulo kaleb
    Responder

    Oi me chamo kaleb, fiz uma cirurgia de implante dentário a três meses só q a parte inferior do molar onde foi feito o procedimento não quer cicatrizar pois está com a pontinha do ferrinho pra fora, e agora uma bolinha apareceu na minha bochecha exatamente onde a cirurgia foi feita,e começou uns incômodos até dor de cabeça estou sentindo ,oq pode ser isso?

    • bioXtra
      Responder

      Oi, Paulo Kaleb. Não necessariamente este sintoma está relacionado ao procedimento odontológico realizado. Se o sintoma persistir, busque uma avaliação feita pelo dentista.

  • Tiago
    Responder

    Tô com um dente para fase canal ..no intanto por baixo dos lábios na gengiva tem várias bolas de pus dor muito entença …único medicamento q tiro a dor foi Codain … lateja muito tem algo q posso fase pra esse pus sair ou secar sei la ?

    • bioXtra
      Responder

      Oi, Tiago. É necessário uma avaliação médica antes de qualquer medicamento a ser tomado.

  • Paula
    Responder

    Oiii estou preocupada tenho una bolinha de pus na gengiva as vezes aumenta as vezes diminui o dentista quer abrir O dente antes de drenar o pus nao e perigoso ??????? Estou no japao e tenho medo dos dentistas daqui qual sería a melhor opcao e estou dando de mamar

    • bioXtra
      Responder

      Oi, Paula. O dentista recomendou este tratamento com base feita por uma avaliação no seu caso. O fato de você estar grávida deve ser analisado para quais procedimentos podem ser realizados. Caso esteja insegura com a informação dada pelo primeiro dentista, busque a opinião de um segundo.

  • Camila
    Responder

    Boa tarde, tenho sentido dores horriveis no dente, porém percebi que ha um bolha na minha gengiva e qd toquei a , a dor aumentou… tenho tomado paracetamol. o que pode ser?

    • bioXtra
      Responder

      Olá, Camila. A bolha na gengiva pode ter sido originalizada por diversos fatores. O medicamento ingerido deve ser antes indicado por um médico ou dentista, pois pode, além de não fazer efeito, trazer para o seu corpo algum efeito adverso.

  • Michele Oliveira
    Responder

    Oi estava com absseco dentário por conta de uma casquinha de milho que só tirei no outro dia. Fui ao dentista ele anesteziou e fez a corretagem também fez raio x e disse que estava tudo bem com o dente. O problema é que isso já tem um mês. Ainda sinto dor no rosto sinto repuchar e sensibilidade no dente quando como . As vezes parece que está indo pro ouvido . E também mal gosto na boca . Olhando o dente no espelho parece estar normal . Mais porque ainda estou com esses sintomas . Oque devo fazer ?

    • bioXtra
      Responder

      Olá, Michele. O Abcesso ou abscesso dentário é um acúmulo de pus causado por uma infecção no dente ou gengiva. O seu problema pode estar relacionado ou não com o seu dente e sim com a gengiva. Somente com uma análise feita pelo dentista para uma melhor avaliação.

  • Irinaldo
    Responder

    Meu dente após abenturacao cair começou a doer tomei remédio passou, porém eu sempre pedalo de bicicleta e o dente incomoda após doer ele inchou bastante do dentiquero até o último dente da arcada dentaria debaixo oque pode ser pus sera

    • bioXtra
      Responder

      Oi, Irinaldo. A dor pode ter relação, ou não, como o procedimento realizado. Se o sintoma persistir entre em contato novamente com um dentista.

  • joao paulo
    Responder

    boa noite meu nome é joão gostaria de saber pos ta saindo um pedaço de dente abaixo da raiz do meu dente queiro a possibilidade desse dente não sair, ou preciso arrancar logo ele.

    • bioXtra
      Responder

      Oi, João. Pode não haver a necessidade de uma extração. Vai depender da situação em que encontra o seu dente. Há a necessidade de uma avaliação feita por um dentista.

  • Andrea
    Responder

    Olá estava grávida no 5 mês da minha gestação comecei a ter dor de dente , como eu perdi fui começa a fazer o tratamento com a dentista do posto de saúde pois estou sem condições de pagar,porém quando falei com a dentista ela mexeu pra vê já estava doendo ela disse que não era o dente e sim a gengiva inflamada, ela me passou amocixilina e ibuprofeno porém não deu resultado estou com muita dor ela está de folga e tive que ir na farmácia o farmacêutico me passou uma fórmula o nome do remédio é azitromed essa fórmula serve pra mim pois até alho eu coloquei no dente

  • Wellington
    Responder

    Olá, tenho uma bolha de pus na gengiva embaixo de um dente que já tem canal tratado há mais de 10 anos. O dente não dói, a bolha não dói, não tenho qualquer incômodo sequer para a escovação rotineira. Nenhum sintoma exceto a bolha de 2mm de diâmetro que fica na superfície e não interna. A minha higiene rotineira é rigorosa, nunca esqueço de escovar após as refeições e atuo com o fio dental sempre antes de dormir. Quando necessário reforço com enxague bucal. O meu dentista receitou apenas antibiótico e já posso notar certa regressão. Mas estou preocupado caso a bolha volte após o antibiótico. Qual seria o tratamento adequado no caso de reincidência?

    • bioXtra
      Responder

      Oi, Wellington. Um fator positivo é do tratamento realizado, segundo o senhor já está tendo melhoras. O antibiótico está agindo para que o problema seja resolvido mesmo após o período de tratamento. Se mesmo após o uso o sintoma permanecer busque uma nova avaliação feita pelo seu dentista.

  • Brenda Coimbra
    Responder

    Olá! Eu tenho um dente q frequentemente a gengiva ao lado incha, faz uma bolha de pus e estoura por si só. Sempre no mesmo local, e doi bastante antes de estourar. O dente ao lado da onde forma esse pus, quebrou 2 pedaços dele e a obturação soltou. Oque seria? Qual sera o tratamento?

    • bioXtra
      Responder

      Olá, Brenda. Este sintoma pode estar relacionado, ou não, a um caso de Abcesso Dentário. O primeiro passo para diagnosticar e tratar um abscesso dentário é marcar uma consulta com um dentista. Algumas ações para aliviar a dor e evitar a proliferação de bactérias são: Fazer bochecho com água morna e sal após cada refeição; Tomar analgésicos como paracetamol, sempre respeitando a bula e com atenção às contraindicações.

  • Ana
    Responder

    Olá meu dente estava com cárie é fui descobrir através das dores pq visivelmente não tinha nada á dentista fez um restauração faz 1 mês e agora apareceu uma bolha com pus na gengiva só um pouco dolorido mais estou preocupada oque pode ser?

    • bioXtra
      Responder

      Olá, Ana. Algumas das principais causas do Abcesso Dentário são: Alimentos ou matéria estranha que ficam retidos na gengiva; Cárie dentária; Doença periodontal (que atinge os tecidos de suporte e sustentação dos dentes); Quebra ou ruptura do dente, abrindo a passagem para bactérias.

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar