Boca e garganta seca, causas e solução. Veja! | bioXtra

Boca e garganta seca, causas e solução. Veja!

 em Boca seca, Causas

As causas de uma boca e garganta seca podem ser muitas, a garganta pode ficar assim devido ao ressecamento das mucosas e as causas mais comuns são dormir respirando pela boca, estar em um ambiente seco ou não se hidratar adequadamente. Mas há outras causas.

Problemas digestivos

Acidez digestiva e dificuldade de deglutição também podem estar associadas ao sintoma de garganta seca.

Infecções

Infecções, tumores, abcessos ou amigdalite crônica pode causar boca e garganta seca.

Doenças dos Sistema Respiratório

Boca e garganta seca também podem ser sintomas de doenças do Sistema Respiratório, havendo a presença de tosse, falta de ar, voz rouca, pontos de pus e dor de garganta.

Doenças autoimunes

Doenças mais raras como a síndrome de Sjögren, uma doença autoimune que extingue a produção de saliva também deixará a boca e garganta seca. Porém, uma das mais preocupantes causas é, sem dúvida,  o câncer da glândula salivar, geralmente relacionado ao tabagismo, dietas e histórico familiar.

Medicamentos

A boca e garganta seca podem ocorrer como resultado do uso de medicamentos como anti-histamínicos, anticonvulsivantes, antidepressivos, drogas cardiovasculares, antipsicóticos, sedativos, descongestionantes, entre outros; principalmente se usados sistematicamente, por longos períodos.

Tratamentos

As pessoas que se submetem à radioterapia e quimioterapia provavelmente vão sentir a boca seca. A terapia de radiação, quando aplicada na região da cabeça e pescoço produzirá ainda mais o sintoma de boca seca, em comparação com cirurgia ou quimioterapia. Após a terapia de radiação, as glândulas salivares irradiadas produzem pouca ou nenhuma saliva e a boca seca pode aparecer, tornando-se um grande incômodo para os pacientes com câncer de boca e faringe.

Carência de vitaminas

A boca seca pode também decorrer por deficiências nutricionais, como a falta de vitamina A e a vitamina B2.

Entretanto, algumas medidas podem e devem ser adotadas para maior conforto de quem é acometido pela boca e garganta seca. Saliva artificial é uma excelente opção para ajudar a umedecer a boca e protegê-la contra micro organismos. Enxaguatórios também são indicados para controlar a placa bacteriana e auxiliar no tratamento de infecções bucais.

Lembre-se: o seu médico ou dentista deverá ser consultado sempre que estiver sofrendo desse problema e fique atento aos medicamentos que você toma e também ao que você come ou bebe.

Postagens Recentes
Mostrando 8 comentários
  • caseumtratamento.info
    Responder

    Olá! Alguém em meu Facebook compartilhou este blog conosco por isso vim conferir.
    Eu estou definitivamente desfrutando as informações.
    Eu marquei o artigo e vou mostrar isto para os meus seguidores!
    Maravilhoso site e brilhante estilo.

    • bioXtra
      Responder

      Ficamos muito felizes ao saber que nossos conteúdos ajudam nossos visitantes. Nosso intuito com nossos artigos é de sempre mantê-los informados sobre temas relacionados a saúde e bem estar proporcionando assim uma melhor qualidade de vida. Agradecemos o elogio. 🙂

  • Erika Silvana
    Responder

    Oi, quase todas as noites acordo com a garganta extremamente seca. Já durmo com um copo de água ao lado, pq acordo desesperada pr beber água. Por exemplo agora que já vou dormir minha garganta está meia quente e já estou com secura. E isso é praticamente tds as noites. E aí? Podem me ajudar?
    Um bjs.
    JESUS ESTÁ voltando

    • bioXtra
      Responder

      Olá, Erika. O uso de Saliva Artificial irá lhe ajudar muito. Sua composição ajuda a lubrificar e hidratar a boca por longos períodos. Experimente no formato em Gel. Aplique o produto à noite, antes de dormir. Você vai sentir uma grande melhora. Para saber mais, acesse: http://bioxtra.com.br/produtos/saliva-artificial/

  • Italo
    Responder

    Minha garganta fica seca fico com tosse e com dificuldade para respirar por causa disso acontecer a noite não consigo dormir….pode ser o ambiente que está abafado? pq as vezes quando ligo o ventilador consigo dormir

    • bioXtra
      Responder

      Oi, Italo. Pode estar relacionado, ou não. Há outros fatores como doenças do Sistema Respiratório, problemas digestivos, alergia, estar em um ambiente seco dentre outros. Se o sintoma for constante, busque uma avaliação feita por um médico.

  • risemeire
    Responder

    Minha mãe tem 80 anos toma diversos medicamentos um deles é di coração tem intestino preguiçoso e de vez enquanto sente boca e garganta seca soa muito e tem mau estar pode ser decorrente de que.moro em campinas sou filha dela

    • bioXtra
      Responder

      Oi, Rosimeire. Esses sintomas podem ser reações adversas dos remédios que ela ingere, procure na bula e informe ao médico que acompanha o caso sobre o mal estar. Porém, apenas um médico poderá através de exames dar o diagnóstico correto. Quanto aos sintomas de boca seca, a saliva artificial bioXtra pode ajudar, saiba mais em: http://bioxtra.com.br/produtos/

Deixe um Comentário