Boca e garganta seca, causas e solução. Veja! | bioXtra

Boca e garganta seca, causas e solução. Veja!

 em Boca seca, Causas

Você sente a boca e a garganta secas com frequência e não entende o porquê? Para descobrir as possíveis causas e como solucionar o desconforto neste este artigo!

A xerostomia é a forma clínica que a boca seca é conhecida. Essa sensação é comum em casos isolados, porém, se torna preocupante quando sua frequência se torna incômoda.

Suas causas podem ser diversas mas na grande maioria dos casos é uma reação do corpo a baixa qualidade ou pouca quantidade da saliva produzida. Essa baixa pode ser causada por uma disfunção interna ou externa, como medicamentos, doenças, tratamentos específicos, alterações climáticas, entre outros.

É muito importante reconhecer o papel que a saliva tem nas reações químicas do corpo humano, sua influência vai desde umedecer a comida até facilitar a fala, manter a saúde dos dentes e gengivas, neutralizar a acidez da boca e ajudar na cicatrização de feridas no microambiente bucal.

Causas comuns de boca e garganta seca:

Dormir de boca aberta

Pessoas que roncam durante o sono ou sofrem com congestionamentos nasais tendem a respirar pela boca durante muitas horas seguidas, causando o ressecamento das vias aéreas e por consequência o desconforto durante o dia.

Clima seco

Algumas cidades, países e regiões têm estações de secas muito severas e longas, por isso tanto os moradores quanto visitantes devem tomar maior cuidado com a saúde, hidratando com maior afinco a pele e as mucosas.

Desidratação

É recomendado que um adulto saudável beba no mínimo 2 litros de água por dia. A desidratação pode causar alterações na urina, suor e mal estar físico, como dores de cabeça frequentes.

Estresse

Problemas do dia a dia podem causar um quadro de estresse preocupante em algumas pessoas. O estresse pode se manifestar de diversas formas, com as alterações constantes de humor, alterações no sono e na qualidade da saliva produzida pelo corpo.

Problemas digestivos

Acidez digestiva e dificuldade de deglutição também podem estar associadas ao sintoma de garganta seca. Quem tem problemas de boca seca pode ter por consequência problemas digestivos pois a saliva umedece os alimentos até a digestão.

Infecções

Problemas de saúde no corpo ou somente na boca como infecções, tumores, abcessos ou amigdalite crônica pode causar boca e garganta seca ao longo do tempo.

Doenças dos sistema respiratório

Boca e garganta seca também podem ser sintomas de doenças do sistema respiratório, havendo a presença de tosse, falta de ar, voz rouca, pontos de pus e dor de garganta. É importante procurar por um otorrinolaringologista para obter o diagnóstico correto e dar início aos tratamentos.

 

 

Doenças autoimunes

Doenças raras como a síndrome de Sjögren, uma doença autoimune que extingue a produção de alguns fluidos corporais como a saliva também deixa a boca e garganta seca, necessitando de um repositor salivar.

Câncer

O câncer da glândula salivar geralmente está relacionado ao tabagismo, dietas e histórico familiar. Pacientes oncológicos da região de cabeça e pescoço tendem também a sofrer com os sintomas da xerostomia, principalmente se tiverem realizado tratamentos de quimioterapia e radioterapia. Após a terapia de radiação, as glândulas salivares irradiadas produzem pouca ou nenhuma saliva e a boca seca pode aparecer, tornando-se um grande incômodo para os pacientes com câncer de boca e faringe.

Dietas restritivas

Algumas dietas que estão em alta nos dias de hoje podem influenciar diretamente na saúde bucal, as alterações drásticas na forma de se alimentar podem gerar boca seca e mau hálito, além da fadiga e tontura.

Medicamentos

A boca e garganta seca podem ocorrer como resultado do uso de medicamentos como anti-histamínicos, anticonvulsivantes, antidepressivos, drogas cardiovasculares, antipsicóticos, sedativos, descongestionantes, entre outros; principalmente se usados sistematicamente, por longos períodos.

A boca seca pode também decorrer por deficiências nutricionais no corpo, como a falta de vitamina A e a vitamina B2.

Algumas medidas podem e devem ser adotadas para maior conforto de quem é acometido pela boca e garganta seca.

A Saliva Artificial bioXtra é indicada para ajudar a umedecer a boca e protegê-la contra microorganismos. Seu formato de gel em bisnaga facilita o uso, transformando-o em uma ação prática que pode ser feita quantas vezes o paciente necessitar durante o dia.

Enxaguatórios bucais são indicados para controlar a placa bacteriana e auxiliar no tratamento de infecções bucais. Deve ser utilizado logo após as escovações com o Creme Dental bioXtra de baixa abrasividade que contém formulação suave de aroma e sabor que ajuda a prevenir a formação de cárie dentária, aliviando os desconfortos da boca seca.

Já o Spray Oral bioXtra hidrata rapidamente de forma efetiva e é perfeito para levar consigo como um companheiro durante o dia. Promove um hálito fresco e gengivais saudáveis com seu uso regular.

Lembre-se: Com os produtos bioXtra os desconfortos da boca seca são aliviados imediatamente! Utilize toda a linha para perceber uma melhora efetiva na batalha contra este mal.

Você tem a sensação de boca seca por algum dos motivos acima e já conhecia a solução? Deixe seu relato abaixo e compartilhe este post com seus amigos!

As melhores farmácias do Brasil e do mundo vendem os produtos bioXtra, para encontrar uma perto de você rapidamente consulte com seu CEP ou endereço no link: https://bioxtra.com.br/onde-comprar/

Banner venda todos os produtos big

Postagens Recentes
Mostrando 15 comentários
  • caseumtratamento.info
    Responder

    Olá! Alguém em meu Facebook compartilhou este blog conosco por isso vim conferir.
    Eu estou definitivamente desfrutando as informações.
    Eu marquei o artigo e vou mostrar isto para os meus seguidores!
    Maravilhoso site e brilhante estilo.

    • bioXtra
      Responder

      Ficamos muito felizes ao saber que nossos conteúdos ajudam nossos visitantes. Nosso intuito com nossos artigos é de sempre mantê-los informados sobre temas relacionados a saúde e bem estar proporcionando assim uma melhor qualidade de vida. Agradecemos o elogio. 🙂

  • Erika Silvana
    Responder

    Oi, quase todas as noites acordo com a garganta extremamente seca. Já durmo com um copo de água ao lado, pq acordo desesperada pr beber água. Por exemplo agora que já vou dormir minha garganta está meia quente e já estou com secura. E isso é praticamente tds as noites. E aí? Podem me ajudar?
    Um bjs.
    JESUS ESTÁ voltando

    • bioXtra
      Responder

      Olá, Erika. O uso de Saliva Artificial irá lhe ajudar muito. Sua composição ajuda a lubrificar e hidratar a boca por longos períodos. Experimente no formato em Gel. Aplique o produto à noite, antes de dormir. Você vai sentir uma grande melhora. Para saber mais, acesse: http://bioxtra.com.br/produtos/saliva-artificial/

  • Italo
    Responder

    Minha garganta fica seca fico com tosse e com dificuldade para respirar por causa disso acontecer a noite não consigo dormir….pode ser o ambiente que está abafado? pq as vezes quando ligo o ventilador consigo dormir

    • bioXtra
      Responder

      Oi, Italo. Pode estar relacionado, ou não. Há outros fatores como doenças do Sistema Respiratório, problemas digestivos, alergia, estar em um ambiente seco dentre outros. Se o sintoma for constante, busque uma avaliação feita por um médico.

  • risemeire
    Responder

    Minha mãe tem 80 anos toma diversos medicamentos um deles é di coração tem intestino preguiçoso e de vez enquanto sente boca e garganta seca soa muito e tem mau estar pode ser decorrente de que.moro em campinas sou filha dela

    • bioXtra
      Responder

      Oi, Rosimeire. Esses sintomas podem ser reações adversas dos remédios que ela ingere, procure na bula e informe ao médico que acompanha o caso sobre o mal estar. Porém, apenas um médico poderá através de exames dar o diagnóstico correto. Quanto aos sintomas de boca seca, a saliva artificial bioXtra pode ajudar, saiba mais em: http://bioxtra.com.br/produtos/

  • Lidia
    Responder

    Estou com a boca seca e não tenho saliva pra engoli sempre q acontece bebo um copo de água mas depois volta

    • bioXtra
      Responder

      Oi, Lidia. A falta de saliva pode causar dificuldades na fala e deglutição, além de prejudicar a saúde dos dentes. Conheça os produtos bioXtra para bocas secas: http://bioxtra.com.br/lista-de-produtos/

  • vanessa moreira silva
    Responder

    Bom dia, estou com a minha garganta irritada,sem muita dor,mais estou bem preocupada porque as vezes sinto subindo na garganta sangue,falei com a medica e ela me disse que é normal,por causa da tosse seca.me ajuda por favor

    • bioXtra
      Responder

      Oi, Vanessa. O sangramento pode ser causado pelo esforço para tossir, é recomendado que procure por uma segunda opinião médica para se tranquilizar. Torcemos por sua melhora!

  • vanessa moreira silva
    Responder

    Saliva com sangue A medica disse que é normal por causa da tosse seca,mais estou muito preocupada.Sera que é normal mesmo,por favor me ajuda.

  • Sabrina
    Responder

    estou de garganta seca , nariz entupido e tosse seca tá muito difícil pra respirar é eu bebor água parece que não resolve nada só diminuir a tosse por que continuo sentindo a garganta seca
    .. o que você acha disso ?

    • bioXtra
      Responder

      Oi, Sabrina. A garganta seca pode ser resultado de diferentes problemas como: diabetes, alterações hormonais, ansiedade, uso de medicamentos, síndromes autoimunes, disfunções da tireóide e diversos outros. É recomendado que procure por um médico e dê início ao tratamento com um repositor salivar para aliviar o incômodo e proteger a boca.

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar