Boca seca e outros sintomas de ansiedade | bioXtra

Boca seca e outros sintomas de ansiedade

 em Ansiedade, Boca seca

Os sintomas de ansiedade são emoções difíceis de lidar. São sensações de receio, de apreensão para a integridade de quem sofre com o problema, sendo que os fenômenos somáticos estão sempre presentes.

Independentemente dos acontecimentos serem positivos ou não, qualquer alteração no âmbito familiar ou profissional pode colaborar para o surgimento da ansiedade, principalmente quando há enfrentamentos ou situações adversas em nossa rotina.

Em uma crise de ansiedade, há uma percepção, real ou não de que estamos em perigo, de que algo nos ameaça, portanto, nos colocamos vulneráveis diante de pessoas, ambiente ou fatos. Estes perigos normalmente se enquadram em: físico, quando podemos nos machucar fisicamente; mental, quando há síndromes envolvidas, como a síndrome do pânico; e social quando temos a sensação de que fomos criticados, por exemplo.

Quando os sintomas de ansiedade aparecem há intrínseco um grande sofrimento físico e emocional, prejudicando todas as áreas de nossa vida. Relacionamentos, trabalho, nosso cotidiano em geral.

Sintomas de ansiedade

Os sintomas são muitos e variam de pessoa para pessoa. Entre eles estão: batimento cardíaco acelerado; cansaço intenso; dificuldade para engolir; inquietação; náusea; diarreia; urinação frequente; respiração superficial; calor ou calafrio; tensão muscular, dor muscular; tontura, vertigem; transpiração não devido ao calor; mãos suadas; tremor, espasmo muscular; e boca seca.

Em relação à boca seca ou xerostomia pode-se dizer que se caracteriza pela ausência de saliva o suficiente para manter a boca úmida. Em algumas situações é normal termos a boca seca, principalmente se estamos estressados ou amargurados.  Entretanto, se isso acontece na maior parte do tempo, além de ser desconfortável, causa diversos problemas de saúde.

É bom lembrar que a saliva faz mais do que manter a boca úmida, somente. Ela ajuda a digerir o alimento, na mastigação e deglutição; protege os dentes das cáries e previne infecções.

As causas da boca seca pelo não funcionamento adequado das glândulas salivares podem acontecer por efeitos colaterais de alguns medicamentos, como anti-histamínicos, descongestionantes ou analgésicos, por exemplo; ou, devido a algumas doenças que acometem as glândulas salivares, como diabetes, mal de Parkinsons ou HIV; radioterapia, por também danificar as glândulas; menopausa; fumo e claro, a ansiedade.

Quando esta desagradável sensação acontece, alguns sintomas de boca seca incluem: sensação de queimação na língua; sensação de secura na garganta; lábios rachados; paladar reduzido;  gosto metálico na boca; sensação de secura na boca, feridas na boca; mau hálito frequente e até mesmo dificuldade de mastigar ou falar.

A melhor maneira de curar a boca seca é tratando sua causa. Mas, se a causa de sua boca estar seca não puder ser eliminada há diversas maneiras para contornar o problema, como hidratantes bucais, “substitutos de saliva” ou enxaguatórios com soluções bucais especialmente formulados para diminuir a secura e aliviar este que é um dos sintomas de ansiedade.

Postagens Recentes
Mostrando 36 comentários
  • julieta Rodrigues
    Responder

    mim chamo julieta e tenho ansiedade desde menina. tenho crises fortíssima que vou parar na emergência, e la já sabe! diazepan . hoje tenho 60 ANOS e na menopalsa que fiquei ate enternada sofro demais com esta doença que ñ dá nada nos exames . tenho sofrido muito só Deus que me traz de pé

    • bioXtra
      Responder

      O seu caso precisa de uma análise médica contínua. Faça o tratamento acompanhado de um médico e veja com ele se pode ser feito o desmame do medicamento, para que a senhora deixe de tomar o remédio aos poucos. Procure manter o seu corpo e sua mente sempre em constante saúde. Não perca suas forças. Você vai conseguir vencer!

  • Tania bogarim
    Responder

    Eu faço tratamento de cindrome do panico e fobia.agora apareceu diabete tipo 2.e inpertensao.fço uso do clonazepan e outros remedio.mais nunca tinha dado .boca seca.agora é frekente todoas as noite.acorda com a boca muito seca.

  • Giuaele Ventura Saldanha
    Responder

    Tenho um problema pulmonar,aDPOC,,tenho feito minhas bombinhas,fico bem,mas a minha ansiedada é muito angustiante.fico muito nervosa,ainda na hora do banho. E até com várias situações.

  • Conceiçao
    Responder

    Eu tenho a boca muito seca nao tem nem saliva isso so acontece a noite tenho q levantar umas 4 vezes na noite pra tomar agua e faço xixi todas as vzs q eu levanto ja fiz todos os exames q o medico pediu mas nao deu nada ai fiz uma ultrassonografia do abdomem pra ver se tinha alguma coisa na visicula porq tenho uma dor no peito q quando da tenho q fazer massagem pra conseguir respirar ai a dor vai pras costas

  • Denise P. Fredo
    Responder

    Tenho a salivação muito amarga…por favor teria algum produto para me indicar??…..isso já vem acontecendo à uns dois meses….

    • bioXtra
      Responder

      Olá, Denise. Os produtos bioXtra tem como principal função aliviar e hidratar bocas secas e sensíveis. No seu caso, o recomendado é ir ao médico ou dentista para que seja analisado e feito o procedimento correto para sua situação.

  • fernando vieira gomes
    Responder

    Eu sinto a fala enrolada eo rosto do lado esquerdo formigando tenho pressao alta a neuroligista me pediu uma angio ressonancia e uma ultrassom das carotidas e um eco deu tudo normal ela falou qui e ansiedade me passou fluoxetina de 20 ainda nao melhorou estou tomando ja tem uns quinze dias sera qui e ansiedade mesmo

    • bioXtra
      Responder

      Pode ser que sim, talvez seja necessário mudar o remédio, ou a dosagem.

  • Silene farias
    Responder

    Olá! Meu filho tem sopro inocente, toma alguns remédios diários para asma como montelaer, busonid e crenil. Constantemente
    Tem muita sede, urina muito E fica com a boca branca de baixa oxigenação. De vez enquanto tem taquicardia como batimentos rápidos ou bem lentos. Recentemente vem sentidos agulhadas pelo corpo. Diz que não tem dor ela dá agulhada e passa. Mas causa a ele incômodos. Fez exame de creatina pra ver tumor não Deus nada, fez exame de rx, tomografia peitoral, ultra-som de abdômen não deu nenhum trauma que justificasse. Estamos investigando o pq dessa dor atípica.
    Eu já não sei o que fazer!!!! Porém ele tem algumas manias de deixar objetos numa determinada posição, não gosta de barulho ou tumulto. Até pq mora eu e ele e não tem agitação em casa. Ela vai nos lugares, se relaciona bem , mas não fica em lugar assim muito tempo. Mas ele é um menino inteligente até mais que o normal, tbem desinteressa das coisas com facilidade qdo já não chama a atenção dele. Ou é muito fácil.
    Essas pontadas e esses mal estar poderia ser uma síndrome de pânico pontencializada com as doenças que já faz tratamento?

    • bioXtra
      Responder

      Olá, Silene. O ‘sopro inocente’ (ou ‘fisiológico’) é um sopro que se ouve em quase metade das crianças normais e que não constitui qualquer doença ou limitação para as mesmas. A mania de deixar tudo arrumado pode ser apenas uma característica do seu filho. Se tratando de síndrome do pânico, essa é uma doença que deve ser tratada com um profissional para que o problema não se agrave. Continue junto ao seu filho. Vocês vão conseguir superar este momento. Acredite!

  • Luzinete batista
    Responder

    Tenho sensação de língua seca e a boca toda hora enche de saliva.
    Apesar de sentir como se o coração estivesse bombiando,palpitando e as vezes acelera.
    Por um pouco tempo fico tonta mais passa rápido.mas o mais em comida é a língua seca.

    • bioXtra
      Responder

      Luzinete já experimentou nossos produtos?
      Eles irão te ajudar com esse problema da secura!

  • Jennifer Dayane
    Responder

    Estou sentindo o paladar reduzido tenho transtorno do pânico o que posso fazer pra voltar ao normal fiquei assim depois que comecei tratamento com sertralina já tem uns 8 dias que tô sentindo as vezes melhora é ansiedade?

    • bioXtra
      Responder

      Jennifer você sentiu diminuição da saliva?

  • Jennifer Dayane
    Responder

    Não senti acho que tá normal.o que pode ser?

  • Anonimo
    Responder

    As veses sinto garganta seca,lingua ardente ,parece que reduziu meu paladar ,e parece que não sinto a boca ..Tem algum remédio pra isso ? Também tenho outros sintomas não sei se é psicologico mais o médico até mi passou remédio ele disse que eu to somatizando ,e que pode virar pânico

  • Fábio
    Responder

    Olá!
    Meu caso eu sinto um pouco de falta de ar, incomodo no peito esquerdo, sensação que o coração vai acelerar.
    A boca fica seca algumas vezes e parece que os nervos vão sair pelos ares. Sensação de que algo ruim vai acontecer comigo ou algum parente.
    Gostaria de uma análise

    • bioXtra
      Responder

      Olá, Fábio. Estes sintomas podem estar relacionados ou não a ansiedade. É necessário que se entenda o porquê de você estar sentindo este sintoma para assim dar início a um tratamento.

  • ARLETE
    Responder

    fiz um exame de broncoscopia com biopsia ja fazem uma semana desde entao estou tendo calafrios , cansaço,enjoo,tonturas e toda vez que lembro da anestesia na boca me da ancia e a boca seca .sera que alguma coisa afetou meu figado mesmo porque 5 dias antes tomei prelone a pedido do medico por favor sera que conseguiria me dar um parecer ou sera coisa mais grave sem contar a falta de apetite agradeço se puder me responder tenho 65 anos

    • bioXtra
      Responder

      Olá, Arlete. Todos os sintomas mencionados podem ter relação, ou não, um com os outros. Há a necessidade de um acompanhamento médico para que seja tratado cada causa dos sintomas apresentados. Não fique preocupada. Será recomendado o melhor procedimento para você. Torcemos muito por sua melhora! 🙂

  • Rosiane Almeida
    Responder

    Bom dia pessoal! sou Rose e sofro muito com vários sintomas,mas eles aparecem e somem de um dia para o outro, estou em um dia que sinto fores na garganta pulmões, e no outro desaparecem, falta de ar entre outros, q horror conviver com isso:-(
    Quero so ter a certeza de que é psicológico, pq a médica disse que foi só uma broncopneumonia, mas depois de cinco meses e ainda to na mesma?

    • bioXtra
      Responder

      Olá, Rosiane. Os sintomas mencionados podem ter relação ou não com a ansiedade. Dores no peito, falta de ar, tremulações dentre outros fatores são típicos da ansiedade, porém somente um médico poderá dar o diagnóstico correto.

  • Kelly
    Responder

    Meus lábios da boca fica seca e queimando e opassos e fica com mancha escura parece q tá cheio de veio porém sofro de refluxo laringofaringeo será q é por causa disso

    • bioXtra
      Responder

      Oi, Kelly. A secura que você sente costuma ser na parte exterior, nos lábios, ou na parte interior, por falta de saliva?

  • Leandro Oliveira
    Responder

    Olá tenho 25 anos a 1 ano atrás eu comecei a sentir meu coração acelerar, às vezes dor no peito , falta de ar, dor no abdome aí tomei um remédio parou. Esse ano no mês de janeiro voltei a sentir tudo de novo e mais forte batimentos do coração só fica acelerado todo dia agora a boca fica seca todos os dias tenho dor no peito às vezes dor de cabeça e esses sintomas e todo dia quase toda hora, fiz exame de tireoide, fui no cardiologista deu normal eles falaram que é transtorno de anciedade generalizada aí comecei a ir no psicólogo mais ainda não passou todos os dias e horas eu sinto isso

    • bioXtra
      Responder

      Oi, Leandro. O tratamento para ansiedade generalizada é um caminho longo e deve se manter a calma. Passar e conviver com os sintomas é difícil porém converse com o seu psicólogo sobre todos os sintomas para te indicar um tratamento diferente que te faça sentir melhor.

  • Luciano
    Responder

    Olá tenho 27 anos tem ataque de pânico direto acho que tenho doença grave e vou pesquisar e sempre vem doença grave aí fico desesperado com medo de ter a doença choro direto não sinto mais apetite tô sem comer a dias fiz exames da sangue não deu nada mais continuo com medo

    • bioXtra
      Responder

      Oi, Luciano. É recomendado que procure por um psicólogo e um psiquiatra para avaliar o caso, tais sintomas de medo, falta de apetite junto com os ataques de pânico podem caracterizar um quadro de transtorno de ansiedade. Somente os especialistas podem te ajudar a se curar desta disfunção, torcemos por sua melhora!

  • Iranilda Maria de Sousa
    Responder

    Meu marido sofreu há 18 anos atrás de um esgotamento físico e mental, ele tomava o Olcadil 1mg , depois de 03 meses ele ficou bom , Depois de tanto tempo ele voltou a ter reações parecidas , sempre acontece ao acordar a noite, durante o dia não sente. Ele sente tremores as mãos ficam sem forças e diz está doendo o estômago ou tudo parado. Eu imagino q é ansiedade com sintomas de gastrite nervosa ou algo do tipo . Será crise de nervos é ansiedade? Alguém me ajude

    • bioXtra
      Responder

      Oi, Iranilda. Os sintomas relatados podem ser perigosos se não acompanhados de perto por especialistas, por serem relacionados a doenças graves. É recomendado o acompanhamento primeiramente com psicólogos e psiquiatras, torcemos pela melhora!

  • Livia
    Responder

    Em 2013 comecei a estudar em uma escola integral,tinha ataques de ansiedade só de pensar que ia ficar o dia todo ali “presa” ficava com falta de ar,gelada,mãos suando,boca seca,caia em lágrimas pensava que podia morrer a qualquer momento. Mas assim q saia dali ,pegava o ônibus ainda nervosa,chegava no médico nervosa,mas qnd chegava em casa tudo passava não rápido mas passava. A médica me disse que tinha transtorno de ansiedade n sabia como lidar com isso,e confesso que até hoje n sei direito. N tenho crises direto mas quando tenho só Jesus. Agr mesmo estou em uma é e horrivel,gosto de estar na casa da minha irmã pq lá tem Gnt p cv,em casa n minha mãe sai p trabalha e fico sozinha isso me aflinge MT n tenho com quem cv,o que fazer,e começo a pensar besteiras. Estou com umas tonturas mas n permanentes se eu relaxar ,ela passa,sinto que estou com dor de cabeça mas n verdade não estou e o meu psicológico. Fico em pânico,saio pra rua pq penso q posso ter algo e desmaiar ou morrer e ngm me salvar. Minhas mãos soam,ficam frias assim como meus pés ,sinto tremores,boca seca e faço de tudo p isso passar logo, realmente fico angustiada. Pesquiso no Google acho doenças mas no fim não tenho nda disso. O meu psicológico me destrói e principalmente na hora de dormir ,cussssto a pegar no sono,quando mas nervosa fico,os sintomas que imagino ter aumentam tipo a “tontura” durmo orando,implorando a Deus para que no outro dia eu acorde bem. Eu tenho 20 anos,me chamo Lívia e estou escrevendo isso aqui aos prantos por achar tantas pessoas que me compreendem e sentem o mesmo que eu e um “alívio” sabem saber que NÃO é só eu que sou assim. Ainda não tomo nenhum remédio pq os médicos n passam SUS, não faço psicológico e tenho que conviver com meus psicológico me afirmando q tenho algo MT grave sem ter e realmente algo que não se pode controlar e Horrivel ter que conviver com a ansiedade

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar