Boca seca, o que pode ser? Descubra!

Dentro Causas

Boca seca acontece quando não há saliva suficiente para manter a boca úmida e hidratada. Também chamada de xerostomia, seu termo médico, ocorre quando as glândulas responsáveis por produzir a saliva não estão funcionando bem.

Problemas envolvendo o sintoma da boca seca apresentam algumas diferenças. Xerostomia é apenas sensação de boca seca, é desconfortável, mas é uma sensação; já a hipossalivação é a real diminuição de produção da saliva pelas glândulas salivares e a assialia é a falta categórica de produção da saliva.

O que pode causar boca seca?

Muitas podem ser a causa de boca seca.  O hábito de fumar é um deles, pacientes que roncam e que respiram pela boca, pessoas que utilizam excessivamente a fala devido à profissão como professores e a desidratação do organismo por alguma razão de doença ou medicamentosa, estão dentre elas.

O estresse também está entre um dos principais agentes causadores da boca seca. Alguns medicamentos, indicados aos pacientes para tratar o estresse, infelizmente, têm como consequência a secura bucal. São cerca de 400 medicações que podem causar a hipossalivação, como diuréticos, anti-hipertensivos antialérgicos, calmantes e antidepressivos.

Doenças autoimunes, menopausa, ansiedade e tratamentos como a radioterapia e quimioterapia também deixam o funcionamento das glândulas salivares deficiente.

Como tratar boca seca?

O tratamento da xerostomia é muito importante e visa à eliminação de suas causas, desde que seja possível. Caso não possa ser eliminada, o uso de substâncias que proporcionem ao paciente alívio desse sintoma é a melhor solução.

Quais os sintomas de boca seca?

A sensação de boca seca é bem incômoda. Pode haver sensação de queimação na língua; secura na garganta; lábios rachados; gosto metálico na boca; feridas na boca; mau hálito constante e até mesmo dificuldade de falar e mastigar. Há também alteração no paladar. Mas, além desses problemas há um maior ainda, que é a questão da saúde bucal.

O que a boca seca pode causar?

A saliva possui muitas funções e estre elas, a de defender o organismo de contaminações, ajudar na digestão, na cicatrização e limpeza da boca, além de ser fundamental para o paladar. Sem saliva em quantidade adequada estamos mais sujeitos ao aumento de cáries, aumento de infecções bucais e inflamações na gengiva. Portanto, quem sofre com a ausência ou pouca saliva pode desenvolver vários problemas de saúde.

Caso seja necessário para aliviar o sintoma da boca seca e suas complicações, o médico ou outro profissional da saúde poderá indicar o uso de enxaguantes bucais apropriados ou mesmo a saliva artificial para o alívio do desconforto, que deve ser eliminado.

 

Postagens recentes

Deixe Seu Comentário