Boca seca por medicamentos. Resolva o problema | bioXtra

Boca seca por medicamentos, veja como amenizar o problema

 em Boca seca, Causas

A boca seca por medicamentos é um efeito colateral muito comum quando se toma alguns remédios específicos. Veja nesse post como aliviar esse incomodo.

A saliva é essencial para umedecer e limpar a boca, digerir os alimentos e prevenir infecções, mas quando o corpo não produz saliva o suficiente, a boca fica seca e perde tais capacidades.

Medicamentos que podem causar boca seca

Medicamentos que tratam a dor, depressão, ansiedade, alergias e resfriados, como anti-histamínicos e descongestionantes podem causar boca seca. Outros tratam a  obesidade, epilepsia, hipertensão, diarreia, náuseas, inquietações psicóticas, incontinência urinária, asma e até acne. A boca seca também pode ser um efeito colateral de relaxantes musculares e sedativos.

Outros fatores também podem ocasionar a boca seca

A incômoda secura da boca também pode advir de um efeito colateral secundário de algumas doenças, como a síndrome de Sjögren, HIV, diabetes, Alzheimer, anemia, fibrose cística, hipertensão, artrite reumatoide, doença de Parkinson e mesmo AVC cerebral.

Infelizmente, alguns tratamentos médicos danificam as glândulas salivares, como a radiação na cabeça e pescoço da quimioterapia.

Sendo este seu caso, converse com seu médico, alguns ajustes na dose ou mesmo a mudança para outro medicamento poderá aliviar os desconfortos da boca seca.

Soluções para amenizar o problema da boca seca

Não se esqueça: quem melhor poderá orientá-lo sempre será o seu médico!

  • Você poderá consumir goma de mascar ou bala sem açúcar;
  • Beber bastante água para ajudar a manter sua boca úmida;
  • Proteger os dentes com flúor;
  • Evitar alimentos secos demais;
  • Respirar pelo nariz, e não pela boca;
  • Fazer uso de umidificador de ar;
  • Manter a alimentação saudável, com frutas e verduras;
  • Fazer uso de enxaguatório bucal para boca seca;
  • Usar um substituto de saliva

A utilização de produtos específicos que simulem saliva natural pode atenuar o problema da boca seca de maneira mais contundente.

A boca seca (xerostomia), se não controlada, pode contribuir para o aumento do índice de cáries, ressecamento dos lábios, alterações no paladar, feridas na boca, dor de garganta, dificuldades na fala ou para engolir, aumento de infecções bucais e inflamações na gengiva, além do mau hálito.

Cuide-se sempre e mantenha a sua boca saudável, mesmo que você tenha a boca seca. Hoje em dia há várias maneiras de você amenizar o problema e não sofrer com sintomas da boca seca por medicamentos.

Postagens Recentes
Mostrando 2 comentários
  • Irene Rodrigues
    Responder

    Eu tenho a boca seca e não dou diabética ZX mas tomo remédio para hipertensão. E a boca seca me incomoda muito é um desconforto muito ruim.

    • bioXtra
      Responder

      Experimente nossos produtos.
      Eles com certeza irão aliviar o desconforto na sua boca.
      Abraço,

Deixe um Comentário