Câncer de cabeça e pescoço: Saiba como identificar e previna-se!

A medicina tem sido fundamental no tratamento dos pacientes que sofrem de câncer, inclusive com altos índices de cura. No entanto, há, infelizmente, um aumento significativo nas diversas formas que a doença se apresenta e os tumores de cabeça e pescoço estão entre elas.

Muitos destes tumores possuem causas definidas; hábitos, vícios ou questões envolvendo a genética, porém, detectá-los na fase inicial é de extrema importância, haja vista a alta probabilidade em relação à cura.

Julho Verde

A importância de se detectar precocemente as doenças malignas, e da conscientização dos tumores de cabeça e pescoço é uma iniciativa da Federação Internacional das Sociedades Oncológicas de Cabeça e Pescoço que, em 2014, instituiu o dia 27 de Julho como o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço, dando início ao chamado “Julho Verde”.

No Brasil, o principal foco da campanha é a prevenção  de tumores da cavidade bucal, faringe e laringe. Infelizmente estas são regiões mais propensas ao desenvolvimento de câncer, principalmente para os que fumam ou consomem bebida alcoólica.

Outra questão é a infecção pelo vírus HPV que tem relevância em relação ao aparecimento do câncer, sobretudo na região da faringe.

De acordo como o Instituto Nacional de Controle do Câncer (INCA), os números para o ano de 2016 apontam quase 19 mil casos de tumores de cavidade bucal e laringe, sendo este o terceiro câncer mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de pele e próstata.

A campanha também discute o câncer de tireoide, que atinge principalmente as mulheres. Segundo o INCA, há estimativas de que em 2020, o câncer de tireoide supere os outros tumores e passe a terceiro lugar em frequência entre as mulheres.

5 sintomas do câncer de cabeça e pescoço

Fique atento aos 5 principais sinais de alerta e caso você os reconheça e permaneçam por mais de 21 dias, procure um médico.

  1. Rouquidão – Se a rouquidão persistir por mais de 21 dias, procure um profissional de saúde, principalmente se você for fumante ou se consome bebida alcoólica. Saiba que o câncer de laringe pode iniciar apenas com este único sintoma!
  2. Dificuldade para engolir – Tumores de cavidade bucal e   faringe costumam ser dolorosos podendo, inclusive, gerar obstrução na passagem de alimentos.
  3. Lesões que não melhoram – Parecidas com aftas, estas lesões se durarem mais de 21 dias devem ser investigadas. Estas podem ser câncer, principalmente em pessoas que fumam ou consomem bebida alcoólica.
  4. Alteração da voz – Tumores de cavidade bucal podem prejudicar a fala.
  5. Nódulo no pescoço – Nódulo na região logo abaixo do “pomo-de-Adão” pode ser um nódulo de tireoide. Nódulos de pescoço localizados nas laterais, conhecidos como “ínguas”, que permaneçam por mais de 21 dias devem ser investigados, pois, podem ser metástases de tumores de cavidade bucal, faringe, laringe, ou mesmo de tireoide.

Detectar precocemente um câncer é importante para que o tratamento possa ser realizado de forma mais rápida e eficaz possível. Entretanto, prevenir é sempre a melhor opção. Busque hábitos mais saudáveis, evite vícios, procure ter uma alimentação equilibrada e faça acompanhamento médico regular.

Postagens recentes

Deixe Seu Comentário