Cáseos amigdalianos: saiba o que são, os sintomas e como tratar | bioXtra

Cáseos amigdalianos: saiba o que são, os sintomas e como tratar

 em Dia a dia, Tratamento

Os cáseos amigdalianos são as conhecidas “bolinhas na garganta” e estão associados à amigdalite e outros desconfortos na região da boca e garganta. Entenda!

Os cáseos amigdalianos ou caseum são partículas viscosas que aparecem nas amígdalas e nem sempre podem ser vistas a olho nu. As também conhecidas como “bolinhas na garganta” geralmente são eliminadas para tratar problemas como amigdalite (ou tonsilite crônica caseosa).

A amigdalite trata-se basicamente de um incômodo ou irritação constante na região da garganta e pode ser relacionada a outros sintomas como mau hálito (halitose), desconforto contínuo, vermelhidão e aumento das amígdalas.

Conheça os cáseos amigdalianos

As famosas bolinhas brancas ou amareladas que aparecem na garganta não são contagiosas e se formam em pequenas cavidades nas amígdalas – as criptas amigdalianas. O nome cáseo vem da palavra em latim caseum, que significa “queijo”, uma vez que o formato dos cáseos amigdalianos parecem bolinhas de queijo.

Os cáseos amigdalianos apresentam cheiro forte e desagradável e podem ser expelidos durante a fala, espirro e tosse. Em alguns casos, eles devem ser eliminados das amígdalas por um procedimento em que são utilizados instrumentos específicos ou até pressionando as amígdalas, o que pode provocar leves ferimentos.

O problema é comum de aparecer e ainda não existe um método não incômodo e não invasivo para tratá-lo de forma efetiva. O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente e exploração das amígdalas.

Os cáseos são perceptíveis a olho nu na maioria dos casos e sua formação provoca o acúmulo de pelo morta (queratina) nas amígdalas, proteínas salivares e restos alimentares.

Sintomas

Os sintomas mais comuns que podem aparecer por causa dos cáseos amigdalianos são:

  • Amigdalites (caseosa e de repetição);
  • Desconforto para engolir;
  • Febre alta;
  • Inflamação na garganta;
  • Saburra lingual (língua esbranquiçada).

Tratamento

O tratamento que elimina de maneira efetiva as bolinhas na garganta é a retirada das amígdalas. Contudo, os especialistas evitam fazer a amigdalectomia, pois é uma cirurgia de grande porte, que é dolorosa e tem grave risco de sangramento pós-operatório.

Existe ainda a possibilidade de se realizar uma tunelização por radiofrequência, procedimento que é menos desconfortável e mais simples do que a amigdalectomia. Porém, nem todas as pessoas podem ser submetidas a essa tunelização, pois depende da anatomia e da atividade do reflexo nauseoso do paciente.

A criptólise a laser ou amidalectomia parcial a laser também é uma opção de tratamento, ainda que menos convencional. O procedimento é realizado sob uma anestesia local e utiliza o laser para retirar parte das amígdalas até que seja possível abrir as criptas, evitando assim o acúmulo dos cáseos.

As pessoas mais diagnosticadas com o problema são adultas, que podem ser tratadas também com antibióticos ou anti-inflamatórios prescritos por um médico. Outras ações que podem ajudar a eliminar os cáseos são:

  • Evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas;
  • Gargarejo com um copo de água e uma colher sal após as refeições;
  • Hidratação contínua;
  • Manter a higiene bucal completa e frequente;
  • Utilização de enxaguantes bucais.

A manutenção da higiene oral completa, a ingestão de bastante água e a escolha diária por hábitos de vida saudáveis são o segredo da saúde oral perfeita. Você tem cuidado de sua saúde? Compartilhe conosco e com seus amigos quais são seus hábitos mais saudáveis, assim você pode ajudar mais pessoas a melhorar a qualidade de vida!

Postagens Recentes
Mostrando 13 comentários
  • Mara Moraes
    Responder

    A minha amigdalite é crônica!
    Todos os dias sai bastante casseos. Tenho nojo!

  • Correa
    Responder

    Qual médico especialista devo procurar: dentista ou otorrino??

    • bioXtra
      Responder

      Oi, Leonardo. O caso de cáseos amigdalianos deve ser tratado por um otorrino.

  • MARCELA
    Responder

    O clínico geral consegue resolver?

    • bioXtra
      Responder

      Oi, Marcela. É indicado nesses casos o otorrinolaringologista.

  • Leliane marquetti
    Responder

    Eu tenho isso a um mes atras antes nao dava bola porque nao entedia sobre isso nao tinha mal hálito mas sempre q aspirava saia fora agora vi q deu muita afta na minha boca dentro e olhei minha garganta e vi um ponto branco e olhei na Internet e vi q poderia ser caseos e tentei tirar com a mao sem nenhum equipamento so com o dedo e vi q tinha mas uma so q esta me dando ancia e nao consigo e esta me dando desconforto na garganta o q eu faco agora isso tem algum risco? Estou preocupada

    • bioXtra
      Responder

      Oi, Leliane. A senhora deve procurar por um dentista em sua região para analisar o caso e dar início ao tratamento. Torcemos por sua melhora!

  • tatiane
    Responder

    Eu tenho isso, antes não sabia, foi só por curiosidade que eu descobrir que tinha, e desde que vir que realmente eu tenho caseos, mim sinto muito triste pois pra retirar as amigdalas pelo o sus e muito demorado e particular e muito caro, as minhas amigdalas são extremamente pequenas, tem uma que é maior que outra, eu mim sinto excluida de um ambiente social, não sei se a de vcs e igual ao meu caso pois ja tentei de tudo e nada da certo, tudo que eu como fica acomulado dentro de uma, não demora um minuto pra fica com mal cheiro, e gargarejos não serve, de tanto eu tentar tirar inflamou ai eu comprei amoxilina, vir que ela deu uma amenizada, mas não resolver, isso muito ruim, você começar falar e sente um gosto ruim saíndo da boca, as pessoas podem te julgar, mas jamais saberão oque você tem, se alguém tiver alguma coisa pra mim contar sobre o caso agradeço.

  • billy
    Responder

    Eu também tenho, vou procurar um otorrino pelo SUS. Ate o momento eu mesmo estou removendo para amenizar, comprei uma seringa e um dispositivo para soro (cano que conecta na seringa) e um cateter. eu encho a seringa de água e coloco o cateter de plastico dento dos buracos que tem as bolinhas e injeto a água, utilizando pouca força, também utilizo palitos de espetinho para remover, mas com muito cuidado, e também com o próprio dedo. no começo eu fazia ansia. de tanto pressionar o corpo acabou acostumando, Estou fazendo bochecho com listerine, não é barato mas é o que ajuda contra o mal halito. para auxiliar na remoção eu utilizo a lanterna do celular. espero ter ajudado.

  • Erick
    Responder

    Eu tiro com o dedo mesmo.. eh meio desconfortável mas melhor do que ficar com ela dentro da amigdala. As vezes melhora e para um pouco de formar, mas tem vezes q sai sangue também. E forma muito muco. Já fiz alguns tratamentos e tem hora que da vontade de tirar, mas da medo de depois ficar vulnerável a inflamação na faringe. Amigo meu tem faringite recorrente..

  • mirla
    Responder

    gente horrível mesmo eu tiro todos os dias com hastes flexíveis….as vezes sai enorme chega da medo e sangra também. tenho medo da cirurgia de retirada das amígdalas.

  • Susana
    Responder

    Eu queria saber se quem tirou as amígdalas corre o risco de ter isso.

    • bioXtra
      Responder

      Oi, Susana. Não corre o risco, o tratamento que elimina de maneira efetiva as bolinhas na garganta é a retirada das amígdalas.

Deixe um Comentário