Como aliviar a boca seca em diabéticos?

Dentro Diabetes

Boca seca acontece quando não há saliva suficiente; e quem é diabético e sofre com boca seca sabe que este é um dos sintomas mais desagradáveis de se lidar. Mas, como aliviar a boca seca em diabéticos?

A saliva faz bem mais do que simplesmente manter a boca úmida. Suas enzimas auxiliam no combate às bactérias prevenindo infecções na cavidade bucal; ajuda na cicatrização das feridas; auxilia a digerir os alimentos; ajuda na mastigação e a engolir. Outro fator é o seu envolvimento na percepção dos sabores. Todas essas funções são prejudicadas caso a pessoa tenha boca seca.

Boca seca é, de fato, muito desconfortável. Algumas pessoas notam uma sensação pegajosa na boca, outras uma sensação de queimação. Podem aparecer feridas na boca, a língua ficar seca e áspera e os lábios rachados. Outros problemas também podem ocorrer como, secura na garganta que ocasiona dificuldade para comer e engolir.

Alívio da boca seca em diabéticos

A boca seca (xerostomia) é muito comum em pacientes diabéticos, já que a glicemia elevada pode afetar as glândulas salivares pela.

Para aliviar a boca seca em diabéticos algumas atitudes importantes podem auxiliar: beber muita água durante o dia todo é muito importante, sempre em pequenos goles; comer vegetais e frutas que contenham bastante água também vai ajudar; evitar alimentos e bebidas com um  teor muito alto de sal e açúcar; evitar cafeína, álcool e alimentos secos como torradas, bolachas ou biscoitos.

A mastigação de chicletes, assim como balas,  podem estimular a produção de saliva, mas tudo dependerá de recomendação.

Em casos mais delicados, produtos que substituem a saliva tendem a ser uma solução para aliviar a boca seca em diabéticos, pois, tratar a boca seca nesses pacientes significa manter a saúde bucal em dia.

Tanto a saliva artificial, já disponível no mercado, como também os enxaguantes bucais podem fazer a diferença em pacientes nesta condição. Enxaguantes sem álcool ou peróxido de hidrogênio são os mais recomendados, pois, estas substâncias podem causar ressecamento na boca, portanto, produtos que contenham enzimas como a lactoferrina, lisozima e lactoperoxidase são os melhores, já que estas são enzimas naturais da saliva.  

Fundamental também é a ausência de açúcar nestes produtos para pacientes diabéticos, pois, proporcionam seu uso por longo prazo.

Quando tomadas as medidas de higiene e prevenção é possível sim atenuar sintomas como a boca seca em diabéticos, principalmente se o paciente fizer uso de produtos adequados que, certamente, aumentarão o seu conforto e a sua qualidade de vida!

Veja esse vídeo feito pela Monica Lenzi do Diabetes&Você


 

Postagens recentes

Deixe Seu Comentário