Como é o tratamento da Síndrome de Sjögren | bioXtra

Como é o tratamento da Síndrome de Sjögren

 em Síndrome de Sjögren, Tratamento

A Síndrome de Sjögren causa secura das mucosas, dores nas articulações e problemas intestinais. Entenda no artigo de hoje, como é o tratamento!

A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune rara, que afeta 2% da população mundial. Caracterizada principalmente pela secura bucal e ocular, a SS pode causar reflexos em todo o corpo, impedindo seu funcionamento normal.

Na grande maioria dos casos os primeiros sintomas são nos olhos e na boca, a secura ocular e a xerostomia são causadas pelo processo inflamatório que danifica as glândulas responsáveis pelas secreções. Em casos mais graves da síndrome o paciente pode ter ressecamento e disfunções na tireóide, traquéia, rins, pulmões, pele e nariz.

A SS também pode ser secundária e nestes casos ela é associada a outras doenças como lúpus e artrite reumatóide. No caso da síndrome de Sjögren secundária, são comuns problemas ósseos, nas articulações e reflexos no funcionamento do intestino.

Doença autoimune

A síndrome de Sjögren é categorizada como doença autoimune pois produz anticorpos que atacam as defesas do próprio corpo e seus tecidos, baixando a imunidade do paciente e os deixando mais vulneráveis.

Diagnóstico

O diagnóstico precoce da SS é fundamental para o tratamento correto e eficaz. Como não existe cura, o tratamento consiste em aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, evitando sequelas graves.

Alguns testes e exames devem ser feitos antes no diagnóstico, exames de sangue podem detectar anticorpos anormais nos pacientes, além de testes feitos no consultório para medir quantidade de lágrimas ou saliva.

Para redução das dores, desconfortos e evitar problemas maiores, o acompanhamento deve ser feito com um grupo multidisciplinar de médicos que conta com:

  • Reumatologista
  • Oftalmologista
  • Otorrinolaringologista
  • Dentista

Tratamento

Em casos que o paciente sofre com a secura das mucosas, lágrimas artificiais e salivas artificiais podem ser usadas para manter a umidade do local.

Cáries frequentes, fungos e bactérias podem podem facilitar problemas dentais. A escovação deve ser rigorosa para manter a saúde bucal, esse é indicado o uso de uma escova ultra macia, como por exemplo a Special Care da Tepe, uma escova com 12 mil filamentos de poliéster ideal para pessoas com bocas sensíveis.

Além de uma escova de dentes especial, pessoas com mucosite ou outras sensibilidades devido a secura bucal, devem usar cremes dentais específicos que protejam a boca sem agredir ou gerar ainda mais transtornos.

Pacientes com dores e inflamações frequentes devem fazer o tratamento tópico com anti-inflamatórios, corticóides ou imunossupressores.

Algumas dicas para melhorar a qualidade de vida de quem sofre com a síndrome de Sjögren:

  • Evitar o consumo de açúcares
  • Beber água frequentemente
  • Evitar café, álcool e cigarros pois pioram a secura bucal
  • Ter uma alimentação balanceada com frutas e legumes
  • Usar umidificadores de ar para reduzir o desconforto nasal
  • Evitar banhos muito quentes
  • Usar óculos com barreiras que não deixe o vento chegar aos olhos

Conhece alguém que sofre com a Síndrome de Sjögren? Compartilhe esse post com ela!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário