Como é o tratamento para ansiedade

O tratamento para ansiedade ajuda a livrar os sentimentos de angústia, preocupação, perturbação ou medo de determinadas situações

Não podemos nos esquecer de que a ansiedade é um estimulante natural que nos ajuda a entrar em ação caso seja preciso, entretanto, quando esses sentimentos de apreensão e preocupação se tornam excessivos temos a propensão a ficarmos paralisados, assim, nossas ações são impedidas. Portanto, devemos entender a ansiedade como um elemento que ora nos favorece, ora não, dependendo das circunstâncias ou magnitude desses sentimentos.

Quando a ansiedade torna-se patológica, atrapalha o nosso funcionamento psíquico e físico e aí é hora de uma intervenção, hora de procurar um tratamento para ansiedade.

Tratamentos para ansiedade

Nos casos em que há a real necessidade, procurar ajuda é a melhor saída para aqueles que sofrem com o transtorno voltem o mais rapidamente possível à sua normalidade e equilíbrio.

Basicamente há três tipos de tratamentos para a ansiedade. O primeiro são os medicamentos que podem colaborar de maneira contundente. O segundo é a psicoterapia cognitivo-comportamental. E o terceiro é a junção da terapia com medicação.

Medicação

Quanto mais cedo o diagnóstico, mais preciso será o tratamento para ansiedade. O tratamento conduzido por medicação, sempre iniciado depois da avaliação médica, tende a ser muito eficaz. Entretanto, o acompanhamento médico por um prazo médio a longo se faz necessário. Este acompanhamento é extremamente importante para que se obtenha o melhor resultado possível.

Apenas o médico psiquiatra poderá dizer qual o medicamento mais adequado, assim como a dosagem correta e a duração desse tratamento. É imprescindível que se siga cada etapa, cada orientação; cada passo deve ser seguido ponto por ponto.

Outra importante orientação é nunca se automedicar, tampouco interromper o uso do medicamento sem ordem médica.

A maior parte dos ansiosos começa perceber melhoras em algumas semanas e logo retomam suas atividades regulares. 70% dos pacientes se recuperam e conseguem superar este estado emocional.

Psicoterapia

A psicoterapia cognitivo-comportamental no tratamento da ansiedade é outro instrumento importante. Quando sentimentos como o medo ou preocupação acabam prejudicando o dia a dia daqueles que sofrem com o problema, seja pela sua magnitude, seja pelo tempo que está presente, a intervenção da psicoterapia tende a mostrar resultados muito positivos.

Na psicoterapia há atividades desenvolvidas dentro das sessões e aprendizado de habilidades e comportamentos. É pela psicoterapia que se entende como a ansiedade se instala e como lidar com tais situações. Causas e sintomas de ansiedade são analisados.

Medicação e psicoterapia

Esta é uma combinação bastante eficaz. Trabalhando em duas frentes medicação e terapia podem ajudar bastante a tratar os transtornos de ansiedade. Muitos são os benefícios destas duas práticas, pois, conseguem atingir pontos importantes em termos de comportamento além de suprir as necessidades neuroquímicas nas sinapses.  

 

Postagens recentes
mostrando 9 Comentários
  • Ana
    Responder

    Tenho ansiedade me da angústia aperto no peito como fazer pra sair disso obgda..

    • bioXtra
      Responder

      Olá Ana. Se os sintomas forem constantes procure um médico. Somente ele poderá analisar melhor o seu caso e se necessário dar início a um tratamento.

  • Simeia Vieira Da Silva
    Responder

    Tenho ansiedade ,parei com o tratamento e agora estou tendo com mais frequência.Fiquei assim depois de saber que estava com câncer.Foi por saber do diagnóstico do câncer?

    • bioXtra
      Responder

      Olá Simeia! Tudo bem? O seu caso é específico, seria necessário uma informação de um médico ou psiquiatra. Busque sempre manter seu corpo e sua mente em constante saúde. Não perca suas forças, você vai conseguir vencer!

  • Rose Mesquita
    Responder

    Esqueceram de informar que atividade física regular, alimentação saudável e uma boa noite de sono são fundamentais para, no mínimo, amenizar os sintomas eu sou uma prova disso a cada dia os sintomas diminuem. Graças à Deus!!! E o, principal, muita fé em Deus.

    • bioXtra
      Responder

      Olá, Rose. A senhora tem toda a razão. Nesse caso, em especifico da ansiedade, abordamos alguns métodos apenas.

  • Claudenice Santos araújo dos Santos
    Responder

    Olá sou claudenice soufro desse problema más estou superando graças a Deus o segredo é te fé orar bastante e segura na mão de Deus e pensar só coisas boas positivas e graças a Deus tou bem melhor amém glória ao nosso Deus ele é o médico dos médicos!!!

  • Mariza paulino
    Responder

    Meu nome é Mariza Paulino eu nem sabia que estava com ansiedade,me sentia mau dor de cabeça suor essencial uma angústia enorme por causa de dívidas eu nem dormia ficava a noite inteira pensando como ia fazer chorava todos os dias foi horrível fui no médico e fiquei sabendo que estava com esse problema,o médico passa ou uns remédios pra mim calmante e ante depressivo tomei alguns dias depois não tomei mais ficava muito lerda então comecei a tomar chás calmantes estou me sentindo bem melhor,gostaria de saber se posso continuar ou devo voltar pros remédios.?
    .

    • bioXtra
      Responder

      Oi, Mariza. Determinados medicamentos tendem a ter substâncias mais fortes e que causam um efeito maior porém é necessário que o medicamento faça o efeito necessário e que seja adequado para a senhora. Uma consulta médica é altamente recomendada para indicação de um tratamento adequado.

Deixe Seu Comentário