Conheça 4 reações adversas dos anti depressivos | bioXtra

Conheça 4 reações adversas dos anti depressivos

 em Causas, Dia a dia

Os medicamentos que tratam a depressão podem causar reações que interferem no dia a dia do paciente. Conheça neste artigo 4 reações adversas dos anti depressivos!

A depressão é uma doença psicológica que causa alterações cerebrais em determinados circuitos, o que dificulta a produção dos hormônios da felicidade e do prazer. Com a sensação frequente de tristeza e apatia, a disfunção leva seus pacientes a mudanças no dia a dia, a necessidade de um acompanhamento médico e em muitos casos, o uso contínuo de medicação.

O que são anti depressivos?

Anti depressivos são medicamentos prescritos na maioria dos casos por psiquiatras com a intenção de ajudar os pacientes que sofrem de transtornos psicossociais a melhorar o quadro da doença. Normalmente são associados a outros tratamentos como terapias cognitivas.

Com o início do tratamento farmacêutico, a medicação costuma começar a surtir algum efeito em até 15 dias, porém, este também é o tempo em que as reações adversas costumam aparecer com maior intensidade.

Os efeitos colaterais não são irreversíveis, tendem a amenizar e se controlar após certo tempo, caso se torne intolerável para o paciente, é importante que a medicação seja alterada o mais rápido possível.

Continue lendo para entender melhor sobre as reações adversas da medicação anti depressiva.

4 reações adversas dos anti depressivos

Alterações de apetite

O efeito causado pela medicação no apetite pode se manifestar tanto no ganho de peso quanto na perda, dependendo do medicamento prescrito e do próprio organismo da pessoa. O desejo incontrolável por carboidratos simples como pães, massas e batata é relatado como reação adversa comum em muitos pacientes.

Sonolência

As alterações nos padrões normais de sono são amplamente relatadas por pessoas que sofrem com a síndrome depressiva. A sonolência ao longo do dia pode causar reflexos negativos tanto na vida profissional, quanto na pessoal.

Diminuição na libido

Foi observada a diminuição da libido tanto em homens, quanto em mulheres. Como principais obstáculos para a relação íntima estão a impotência e falta de lubrificação, a dificuldade em iniciar e terminar a relação por conta da anorgasmia e do retardo ejaculatório. Essa reação é explicada pela diminuição na recaptação de serotonina pelo corpo da pessoa depressiva.

Boca seca

A xerostomia é um dos efeitos colaterais presente em quase todos os medicamentos anti depressivos. O ressecamento das mucosas bucais pode acompanhar a piora da saúde bucal pois deixa a microbiota favorável para cáries, tártaro e doenças periodontais, além de gerar o mau hálito e o desconforto de sentir os lábios colando.

Para aliviar os incômodos e proteger a boca, é recomendado o uso do repositor salivar bioXtra. Com enzimas idênticas a saliva natural, o gel oral, spray, enxaguatório e creme dental se complementam na missão de manter a hidratação bucal por mais tempo.

Conhece alguém que faz uso de anti depressivos e sente a boca seca? Compartilhe esse artigo pelas redes sociais e ajude um amigo!

Os produtos bioXtra estão disponíveis nas melhores farmácias do Brasil e do mundo! Para encontrar uma perto de você busque com seu endereço ou CEP no link: http://bioxtra.com.br/onde-comprar/

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar