Conheça 4 reações adversas dos anti depressivos | bioXtra

Conheça 4 reações adversas dos anti depressivos

 em Causas, Dia a dia

Os medicamentos que tratam a depressão podem causar reações que interferem no dia a dia do paciente. Conheça neste artigo 4 reações adversas dos anti depressivos!

A depressão é uma doença psicológica que causa alterações cerebrais em determinados circuitos, o que dificulta a produção dos hormônios da felicidade e do prazer. Com a sensação frequente de tristeza e apatia, a disfunção leva seus pacientes a mudanças no dia a dia, a necessidade de um acompanhamento médico e em muitos casos, o uso contínuo de medicação.

O que são anti depressivos?

Anti depressivos são medicamentos prescritos na maioria dos casos por psiquiatras com a intenção de ajudar os pacientes que sofrem de transtornos psicossociais a melhorar o quadro da doença. Normalmente são associados a outros tratamentos como terapias cognitivas.

Com o início do tratamento farmacêutico, a medicação costuma começar a surtir algum efeito em até 15 dias, porém, este também é o tempo em que as reações adversas costumam aparecer com maior intensidade.

Os efeitos colaterais não são irreversíveis, tendem a amenizar e se controlar após certo tempo, caso se torne intolerável para o paciente, é importante que a medicação seja alterada o mais rápido possível.

Continue lendo para entender melhor sobre as reações adversas da medicação anti depressiva.

4 reações adversas dos anti depressivos

Alterações de apetite

O efeito causado pela medicação no apetite pode se manifestar tanto no ganho de peso quanto na perda, dependendo do medicamento prescrito e do próprio organismo da pessoa. O desejo incontrolável por carboidratos simples como pães, massas e batata é relatado como reação adversa comum em muitos pacientes.

Sonolência

As alterações nos padrões normais de sono são amplamente relatadas por pessoas que sofrem com a síndrome depressiva. A sonolência ao longo do dia pode causar reflexos negativos tanto na vida profissional, quanto na pessoal.

Diminuição na libido

Foi observada a diminuição da libido tanto em homens, quanto em mulheres. Como principais obstáculos para a relação íntima estão a impotência e falta de lubrificação, a dificuldade em iniciar e terminar a relação por conta da anorgasmia e do retardo ejaculatório. Essa reação é explicada pela diminuição na recaptação de serotonina pelo corpo da pessoa depressiva.

Boca seca

A xerostomia é um dos efeitos colaterais presente em quase todos os medicamentos anti depressivos. O ressecamento das mucosas bucais pode acompanhar a piora da saúde bucal pois deixa a microbiota favorável para cáries, tártaro e doenças periodontais, além de gerar o mau hálito e o desconforto de sentir os lábios colando.

Para aliviar os incômodos e proteger a boca, é recomendado o uso do repositor salivar bioXtra. Com enzimas idênticas a saliva natural, o gel oral, spray, enxaguatório e creme dental se complementam na missão de manter a hidratação bucal por mais tempo.

Conhece alguém que faz uso de anti depressivos e sente a boca seca? Compartilhe esse artigo pelas redes sociais e ajude um amigo!

Os produtos bioXtra estão disponíveis nas melhores farmácias do Brasil e do mundo! Para encontrar uma perto de você busque com seu endereço ou CEP no link: https://bioxtra.com.br/onde-comprar/

Banner venda todos os produtos big

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Porque pessoas em depressão sentem a boca secaDiabetes causa boca seca leia esse texto e descubra