Conheça as principais causas de boca seca | bioXtra

Conheça as principais causas de boca seca

 em Boca seca, Causas

Entre as principais causas de boca seca existem algumas comuns como a respiração bucal, ronco, uso excessivo da fala, ou a desidratação excessiva do organismo.

Existem outros fatores que causam boca seca e não são tão constantes. Essas causas devem ser investigadas e se possível, tratadas.

A secura da boca, tecnicamente, apresenta algumas diferenças.

  • Xerostomia – é a sensação de boca seca;
  • Hpossalivação – é a diminuição de produção da saliva pelas glândulas salivares;
  • Assialia –  é a falta definitiva de produção da saliva.

Algumas outras causas de boca seca são:

Doenças

Pode acometer diabéticos, já que a doença sugere a destruição das glândulas salivares pela glicemia elevada. HIV e doença de Parkinson, pois, podem alterar a quantidade de saliva produzida pelo corpo. A boca seca também se manifesta em casos de Alzheimer, artrite e depressão.

Medicamentos

Nestes casos, a redução da saliva acontece devido ao efeito colateral de alguns remédios. Os mais comuns são os relaxantes musculares e alguns analgésicos derivados de morfina, medicação para alergia, antidepressivos, diuréticos, remédios para hipertensão arterial e antibióticos.

Ansiedade

A ansiedade provoca alterações na liberação dos hormônios e isso provoca a boca seca. Crises de ansiedade também podem fazer com que o paciente realize a respiração bucal, que aumenta ainda mais a xerostomia. Medicamentos usados para o tratamento dos transtornos de ansiedade também ocasionam o desconforto.

Problemas hormonais

Mudanças hormonais também afetam as glândulas salivares. Assim, mulheres na menopausa ou grávidas, muitas vezes, sentem a boca seca. No caso da gestação, a diabetes gestacional ou desidratação pode ocasionar o problema.

Quimioterapia

O tratamento contra o câncer (quimioterapia ou radioterapia) pode causar disfunção das glândulas salivares e provocar boca seca. As drogas utilizadas para o tratamento alteram a quantidade de saliva que pode ficar mais espessa.

Fumantes

O fumo ou consumo de bebidas alcoólicas com regularidade, muitas vezes, provocam alterações na saliva. Isso ocorre porque tabaco e álcool reduzem a secreção salivar, proporcionando hipossalivação na boca.

Cuidados

É muito importante ter cuidados especiais com a boca seca, não só pelo desconforto em si, mas porque a saliva é essencial para a proteção contra cáries, placa bacteriana, além de evitar doenças bucais e gengivais. Não deixe de usar enxaguatórios ou mesmo a saliva artificial para limpar, refrescar e lubrificar a boca.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar