Conheça as principais causas de boca seca | bioXtra

Conheça as principais causas de boca seca

 em Boca seca, Causas

Entre as principais causas de boca seca existem algumas comuns como a respiração bucal, ronco, uso excessivo da fala, ou a desidratação excessiva do organismo.

Existem outros fatores que causam boca seca e não são tão constantes. Essas causas devem ser investigadas e se possível, tratadas.

A secura da boca, tecnicamente, apresenta algumas diferenças.

  • Xerostomia – é a sensação de boca seca;
  • Hpossalivação – é a diminuição de produção da saliva pelas glândulas salivares;
  • Assialia –  é a falta definitiva de produção da saliva.

Algumas outras causas de boca seca são:

Doenças

Pode acometer diabéticos, já que a doença sugere a destruição das glândulas salivares pela glicemia elevada. HIV e doença de Parkinson, pois, podem alterar a quantidade de saliva produzida pelo corpo. A boca seca também se manifesta em casos de Alzheimer, artrite e depressão.

Medicamentos

Nestes casos, a redução da saliva acontece devido ao efeito colateral de alguns remédios. Os mais comuns são os relaxantes musculares e alguns analgésicos derivados de morfina, medicação para alergia, antidepressivos, diuréticos, remédios para hipertensão arterial e antibióticos.

Ansiedade

A ansiedade provoca alterações na liberação dos hormônios e isso provoca a boca seca. Crises de ansiedade também podem fazer com que o paciente realize a respiração bucal, que aumenta ainda mais a xerostomia. Medicamentos usados para o tratamento dos transtornos de ansiedade também ocasionam o desconforto.

Problemas hormonais

Mudanças hormonais também afetam as glândulas salivares. Assim, mulheres na menopausa ou grávidas, muitas vezes, sentem a boca seca. No caso da gestação, a diabetes gestacional ou desidratação pode ocasionar o problema.

Quimioterapia

O tratamento contra o câncer (quimioterapia ou radioterapia) pode causar disfunção das glândulas salivares e provocar boca seca. As drogas utilizadas para o tratamento alteram a quantidade de saliva que pode ficar mais espessa.

Fumantes

O fumo ou consumo de bebidas alcoólicas com regularidade, muitas vezes, provocam alterações na saliva. Isso ocorre porque tabaco e álcool reduzem a secreção salivar, proporcionando hipossalivação na boca.

Cuidados

É muito importante ter cuidados especiais com a boca seca, não só pelo desconforto em si, mas porque a saliva é essencial para a proteção contra cáries, placa bacteriana, além de evitar doenças bucais e gengivais. Não deixe de usar enxaguatórios ou mesmo a saliva artificial para limpar, refrescar e lubrificar a boca.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário