Conheça um aliado para o alívio da boca seca em pacientes com Síndrome de Sjögren | bioXtra

Conheça um aliado para o alívio da boca seca em pacientes com Síndrome de Sjögren

 em Boca seca, Síndrome de Sjögren

Pacientes com Síndrome de Sjögren tendem a sofrer com o ressecamento das mucosas, conheça neste artigo o melhor aliado para evitar a boca seca!

Conhecida também como síndrome seca, a Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune que afeta todo o corpo de diferentes formas e não tem cura. Os desconfortos causados pela condição costumam ser confundidos em um primeiro momento com outras síndromes, efeitos da idade e reação de alguns medicamentos.

A síndrome tem dois tipos, o primeiro que é quando seu paciente sofre apenas com o Sjögren, e a SS secundária, que é associada a outras doenças, como lúpus eritematoso sistêmico, fibromialgia e artrite reumatóide.

Principais sintomas e seus tratamentos

Secura bucal

O ressecamento da boca causa desconforto, problemas dentários frequentes como cáries, acúmulo de biofilme, gengivite e mau hálito, além de a longo prazo pode causar problemas graves no coração com a endocardite bacteriana e até a perda dos dentes.


Para aliviar o desconforto é recomendado o uso do repositor salivar bioXtra! Com enzimas idênticas às naturais, os produtos bioXtra acompanham quem sofre com a xerostomia em todos os momentos do dia, com seu creme dental não abrasivo, enxaguatório hidratante, saliva artificial para manter a mucosa saudável e o spray oral para uso rápido e prático.

Ressecamento das mucosas

Além da secura bucal também é recorrente os incômodos pela falta de hidratação nos olhos, nariz e até na região íntima. Deve ser feito acompanhamento médico para indicação dos melhores produtos para evitar danos como sangramentos nasais, sensibilidade a luz, visão embaçada, dor nas relações sexuais e inflamações frequentes nos olhos.

Dores nas articulações

Pacientes que sofrem com a síndrome de Sjögren secundária estão mais propensos a sentirem as consequências da doença nas articulações, músculos e ossos. As dores acontecem pelo desgaste e pela deformidade nas cartilagens e devem ser tratados com reumatologistas para que a pessoa não fique limitada.

Problemas gastrointestinais

No intestino, a síndrome seca prejudica a absorção de nutrientes, podendo causar até a isquemia intestinal por conta do cólon ressecado. A falta de saliva no corpo é um dos principais motivos para que isso ocorra, pois acarreta problemas na absorção primária que interfere em todas as outras.

O reflexo da SS no intestino podem causar perda de peso, enjôos, vômitos frequentes, dores abdominais e até vasculite se não tratada

A síndrome de Sjögren deve ser acompanhada e tratada por um grupo médico de diversas especialidades para aliviar sintomas e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos pacientes, tais como:

  • Reumatologista;
  • Oftalmologista;
  • Ginecologista;
  • Otorrinolaringologista;
  • Dentista;

Lembre-se, é normal sentir a boca seca vez ou outra por motivos comuns como desidratação ou nervosismo, porém se o desconforto é frequente, procure pelos produtos bioXtra!

Conhece alguém que sofre com a secura bucal por conta da síndrome de Sjögren e não conhece a solução? Compartilhe este post nas redes sociais e ajude um amigo!

Os produtos bioXtra estão disponíveis nas melhores farmácias do Brasil e do mundo! Busque com o seu endereço ou CEP no link para encontrar um de nossos parceiros perto de você:

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar