Creme dental: quais as diferenças? Entenda!

Entenda as principais diferenças a serem comparadas no momento de escolher o melhor creme dental para você.

Escolher o melhor creme dental na prateleira da farmácia ou supermercado nem sempre é uma tarefa fácil. Geralmente, existem várias opções e, quando não se sabe comparar as diferenças de um produto para outro, a missão de manter os dentes brancos e o bom hálito acaba tornando-se complicada.

Saiba o que deve ser comparado no momento de escolher o produto mais adequado para você:

1. Qual a diferença entre pasta, creme e gel dental?

As diferenças entre esses três produtos são basicamente o sabor e a textura deles. Com relação à função, o creme ou gel dental proporcionam uma escovação mais aprazível, deixam o hálito com um cheiro mais agradável e dão uma sensação refrescante. Além disso, eles contam com substâncias que impedem a ação das enzimas bacterianas.

2. O creme dental deve ser abrasivo?

Aqui, é importante esclarecer primeiramente o que são abrasivos, antes de explicar sobre a abrasividade dos cremes dentais. Essas são substâncias naturais ou sintéticas utilizadas para desgastar, polir ou limpar alguma matéria.

O abrasivo empregado no creme dental é essencial para garantir a limpeza eficiente e o bom polimento dos dentes. Contudo, um produto com muita abrasividade deixa a superfície do esmalte dos dentes danificada, com vários riscos que retêm mais a pigmentação dos alimentos, o que é notado apenas em longo prazo.

Existem cremes e géis com diversos graus de abrasividade, que são medidos pelo Radioactive Dentine Abrasion (RDA). Os produtos dentais disponíveis no mercado normalmente apresentam RDA entre 50 e 250, sendo que o ideal é optar por cremes com os menores valores de RDA, a fim de causar menos danos ao esmalte dos dentes.

3. É importante ter flúor no creme dental?

A presença do flúor é essencial em cremes dentais para adultos. O flúor tópico, presente também em enxaguatórios bucais e tratamentos específicos, auxilia na prevenção de cáries em pessoas de todas as idades. A escovação dental com a presença de flúor é considerada saudável, com exceção da escovação em crianças menores de três anos.

4. Qual o melhor creme dental infantil?

O creme dental mais indicado para crianças menores de sete anos de idade é o creme que contenha uma concentração de flúor entre 1.000 e 1.500 partes por milhão. Isso porque muitas vezes os pequenos engolem um pouco do produto durante a escovação, ocasionando sintomas desagradáveis por causa da presença do flúor, como náuseas e vômitos.

Vale destacar também que não se deve exagerar na quantidade de creme dental em cada escovação, para evitar ao máximo a ingestão do excesso de produto e assim evitar traumas na criança. À medida que a criança apresentar coordenação o suficiente para não engolir o creme dental, aconselha-se o uso do produto na versão para adultos.

A combinação da escolha correta da escova dental, do creme e principalmente a rotina disciplinada de escovação são o grande segredo para manter a saúde bucal em dia. Lembrou de alguém que acha que cremes dentais são todos iguais? Compartilhe nosso conteúdo e deixe seus amigos melhores informados!

Postagens recentes

Deixe Seu Comentário