Depressão causa boca seca? | bioXtra

Depressão causa boca seca?

 em Boca seca, Depressão

A depressão é uma disfunção psicológica que afeta os pacientes com muitos sintomas emocionais e físicos, como a boca seca. Entenda qual a relação!

No Brasil, infelizmente, a depressão é crescente e tem mais de 2 milhões de casos por ano. O que é uma margem alta e preocupante, considerando todos os sintomas e complicações ao dia a dia que esse transtorno psicológico trás.

O quadro de depressão é resultado da genética herdadas dos pais biológicos, combinada com o meio social e psicológico que o paciente vive de angústia. A disfunção causa alterações químicas sérias no cérebro pois desregula diversos hormônios positivos para o corpo.

Afinal, Depressão causa boca seca?

O desconforto da boca seca é relatado pela maioria dos pacientes que sofrem com a depressão como uma consequência incômoda e frequente da disfunção. Pode ser causada pela medicação antidepressiva, baixa qualidade salivar ou pela ansiedade associada.

Como solucionar a boca seca

A boca seca nem sempre é a necessidade real de beber água, em muitos casos pode ser o início de uma xerostomia.

Xerostomia é uma condição que costuma começar com a sensação de boca seca, podendo evoluir e causar dificuldade de deglutição, sangramento e doenças gengivais, problemas na fala e na mastigação.

Para solucionar o incômodo é recomendado o uso de saliva artificial em gel durante o dia e a noite, já o spray hidratante deve ser reaplicado durante o dia para manter a hidratação bucal.

Outros sintomas da depressão:

Tristeza

Com todas as alterações químicas, psicológicas e sociais da depressão, a tristeza eminente e às vezes sem motivo é um sentimento concreto que costuma acompanhar quem está passando pelo processo.

Apatia

Muitos pacientes relatam o sentimento de apatia como um dos principais sintomas da depressão. É comum o sentimento de vazio e falta de pertencimento a algo se aflorar durante o quadro de depressão.

Desinteresse

A mudança brusca nos gostos pode ser um sinal de alerta, pacientes com depressão tendem a perder frequentemente o interesse em atividades que antes consideravam interessantes.

Alterações no sono

Insônia ou hipersonia são reclamações frequentes de pacientes que sofrem com a depressão. A dificuldade de pegar no sono e acordar também são comuns e devem ser tratadas com a medicação adequada.

Alterações no peso

As alterações de peso podem aparecer por mudança nos hábitos alimentares ou não. A própria medicação pode causar a mudança repentina por inibir ou aflorar o apetite.

Pensamentos suicidas

Pacientes com depressão grave costumam desenvolver pensamentos suicidas como consequência da doença. Em um estágio avançado este é um grande problema que os mais próximos devem prestar muita atenção, pois pessoas que estão sofrendo de depressão tendem a arquitetar e em muitos casos tentar o suicídio.

Caso precise de ajuda o CVV funciona 24h e atende gratuitamente por Skype, Voip ou pelo telefone 144, com total sigilo.

Conhece alguém que tem depressão e sofre com a boca seca? Compartilhe esse post com ela nas redes sociais.

Os produtos bioXtra estão disponíveis nas melhores farmácias do Brasil e do mundo! Para encontrar uma perto de você busque com seu endereço ou CEP no link: http://bioxtra.com.br/onde-comprar/

Postagens Recentes

Deixe um Comentário