Depressão nervosa: Tudo o que você precisa saber | bioXtra

Depressão nervosa: Tudo o que você precisa saber

 em Depressão, Dia a dia

Disfunção que muitas vezes passa despercebido no cotidiano como um estresse comum. Confira neste artigo tudo que você precisa saber sobre a depressão nervosa!

A depressão é uma disfunção psicológica que afeta todo o corpo com apatia, sentimento de vazio e uma tristeza incapacitante. O espectro da depressão é muito amplo e mutável, sem tratamento o paciente pode passar rapidamente entre vários níveis e gravidades desses sentimentos, levando a uma depressão grave e de difícil tratamento.

Por ser uma doença com muitas variações de estágio, é difícil em muitos casos diferenciar e fazer o diagnóstico correto em cada pessoa sobre a depressão. É sempre interessante que a família e os amigos estejam atentos aos sintomas, pois muitas vezes o próprio paciente está focado em outras coisas de sua vida e vê aquilo como normal, prejudicando sua saúde mental por mais tempo.

A depressão conta com 9 variações de tipos, que incluem:

  • Depressão pós parto;
  • Depressão bipolar;
  • Depressão reativa;
  • Depressão atípica;
  • Depressão afetiva-sazonal;
  • Depressão psicótica;
  • Depressão pré menstrual;
  • Distimia;
  • Depressão nervosa.

A depressão nervosa é uma perturbação de humor que persistentemente distorce como o paciente vê o mundo, alterando seu comportamento normal como um todo e sua visão de si mesmo, podendo ter como consequência baixa auto estima, vergonha de coisas que antes não sentia e achando as coisas ao seu redor sem graça.

Este tipo de depressão pode também ser chamado de depressão major e causa um sentimento tão grande de impotência que pode gerar outros sintomas comuns da depressão como consequência. Alguns desses sintomas são: dores pelo corpo sem razão aparente, cansaço, insônia ou hipersonia, apatia total, isolamento e até alterações no paladar e apetite do paciente.

Diferente dos outros tipos, a depressão nervosa causa ataques de nervos frequentes e longos que levam o paciente ao total esgotamento físico e mental. Pessoas que não sofrem com esta disfunção costumam se sentir nervosos com algum motivo e se acalmar novamente logo em seguida, seguindo um fluxo normal de alteração de humor. Já pacientes com depressão nervosa costumam, principalmente, sofrer em algum nível com algum transtorno de ansiedade generalizada, (TAG).

Solução

Se você estiver se sentindo triste, preocupado, tendo que lidar com ataques de nervos repentinos e frequentes além de fora do controle normal do seu humor, desabafe com alguém de sua confiança, procure ajuda e apoio para esse momento de coragem e descobertas. A depressão muitas vezes pode ser tratada e até curada sem a necessidade da medicação padrão via oral.

O primeiro passo é para resolver é reconhecer o problema que se está passando e buscar caminhos para melhorar dia após dia. O caminho pode ser longo mas com os profissionais corretos e de confiança por perto, você terá o apoio que necessita. Busque um psicólogo ou psiquiatra para com o diagnóstico dar iniciar os tratamentos e melhorar a sua qualidade de vida.

Você também sofre de crises nervosas frequentes e não sabe o que é? Conte pra gente sua experiência!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar