Diabetes causa boca seca? Leia esse texto e descubra!

 em Dia a dia, Diabetes

Doença causada pelo alto nível de glicose no sangue afeta 422 milhões de pessoas com diversos sintomas. Descubra neste texto se a diabetes causa boca seca!

No Brasil, estima-se que quase 7% da população sofra de algum tipo de diabetes ao longo da vida. Com diagnóstico demorado, é muito comum o paciente só descobrir com o aparecimento das complicações para o dia a dia.

A diabetes é uma síndrome metabólica que pode ter diversas origens que resultam na falta ou na incapacidade da insulina realizar suas funções no corpo, causando o aumento de açúcar na corrente sanguínea.

Tipos de diabetes

Tipo 1

Mais comum em crianças e adolescentes, a diabetes tipo 1 se caracteriza pela pouca ou nenhuma insulina liberada pelo corpo. Esse tipo de diabetes é sempre controlada com planejamento alimentar, medicamentos e insulina.

Tipo 2

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes 90% dos pacientes que sofrem com a doença tem a diabetes tipo 2. Mesmo sendo mais comum em adultos, este tipo pode aparecer também em crianças. Na maioria dos casos pode ser controlado apenas com mudanças na alimentação e exercícios físicos frequentes.  

Gestacional

As alterações na glicemia durante a gravidez são comuns e devem ser observadas principalmente a partir do 2º trimestre gestacional, pois os sintomas podem ser imperceptíveis.

É importante ressaltar que quando o diabetes gestacional é tratado de forma adequada, não traz consequências para a saúde do bebê.

Pré diabetes

É o nome usado para pessoas do grupo de alto risco como hipertensos, obesos, pessoas com idade avançada e com níveis de glicose mais altos que o recomendado. O diagnóstico da pré-diabetes deve servir como um sinal de alerta pois metade dos pacientes tendem a desenvolver a doença.

Principais sintomas da diabetes

  • Boca seca;
  • Urinar com muita frequência;
  • Fadiga;
  • Aumento de apetite;
  • Alterações no peso;
  • Dificuldade de concentração;
  • Cicatrização lenta.

Na maioria dos casos, a boca seca em pacientes diabéticos é causado por reação adversa dos medicamentos ingeridos e pelo alto nível de açúcar no sangue. Outros motivos que podem piorar a secura das mucosas orais é a desidratação, ser fumante e respirar pela boca com frequência.

A neuropatia diabética é uma condição que pode piorar o sintoma de boca seca, os danos causados aos nervos também podem causar dores, formigamentos e em casos graves amputações.

Para aliviar o desconforto que a secura bucal trás, é recomendado o uso do repositor salivar bioXtra! Com uma linha completa para boca seca, os produtos bioXtra contém enzimas salivares idênticas as naturais e é livre de detergentes como Lauril Sulfato de Sódio.

O gel oral bioXtra deve ser usado nas gengivas e bochechas para hidratar por mais tempo as mucosas, já o spray oral deve ser levado com você durante o dia para reaplicação nos momentos de desconforto.

Para o momento da escovação diária é indicado o uso de um creme dental menos abrasivo do que os tradicionais famosos nas prateleiras, o Creme Dental bioXtra limpa os dentes de forma delicada e respeitando a microbiota ali presente. Para uma higiene oral completa, o enxaguatório bucal deve ser usado como um complemento, ajudando a manter a saúde da sua boca e mantendo a hidratação.

Conhece alguém que tem diabetes e sente a boca seca? Compartilhe esse artigo pelas redes sociais e ajude um amigo!

Os produtos bioXtra estão disponíveis nas melhores farmácias do Brasil e do mundo! Para encontrar uma perto de você busque com seu endereço ou CEP no link: https://bioxtra.com.br/onde-comprar/

Banner venda todos os produtos big

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar