Diabetes e boca seca andam juntas - entenda! | bioXtra

Diabetes e boca seca andam juntas – entenda!

 em Boca seca, Causas, Diabetes

Talvez você não saiba, mas diabetes e boca seca, geralmente, acontecem  em um mesmo paciente.

A boca se torna extremamente seca quando não produzimos saliva o suficiente. Além de ajudar no processo da digestão dos alimentos, a saliva neutraliza os ácidos da boca ajudando a prevenir a cárie e gengivite.

Esta condição também pode levar a outros problemas, como infecções nas glândulas salivares, lesões, infecções por fungos, irritação em torno dos cantos da boca, além de outras questões para pacientes com diabetes, como os efeitos colaterais dos medicamentos e níveis elevados de açúcar no sangue. O desenvolvimento da neuropatia diabética também pode causar boca seca.

Neuropatia diabética é um distúrbio nervoso que acomete quem porta a doença. Elas podem, com o passar do tempo, sofrer danos nos nervos ao longo do corpo. Algumas pessoas podem experimentar dor, formigamento ou perda de sensibilidade principalmente nas mãos, braços, pernas e pés. No entanto, esses problemas também podem ocorrer no sistema digestivo, coração e órgãos reprodutores. Cerca de 60 a 70% das pessoas com diabetes possuem algum tipo de neuropatia e a boca seca está entre elas.

O que fazer

Para os portadores de diabetes e boca seca algumas ações que podem ajudar são: beber muita água, em pequenos goles, durante todo o dia em vez de beber grandes quantidades em uma só vez; comer vegetais e frutas que contenham bastante água; evitar alimentos e bebidas com alto teor de sal e açúcar; evitar álcool, cafeína e alimentos secos como biscoitos e torradas.

Pode haver a recomendação para o uso de chicletes sem açúcar ou balas sem açúcar para estimular a produção de saliva.

Mas se todos esses recursos não tiverem o efeito desejado e você ainda estiver com a boca seca, pode fazer uso de saliva artificial já disponível no mercado. Enxaguantes bucais que hidratem a boca podem ser muito recomendados, melhor ainda ser forem sem álcool ou peróxido, pois, estas substâncias podem causar ressecamento na boca.

A ausência de açúcar também é fundamental nestes enxaguatórios, porque propicia seu uso por pacientes diabéticos, por longo prazo. A higiene bucal é fundamental para prevenir a boca seca ou lidar com o problema, caso ele ocorra.

A boca seca (xerostomia) é comum em pacientes diabéticos, uma vez que a doença pode ocasionar a destruição das glândulas salivares pela glicemia elevada, por isso os produtos bioXtra são mais indicados por terem composição idêntica a saliva natural produzida pelo corpo humano.  Boca seca e diabetes podem caminhar juntas, mas não precisam, necessariamente, diminuir a sua qualidade de vida!

Veja esse vídeo feito pela Monica Lenzi do Diabetes&Você

Postagens Recentes
Mostrando 11 comentários
  • Sonia
    Responder

    Olá tenho esse problema de boca seca e sede excessiva, mas sinto tremor no corpo e nas mãos , sinto fraqueza, desânimo e tristeza
    Acho q sou ansiosa

    • bioXtra
      Responder

      Olá, Sonia. Nossos produtos são um poderoso aliado no tratamento do sintoma de boca seca. Garantem alívio imediato e duradouro após o uso. Experimente e diga-nos o que achou. Para saber mais sobre toda nossa linha de produtos para bocas secas, acesse: http://bioxtra.com.br/lista-de-produtos/
      Em relação aos outros sintomas, procure um médico para que possa ser analisado o seu caso e recomendado o procedimento adequado para sua situação.

  • FRANKLIN BARBOSA BEZERRA SILVA
    Responder

    Tava tomando remédios para dor na coluna e parei, há alguns dias estou sentindo a minha boca seca . Mas tbm pode ser diabetes que nunca fiz o exame .

  • Luiz Carlos
    Responder

    Olá minha boca fica muito seca a noite e eu não era muito de ir no banheiro mas agora levanto até 5 vezes a noite e me dá muita sede as vezes acordo com a língua pregando…

    • bioXtra
      Responder

      Olá, Luiz Carlos. Os sintomas de boca seca variam de pessoa para pessoa. Somente o consumo de água não resolve o problema. Há a necessidade, como no seu caso, de um consumo excessivo de água, porém sem um alívio duradouro do sintoma. Para este tipo de situação usa-se muito a Saliva Artificial, sendo um poderoso aliado no tratamento da Xerostomia. Para saber mais acesse: http://bioxtra.com.br/entenda-o-que-e-boca-seca/

  • diabetes atividade fisica
    Responder

    Nossa esse site e incrível, muitas informações incríveis, adorei, continue com esse incrível trabalho,
    vou ler o resto do site.

  • Veronica quinto Pedro
    Responder

    Também sou diabética minha boca fica tão seca que chega a machucar bebo tanta água mais não adianta

  • Stuart
    Responder

    Nossa gostei muito, esse site aqui manda muito bem.
    a equipe esta de parabens, recomendo.
    vou compartilhar no facebook.

    • bioXtra
      Responder

      Obrigado. 😀

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar