Diabéticos podem ou não comer alimentos com amido?

O amido é um ingrediente polêmico, como muitos outros. Leia este post e descubra definitivamente se amido pode ou não ser consumido por diabéticos!

O diabetes é uma doença caracterizada pela carência produtiva e/ou de ação de insulina, hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo necessita de insulina para usar a glicose, que consumimos através de alimentos, como fonte de energia.

O organismo do diabético, porém, não produz insulina ou não consegue usar a glicose de forma apropriada. Por isso, a pessoa diagnosticada com a doença tem hiperglicemia, ou seja, o índice de glicose no sangue fica elevado. Porém, essa situação deve ser controlada e evitada, uma vez que pode prejudicar vasos sanguíneos, nervos e órgãos.

Como deve ser a alimentação do diabético

O tratamento do diabetes objetiva manter os níveis de açúcar no sangue regulares, através de controle contínuo, terapia com insulina, dieta e exercícios físicos. O tratamento do diabetes está diretamente associado a uma alimentação saudável, no entanto, nem sempre o diabético sabe a melhor maneira de seguir uma dieta adequada.

A alimentação recomendada para os diagnosticados com diabetes deve considerar alimentos diversificados, em porções controladas. O intuito deve ser sempre atingir e manter o peso ideal, impedir o aumento de colesterol, glicose e outras gorduras no sangue, como também prevenir maiores danos à saúde e ao bem-estar.

Com o objetivo de manter uma boa qualidade de vida, o diabético deve considerar consumir diariamente e em porções adequadas:

  • Alimentos construtores: através de proteínas, cálcio e ferro, encontrados em carnes magras, ovos, leites e derivados.
  • Alimentos energéticos: através de carboidratos complexos, como cereais, massas, pães e raízes.
  • Alimentos reguladores: através de carboidratos, fibras, minerais e vitaminas, como frutas, legumes e verduras.

De modo geral, a dieta recomendada para o diabético é praticamente a mesma para a pessoa que não tem a doença e pretende levar uma vida saudável. O ideal é que a pessoa inclua alimentos dos três grupos em cada refeição.

Para quem é diagnosticado com diabetes, frisa-se o fato de que açúcares, doces, farinha branca e massas devem ser consumidos somente em pequenas quantidades, como também bebidas açucaradas ou alcoólicas.

Se o diabetes estiver devidamente controlado, no entanto, com um tratamento seguido à risca e controle de carboidratos, é possível utilizar pequenas porções de açúcar junto a refeições balanceadas.

Amido X Diabetes

O amido é um carboidrato composto especialmente por glicose com ligações glicosídicas. Trata-se de um polissacarídeo produzido pelas plantas verdes, sendo útil como reservatório de energia.

É o carboidrato mais comum na alimentação humana, encontrado em abundância em alimentos como arroz, batatas, ervilha, feijão, mandioca, milho e trigo. Alimentos constituídos por amido integram uma dieta saudável. Porém, o que deve ser levado em conta é a quantidade consumida.

Todo alimento consumido em excesso faz mal à qualidade de vida humana, sendo que o descuido com a alimentação pode prejudicar tanto a saúde física quanto a mental.

Como é a sua alimentação hoje em dia? Se você pretende seguir uma dieta para controlar o nível de glicose no sangue e levar uma vida saudável, agora já sabe como. Compartilhe!

Postagens recentes

Deixe Seu Comentário