Entenda a relação entre diabetes e saúde bucal

 em Causas, Diabetes

Muitas condições patológicas contribuem para a má cicatrização dos tecidos da boca, e as pessoas com diabetes são bastante vulneráveis a estes problemas. Leia!

Diabetes e saúde bucal podem e devem caminhar juntas. Pessoas com diabetes apresentam maior propensão a contrair doenças gengivais severas, pois são mais suscetíveis às infecções, apresentando uma diminuição na capacidade de combater as bactérias que invadem o tecido gengival. Infecções e cáries acabam sendo bastante comuns.

Diabetes e a boca

Quem tem diabetes também tem tendência a uma cicatrização deficiente dos tecidos da boca, dificultando possíveis tratamentos. Por isto é muito importante uma regularidade de cuidados para manter a saúde bucal.

O diabetes afeta o funcionamento das glândulas salivares e quando não produzimos saliva o suficiente, a boca se torna além de seca, fonte de possíveis problemas. Além de auxiliar no processo da digestão dos alimentos, a saliva neutraliza os ácidos da boca ajudando a prevenir cáries e gengivite. A doença gengival, assim como outras infecções, pode ser um fator contribuinte para o aumento de açúcar no sangue, podendo tornar o controle do diabetes mais complexo.

A falta de umidade na boca também pode levar a outros problemas, como lesões, infecções por fungos e irritação em torno dos cantos da boca. Para pacientes com diabetes os efeitos colaterais de medicamentos, podem ser outro agravante.

Cuidados

Se você tem diabetes é bom informar seu dentista. Ele poderá pedir uma análise de sangue para determinar o controle de patologias. A grande maioria das pessoas com diabetes não precisa de rigorosos controles, mas é conveniente uma ação conjunta entre seu médico e seu dentista, para ter certeza de que você não precisa de recomendações específicas.

Diabetes e saúde bucal vão andar juntas se você tiver alguns cuidados, como:

Se você colocou aparelho nos dentes e tem diabetes, tenha a certeza de que nenhum dos arames ou brackets esteja danificado e, se estiver que possa ser consertado antes que formem lesões.

Evite se submeter a qualquer procedimento dentário, a menos que seja um caso excepcional, se o açúcar do sangue não estiver em taxas adequadas.

Quem tem diabetes e saúde bucal em dia tem muito mais qualidade de vida!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar