Estresse afeta saúde bucal. Fique atento! | bioXtra

Estresse afeta saúde bucal. Fique atento!

 em Causas

Quando nosso organismo percebe uma ameaça, ele libera hormônios que nos ajudam a sobreviver, seja fugindo ou lutando obstinadamente. A sucessão desses eventos pode levar a problemas de saúde, como os problemas da boca. Estresse e saúde bucal não costumam se dar bem.

Mecanismos do estresse

Quando atravessamos eventos estressantes, as glândulas suprarrenais aumentam a secreção de glicocorticoides que ajudam a recuperarmos a calma. Mas quando o estresse é crônico, esse mecanismo para de funcionar, o que aumenta a formação de células gordurosas, levando a pessoa a procurar doces e gorduras para restaurar o estado de calma.

Quando essas reações acontecem dentro de um contexto, com um perigo real, o estresse tem um efeito favorável, porém, quando essas reações ocorrem pela frustração de objetivos ou circunstâncias que esgotam nossas capacidades, o estresse passa a ter efeitos patológicos com sintomas negativos, dentre eles a boca seca (xerostomia) que pode causar outros problemas de saúde.

Estresse e a boca

A xerostomia acontece por fatores que desidratam a boca e ressecam a mucosa bucal. Dentre estes fatores, que são muitos, encontramos a respiração bucal, diversas doenças, medicamentos, desidratação corporal excessiva e também o estresse.

Em casos de estresse, é importante ficar claro que, mesmo que a produção salivar esteja adequada, é a composição dela que pode estar alterada, como sua coloração, viscosidade, turbidez e Ph. Por isso mesmo produzindo saliva, podemos ter a sensação de boca seca. A avaliação médica é fundamental.

Notadamente o estresse é uma alteração generalizada do nosso organismo para adaptar-se a uma situação nova ou às mudanças de um modo geral. O estresse é uma engenhoca necessária que o nosso corpo utiliza para fazer com que fiquemos mais atentos e sensíveis diante de situações de perigo ou dificuldade. Mas, se o estresse passa do tipo transitório para acumulativo, várias alterações psicofisiológicas afetarão o nosso cotidiano. Muitos sintomas incômodos serão sentidos, em muitos níveis, sendo a xerostomia que afetam a saúde bucal.

A xerostomia (boca seca) pode causar:

  • Dificuldades de falar e engolir,
  • Mau hálito,
  • Dor na língua,
  • Ardência bucal,
  • Intolerância a próteses
  • Gosto amargo constante na boca.

Esses sintomas afetam muito a qualidade de vida das pessoas, mas antes de iniciar qualquer tratamento é preciso identificar a sua causa. A secura de boca pode ter várias origens, sendo o estresse uma delas. Nunca faça um auto diagnostico. Procure um médico.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar