Estresse afeta saúde bucal. Fique atento!

 em Causas

Quando nosso organismo percebe uma ameaça, ele libera hormônios que nos ajudam a sobreviver, seja fugindo ou lutando obstinadamente. A sucessão desses eventos pode levar a problemas de saúde, como os problemas da boca. Estresse e saúde bucal não costumam se dar bem.

Mecanismos do estresse

Quando atravessamos eventos estressantes, as glândulas suprarrenais aumentam a secreção de glicocorticoides que ajudam a recuperarmos a calma. Mas quando o estresse é crônico, esse mecanismo para de funcionar, o que aumenta a formação de células gordurosas, levando a pessoa a procurar doces e gorduras para restaurar o estado de calma.

Quando essas reações acontecem dentro de um contexto, com um perigo real, o estresse tem um efeito favorável, porém, quando essas reações ocorrem pela frustração de objetivos ou circunstâncias que esgotam nossas capacidades, o estresse passa a ter efeitos patológicos com sintomas negativos, dentre eles a boca seca (xerostomia) que pode causar outros problemas de saúde.

Estresse e a boca

A xerostomia acontece por fatores que desidratam a boca e ressecam a mucosa bucal. Dentre estes fatores, que são muitos, encontramos a respiração bucal, diversas doenças, medicamentos, desidratação corporal excessiva e também o estresse.

Em casos de estresse, é importante ficar claro que, mesmo que a produção salivar esteja adequada, é a composição dela que pode estar alterada, como sua coloração, viscosidade, turbidez e Ph. Por isso mesmo produzindo saliva, podemos ter a sensação de boca seca. A avaliação médica é fundamental.

Notadamente o estresse é uma alteração generalizada do nosso organismo para adaptar-se a uma situação nova ou às mudanças de um modo geral. O estresse é uma engenhoca necessária que o nosso corpo utiliza para fazer com que fiquemos mais atentos e sensíveis diante de situações de perigo ou dificuldade. Mas, se o estresse passa do tipo transitório para acumulativo, várias alterações psicofisiológicas afetarão o nosso cotidiano. Muitos sintomas incômodos serão sentidos, em muitos níveis, sendo a xerostomia que afetam a saúde bucal.

A xerostomia (boca seca) pode causar:

  • Dificuldades de falar e engolir,
  • Mau hálito,
  • Dor na língua,
  • Ardência bucal,
  • Intolerância a próteses
  • Gosto amargo constante na boca.

Esses sintomas afetam muito a qualidade de vida das pessoas, mas antes de iniciar qualquer tratamento é preciso identificar a sua causa. A secura de boca pode ter várias origens, sendo o estresse uma delas. Nunca faça um auto diagnostico. Procure um médico.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar