Garganta arranhando ou irritada: por que acontece?

Sentir a garganta irritada ou arranhando gera desconforto na hora de beber, comer e até conversar. A dor de garganta pode indicar uma infecção viral ou apenas uma situação de desconforto que pode voltar ao normal em poucos dias, sem tratamento médico.

Causas

A garganta irritada pode ser provocada por diversos fatores, dentre eles, a tosse ou espirro que libera partículas danosas e pode ocasionar a coceira nessa região. São algumas das principais causas da sensação de garganta arranhando:

  • Tom de voz: quando o tom de voz é elevado e você o mantém assim por muito tempo, como durante uma conversa ou palestra, os músculos da garganta ficam tensos, causando posteriormente a irritação na garganta.
  • Ar seco: é comum principalmente no inverno sentir a garganta arranhada. Isso ocorre por causa do constante ar seco presente nessa estação fria, ainda mais durante a noite. Colocar um umidificador de ar no quarto contribui para evitar de acordar pela manhã com a garganta irritada.
  • Gripe e resfriado: o famoso resfriado é uma das principais causas de irritação na garganta, pois geralmente aparece acompanhado de uma infecção viral que afeta essa região do corpo. A dor de garganta também é constantemente associada a um sintoma de gripe, cujo vírus pode afetar também o nariz e os pulmões. Vale lembrar que a garganta irritada é apenas um dos sintomas iniciais da gripe, que pode evoluir para tosse seca e febre alta.
  • Alergias e inflamação: pessoas alérgicas a ácaros, pó, mofo e outras substâncias, quando expostas a elas, podem sentir o desconforto instantâneo na garganta, como também notar os olhos vermelhos ou inchados e secreções nasais.
  • Hábitos: fumar, consumir bebidas alcoólicas em excesso e até ingerir alimentos picantes podem ser motivos para sentir a garganta arranhando ou irritada.
  • Poluição: a inserção de gases prejudiciais e elementos químicos no meio ambiente resulta na poluição do ar. A poluição é um dos principais motivos de garganta irritada em países desenvolvidos, como os Estados Unidos, e o quadro geralmente agrava-se à noite, quando a pessoa atingida sente a garganta mais seca.

 

Por que a garganta resseca?

A garganta fica seca porque as membranas mucosas ressecam-se por uma causa específica, como dormir com a boca aberta, respirar pela boca, fica por muito tempo em um ambiente com ar seco ou falta de hidratação adequada durante o dia.

A garganta também pode ressecar por conta do tabagismo, regurgitações, inflamações locais, infecções e alergias. Já em situações mais graves e delicadas, como um câncer de esôfago ou de garganta, o ressecamento na garganta pode ser mais um desconforto causado no paciente.

A halitose (ou mau hálito) é uma das principais razões do ressecamento da garganta, principalmente durante o inverno, quando a umidade do ar diminui consideravelmente. Há ainda outros motivos que provocam o desconforto nessa região do corpo, como o uso de anti-histamínicos e outros medicamentos.

A garganta é uma parte do corpo de extrema importância, pois ela é composta por órgãos associados à digestão, respiração e também a comunicação. Como você tem cuidado da sua garganta? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo. 

Postagens recentes

Deixe Seu Comentário