Hiperglicemia hiperosmolar: saiba o que é e como evitar | bioXtra

Hiperglicemia hiperosmolar: saiba o que é e como evitar

 em Dia a dia, Tratamento

Crises de hiperglicemia podem gerar diversos efeitos desagradáveis aos diabéticos. Um deles é a cetoacidose, quadro grave para os pacientes. Saiba como evitar.

A hiperglicemia é uma situação bastante conhecida pelas pessoas de modo geral. O quadro hiperglicêmico hiperosmolar é um problema que ocorre entre os diabéticos não insulinodependentes, o qual tem como consequência a elevação extrema do nível glicêmico no sangue sem que haja a presença de cetonas (ácidos sanguíneos).

Causas

A principal causa da hiperglicemia é a falta de insulina no organismo ou sua atividade deficiente. O problema pode ser decorrente de:

  • Alimentação não balanceada e falta de exercícios físicos;
  • Aplicação inapropriada de insulina;
  • Estresse físico, provocado por uma doença;
  • Estresse mental, causado por situações externas, como as profissionais ou pessoais;
  • Resistência insulínica (desequilíbrio entre a quantidade de insulina produzida e o funcionamento desta);
  • Fenômeno do alvorecer: condição pela qual todas as pessoas passam, independentemente do diagnóstico diabético, em que o fígado libera uma taxa alta de glicose.

Conheça o fenômeno do alvorecer

Trata-se da produção diária de hormônios que o corpo produz entre quatro e cinco horas da manhã, a qual gera uma reação do fígado, que libera glicose para o corpo ter energia para o novo dia.

As pessoas com diabetes, porém, não têm insulina suficiente (ou em pleno funcionamento) para responder a esse aumento de açúcar no sangue, de modo que o índice glicêmico pode se elevar drasticamente.

Recomenda-se realizar as dicas a seguir para evitar os efeitos negativos do fenômeno: jantar no início da noite, realizar uma leve caminhada depois do jantar, controlar o índice glicêmico com medicamentos controlados para essa ocasião.

Sintomas e tratamento

Os principais sintomas da hiperglicemia hiperosmolar são o excesso de urina, provocado pelo aumento do açúcar na corrente sanguínea e na urina, e a sede excessiva, resultante desse distúrbio.

A melhor maneira de reduzir o índice glicêmico no sangue é praticar atividade física regularmente. Porém, se o nível de glicose sanguínea for muito exagerado, é importante verificar se existe a presença de cetonas, as quais provocam a cetoacidose diabética, situação grave que pode levar à morte.

A verificação é feita pela análise de cetonúria (na urina) ou cetonemia (cetonas no sangue). Nestes casos, os exercícios físicos não são indicados, pois podem descompensar o metabolismo e elevar mais ainda a glicose.

Avaliar a dieta alimentar e adequá-la conforme a necessidade do exame clínico é sempre uma ótima forma de tratar o diabetes. Caso o pico de açúcar no sangue continue a ser frequente, recomenda-se reajustar as doses de aplicação de insulina ou de medicamentos de acordo com a prescrição de um profissional.

Evite a hiperglicemia

Monitorar diariamente a taxa de glicose no sangue é a ação mais eficiente para os diabéticos que querem evitar as consequências da hiperglicemia. Veja por que você deve ter o autocontrole da disfunção:

  • Favorece o acompanhamento e tratamento médicos, uma vez que você conseguirá passar mais detalhes à equipe profissional que lhe ajuda a controlar a doença.
  • Possibilita que você saiba com mais precisão qual dose de insulina deve aplicar e em que momento do dia.
  • Permite o maior controle do diabetes e, automaticamente, evita seus efeitos colaterais, já que você saberá quais fatores do seu estilo de vida deverão ser modificados para se manter saudável.

Fazer escolhas hábitos saudáveis ainda é o melhor tratamento para garantir a qualidade de vida prolongada. O que você faz para evitar crises de hiperglicemia? Compartilhe suas principais dicas nos comentários e auxilie outras pessoas a controlar o diabetes.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar