Mitos e verdades sobre diabetes | bioXtra

Mitos e verdades sobre diabetes

 em Diabetes

Receber o diagnóstico positivo de diabetes faz com que o paciente precise mudar seus hábitos e estilo de vida de forma imediata. Conheça os principais mitos e verdades sobre a doença.

O diabetes é uma doença caracterizada pela elevação do açúcar no sangue devido à deficiência de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas. O problema atinge cerca de sete milhões de pessoas no Brasil e tem causas diversas.

O que você deve saber sobre diabetes

A alimentação rica em gorduras e a falta de uma rotina com atividades físicas estão entre as principais razões do aparecimento do problema, que é crônico. Por causa de sua popularidade e gravidade, existem vários mitos e verdades acerca da doença. Conheça alguns deles.

Açúcar mascavo, mel e caldo de cana estão liberados

Estes três alimentos, apesar de serem naturais, têm uma quantidade considerável de sacarose, açúcar que as pessoas com diabetes devem evitar ao máximo. Com isso, os níveis de glicose no sangue podem aumentar consideravelmente, o que não é favorável para o quadro diabético.

Aplicar insulina ocasiona dependência química

A aplicação de insulina não gera qualquer espécie de dependência, seja esta psíquica ou química. O hormônio é fundamental para possibilitar a entrada de glicose na célula, de modo que se torne fonte de energia. As pessoas com Diabetes Tipo 1 são dependentes da aplicação porque, neste caso, a deficiência do hormônio é crônica e de nascença.

Diabéticos não podem comer doces

Pessoas diagnosticadas com diabetes podem comer alimentos com açúcar, como balas e chocolates. A proibição dessas comidas não chega a ser necessária, porém, é muito importante que o consumo aconteça em quantidade equilibrada com a dieta alimentar e combinado com uma rotina de atividades físicas.

Frutas estão liberadas na dieta dos diabéticos

As frutas são indiscutivelmente alimentos que fazem bem para a saúde, em especial por conterem substâncias como fibras, minerais e vitaminas. Porém, algumas frutas contêm alta taxa glicêmica e devem ser moderadas na dieta dos diabéticos.

Carboidratos também estão presentes nesses alimentos, por isso, o cuidado deve ser especial no momento de incluir na alimentação. O recomendado é que a pessoa diabética consulte seu nutricionista para escolher qual o melhor tipo e quantidade de fruta ideal para a dieta dela.

O consumo de bebidas alcoólicas é proibido

Beber álcool sendo diabético até é permitido, mas somente de forma esporádica. Além disso, o consumo deve estar sempre acompanhado de uma refeição, para evitar a hipoglicemia ou dificultar a recuperação da crise hipoglicêmica.

Realizar o acompanhamento glicêmico antes e depois de consumir bebida alcoólica também é indicado. Entre as possibilidades de bebidas, as destiladas são as mais recomendadas, enquanto que as fermentadas, como as cervejas, podem gerar consequências mais prejudiciais à saúde.

Pessoas acima do peso e obesos necessariamente desenvolvem diabetes

A obesidade é, de fato, um fator de risco para a Diabetes Tipo 2. Porém, essa realidade isolada não é o motivo do aparecimento da doença. Fatores como faixa etária e histórico familiar também influenciam, sendo que o conjunto de situações torna-se um real agravante do problema.

Conviver com uma disfunção metabólica crônica faz com que pacientes precisem mudar seu estilo de vida e hábitos. O diabetes requer controle diário e acompanhamento médico, porém, é possível levar uma vida com boa qualidade mesmo com o diagnóstico positivo da doença.

Conhece alguém que convive com o problema? Marque nos comentários e mostre esses mitos e verdades para mais pessoas.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar