O governo quer saber: é importante ter cirurgião-dentista na UTI? | bioXtra

O governo quer saber: é importante ter cirurgião-dentista na UTI e em home care?

 em Notícia

Projeto de Lei apresentado em 2013 pretende fazer com que seja obrigatório o atendimento de cirurgiões-dentistas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e a pacientes em regime domiciliar.

O Projeto abrange hospitais públicos e privados, além de pacientes na modalidade home care que apresentam riscos associados à saúde bucal. O trâmite está em fase de consulta pública, que intenciona coletar a opinião da sociedade sobre a aprovação do projeto.

Entenda a proposta

A PLC 34/2013, de autoria do deputado federal Neilton Mulim, está em tramitação no Senado. O Projeto prevê a obrigatoriedade da prestação de assistência odontológica em todo o território nacional para:

  • Pacientes em regime de internação hospitalar;
  • Portadores de doenças crônicas;
  • Pacientes em regime domiciliar na modalidade home care.

A proposta engloba todos os hospitais públicos ou privados de médio ou grande porte.

Estabelece ainda que os pacientes internados em ÜTI deverão ser atendidos por cirurgião-dentista, enquanto que os pacientes enquadrados nas demais situações apresentadas poderão receber assistência de outros profissionais devidamente habilitados para atuar na área, desde que sejam supervisionados por um odontólogo.

Por fim, define que a penalidade em razão do descumprimento da Lei será determinada em regulamento específico.

A importância do dentista na UTI

De acordo com estudo apresentado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), a falta de higienização bucal em pacientes de UTI deixa-os mais propensos a terem complicações como ressecamento labial, saburra lingual (língua branca) e úlceras traumáticas.

A pesquisa apontou que 40% dos pacientes internados ficam sujeitos à ventilação mecânica, o que os impede de fechar a boca, causando o ressecamento. Assim, facilita-se a colonização de comunidades microbianas (biofilmes), deixando o paciente mais vulnerável a ter problemas com a saúde bucal.

A importância da presença do cirurgião-dentista UTI ficou clara à medida que ocorreu uma diminuição significativa de casos de pneumonia relacionados à ventilação mecânica ao final da pesquisa, variando de um a nenhum caso. Durante o estudo, a higienização bucal nos pacientes foi realizada três vezes por dia, com kits de higiene individuais e descartáveis.

Como votar Sim

A consulta pública está acontecendo através do site do Senado. Quem quiser participar, votando a favor da obrigatoriedade da prestação de assistência odontológica a pacientes de UTI e home care, deve realizar os seguintes passos:

  1. Acessar o endereço da consulta pública, através deste link.
  2. Responder a questão “Você apoia essa proposição?”, clicando na opção “Sim”, em verde.
  3. Selecionar a opção “Confirmar”.
  4. Realizar um simples cadastro, que pode ser feito através do login do Facebook, do login do Google ou de um cadastro específico do site do Senado, com o fornecimento de informações pessoais básicas.
  5. Após realizado o cadastro, será necessário confirmar novamente a opção de voto selecionada, clicando na opção “Confirmar”.

A participação da sociedade é fundamental para alcançarmos a melhor qualidade de assistência profissional multidisciplinar tanto na saúde pública quanto na saúde privada no Brasil. Qual a sua opinião? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.

Para saber mais consulte o site do CEMOI

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar