O que a tarja do seu remédio tem a dizer | bioXtra

O que a tarja do seu remédio tem a dizer

 em Dia a dia

Tem o costume de tomar medicações por conta própria e não entende as tarjas na embalagem? Entenda neste artigo o que a tarja do seu remédio tem a dizer!

As tarjas presentes nos medicamentos são feitas em um padrão nacional para que não haja risco principalmente para pacientes.

Separadas de forma organizadas por cores e inscrições na caixa, a faixa colorida presente nos remédios é escolhida de acordo com o risco a saúde e gravidade das reações adversas.

Pacientes com hipocondria virtual devem tomar cuidado com as facilidades da internet. É muito comum que as pessoas pesquisem seus sintomas antes de consultar um especialista no assunto, por isso é tão importante a solicitação do farmacêutico de receituário no ato da compra de medicamentos.

Todos os medicamentos vendidos em território brasileiro tem que ser registrados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que é responsável pela regulamentação, distribuição e revisão nos padrões em que se encaixam.

Para entender o que quer dizer cada cor de tarja de medicamentos e seus motivos, continue lendo!

Sem tarja

Usados sem abusos e da forma correta, os medicamentos sem tarja tem poucas contraindicações e efeitos colaterais. São medicamentos para tratamento de problemas simples como dores em geral, gripe, má digestão, entre outros.

Tarja amarela

A tarja amarela é usada apenas em medicamentos genéricos e deve ter descrito em sua embalagem “medicamento genérico” em letra azul.

Tarja vermelha (sem retenção da receita)

Os medicamentos com tarja vermelha são vendidos apenas com receita, porém não é necessária sua retenção. São remédios que podem provocar efeitos colaterais graves e tem em sua embalagem a frase “venda sob prescrição médica” além de terem contraindicações.

Tarja vermelha (com retenção de receita)

São medicamentos vendidos apenas com retenção do formulário de cor branca especial de receita. São remédios psicotrópicos e em sua embalagem está escrito “venda sob prescrição médica – só pode ser vendido com retenção de receita”.

Tarja preta

Identifica os remédios que afetam o sistema nervoso central, tem ação sedativa e também parte dos psicotrópicos que não se encaixam na tarja vermelha. Os medicamentos de tarja preta tem a inscrição “venda sob prescrição médica – o abuso deste medicamento pode causar dependência” e só podem ser comprados com receita especial na cor azul.

Medicamentos com tarja vermelha ou preta podem causar como reação adversa o ressecamento das mucosas e consequentemente da boca, é recomendado nestes casos o uso da linha bioXtra que tem produtos específicos para tratamento da boca seca.

Lembre-se, não é recomendado o uso de nenhum medicamento sem passar antes pela consulta formal com médico ou especialista, mesmo que seja o caso de remédios sem tarja. Todos os medicamentos tem contraindicações e reações adversas que podem alterar a saúde do paciente ou mascarar sintomas importantes para fechar um diagnóstico.

Os produtos bioXtra estão disponíveis nas melhores farmácias do Brasil e do mundo! Busque com o seu endereço ou CEP no link para encontrar um de nossos parceiros perto de você: https://bioxtra.com.br/onde-comprar/

Conhece alguém que tem faz uso de medicamentos com tarja e não sabe o significado de cada uma? Compartilhe este post nas redes sociais e ajude um amigo!

Banner venda todos os produtos big

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar