O que é e o que causa a Síndrome de Sjögren?

Dentro Causas

A Síndrome de Sjögren é uma doença cujo sistema imunológico passa a atacar células e tecidos do próprio corpo. É uma doença autoimune que investe contra estas células e tecidos como se estes fossem agentes invasores ameaçadores para a nossa saúde. A Síndrome causa muitos sintomas incômodos e um deles é a boca seca.

Na Síndrome de Sjögren o sistema imune produz autoanticorpos estimulando as células de defesas, como os linfócitos, por exemplo, a atacarem e destruírem partes do nosso próprio organismo; e, em se tratando desta Síndrome, os alvos atacados são as glândulas lacrimais e salivares, provocando sintomas como olhos e boca seca (xerostomia).

Contudo, a doença pode não se limitar a estas glândulas, podendo acometer também órgãos, articulações, nervos, pele, fígado, pâncreas, rins, pulmão…

Causas da Síndrome de Sjögren

Não se sabe exatamente por que o sistema imunológico destes pacientes, de repente, passa a agir de forma errônea e começa a atacar os tecidos e órgãos do próprio organismo; infelizmente esta é uma condição de quase todas as doenças autoimunes.

Entretanto, o componente genético é um fator preponderante, pois, os pacientes portadores da Síndrome de Sjögren apresentam, de fato, alguns genes em comum.

É bom esclarecer também que para a Síndrome de Sjögren surgir não basta somente uma herança genética. Outros fatores como infecções por vírus ou bactérias, parecem ser indispensáveis para que o sistema imunológico desses pacientes, geneticamente vulneráveis, passe a agir de forma anormal.

Boca seca

Quando a Síndrome de Sjögren provoca inflamação das glândulas salivares há uma queda na produção de saliva, levando à boca seca. Não só a boca se torna seca, mas a garganta também; há dificuldades para engolir, alteração no paladar, rouquidão e aumento de cáries e lesões nos dentes, gengivas, língua e também nos lábios.

Por tudo isso, alguns procedimentos em pacientes com a Síndrome visam redução dos sintomas mais incômodos. No caso da boca seca pode-se fazer uso de balas ou goma de mascar para a estimulação aumento da saliva, porém, melhor ainda é fazer uso de enxaguatórios bucais, ou saliva artificial com engredientes  enzimáticos como a lactoferrina, lisozima e o sistema de peroxidase, que reforçam o sistema imunológico da boca e simulam a saliva.

Esta é a melhor opção para higiene oral de pacientes que sofrem de boca seca e Síndrome de Sjögren.

Outro ponto é a escolha de uma solução oral livre de Clorexidina, pois, a Clorexidina é um bactericida que pode causar efeitos colaterais prolongados e indesejados como alteração na coloração dos dentes, da língua, além de causar muita sensibilidade oral e até mesmo uma desagradável descamação. Fique atento!

Postagens recentes
mostrando 14 Comentários
  • Maria Elisa janini
    Responder

    Oi,Sou estomatologista tenho pacientes com SSjogren além de outros com patologias que causam xerostomia. Apesar de indicar os produtos da sua linha a grande dificuldade é encontra-los principalmente o gel.As farmácias anunciadas não possuem o gel.Gostaria que me informasse realmente onde encontramos esses produtos.
    Obrigada

  • Brigida
    Responder

    Olá
    A secura só nos lábios é a mesma coisa?
    Obrigada
    Episódios esporádicos de secura na boça enquanto dorme de boça fechada também?

  • Nanci
    Responder

    Acordo de madrugada com dificuldade em abrir os olhos.já fui ao oftalmologista. Neurologista e nenhum soube me dizer o que era.gostaria de saber algo sobre

    • bioXtra
      Responder

      Olá, Nanci. A sua situação é específica. Recomendamos que vá ao médico para que ele possa analisar com precisão o seu caso e lhe recomendar o melhor procedimento a ser feito.

  • Aparecida Mendes
    Responder

    Boa tarde!
    Fui diagnosticada com SJogren há um ano. Mas , sofro há 10 anos com boca seca. Fui em vários especialistas, ninguém conseguiu me dar o diagnóstico correto. Sofri muito com boca seca. Um reumatologista que me informou. Ando sempre com uma garrafinha de água. Pesquisei bastante sobre SS. Nao achei seu produto para comprar fácil. Desisti.

    • bioXtra
      Responder

      Olá Aparecida, como vai?
      De onde a senhora é? Posso indicar um ponto de vendas próximo!

      De qualquer forma a senhora pode comprar os produtos na Oralbox tanto pelo site, quanto pelo telefone e receber em casa.
      http://www.oralbox.com.br/
      (11)4115-6004 / (11)940179-1657

  • IRINEU ELIAS
    Responder

    OLÁ! SOFRO DESTA SÍNDROME HÁ MAIS DE 4 ANOS E TENHO TAMBÉM GLOSSODINIA – ARDÊNCIA BUCAL, PRINCIPALMENTE NA LÍNGUA(ANGUSTIANTE).
    mAS É SOMENTE DURANTE A NOITE QUE ELA SE ,MANIFESTA – DURANTE O DIA É TUDO NUMA BOA.
    A SAIVA ARTIFICIAL AJUDA,, MAS NA BUA DIZ PARA NÃO ENGOLIR – TEM ALGUM PROBLEMA SE ENGOLIR?
    ABRAÇOS

  • Eliane Andrade
    Responder

    Deixei meu comentário lá em cima da pagina, deixei tb no bate papo estou aguardando uma resposta.

    • bioXtra
      Responder

      Olá, Eliane. O reumatologista tem a especialidade no tratamento de doenças que causam dores nas articulações, músculos e doenças imunológicas, como a síndrome de Sjögren. Em relação a boca seca temos um artigo que explica com detalhes sobre o assunto: http://bioxtra.com.br/entenda-o-que-e-boca-seca/
      Os produtos bioXtra repõem a saliva natural, hidratam e lubrificam a boca de quem sofre do sintoma de boca seca. São ricos em enzimas e garantem uma alívio imediato e duradouro após o uso. Para saber mais sobre nosso produtos, acesse: http://bioxtra.com.br/lista-de-produtos/

  • Vania
    Responder

    Sofro de rinite. Ultimamente minha boca , língua e garganta estão ficando excessivamente secas. As vezes, acordo no meio da noite, com a língua praticamente “grudada” na boca, a garganta fica tão seca , que parece que vou engasgar! Tento tomar água para amenizar, mas depois de um tempo resseca de novo!
    Não sei o que fazer!
    Alguém poderia me explicar ,por gentileza?
    Obrigada

    • bioXtra
      Responder

      Olá, Vania. Os sintomas de boca seca variam de pessoa para pessoa. Somente o consumo de água não resolve o problema. Há a necessidade, como no seu caso, de um consumo excessivo de água, porém sem um alívio duradouro do sintoma. Para este tipo de situação usa-se muito a Saliva Artificial, sendo um poderoso aliado no tratamento da Xerostomia. Para saber mais acesse: http://bioxtra.com.br/entenda-o-que-e-boca-seca/

Deixe Seu Comentário