Odontologia home care: para quem é indicada

Frequentar clínica odontológica, para alguns, é um desafio. A Odontologia Home Care surgiu para atender a necessidade dessas pessoas. Descubra!

A odontologia home care ou domiciliar trata-se de receber cuidados odontológicos em casa, quando o paciente não pode ir até o consultório do cirurgião-dentista. Assim, o profissional de odontologia dirige-se à casa do paciente com todos os equipamentos necessários para realizar uma consulta completa.

Como funciona o tratamento

O tratamento é disponibilizado com uma estrutura diferente da tradicional, mas prática e que assegura a saúde dos dentes de pessoas impossibilitadas de se locomoverem até o consultório.

Para quem é indicada

A odontologia home care é indicada para casos específicos e objetiva oferecer bem-estar ao paciente. Quem mais necessita de odontologia domiciliar são as pessoas com:

Restrições para se locomover:

O tratamento home care é principalmente indicado para quem não possui mobilidade ou tem alguma limitação de locomoção. Idosos e pessoas acamadas são os exemplos mais comuns desses pacientes.

Necessidades especiais

Pessoas portadoras de Síndrome de Down, autismo ou paralisia cerebral também são indicados para utilizar a odontologia domiciliar. A recomendação ocorre porque, além de o paciente não ter mobilidade, ele pode ter mais segurança ao ser tratado em casa, em alguns casos.

O autista, por exemplo, sente-se mais seguro em ambientes que lhes são familiares. Então, os cuidados domiciliares reduzem o incômodo que as pessoas com autismo sentem em estar numa clínica.

Transtornos psicológicos

Existem diversas pessoas com fobia social, ansiedade social e agorafobia (medo de lugares abertos) para quem o tratamento também é indicado. Há ainda os casos de pacientes com síndrome de pânico, os quais, em momentos de crise, impede que a pessoa saia de casa, impossibilitando-a de ir ao consultório odontológico.

Baixa imunidade

São os casos de pessoas que precisam de cuidados e ambientes em pós-cirurgias, como em transplantes, ou ainda com enfermidades que afetam o sistema imunológico facilmente.

É recomendado a esses pacientes evitar exposição a riscos de doenças, como também entrar em contato com germes muitos perigosos. Portanto, indica-se a odontologia home care também a pessoas em tais situações de risco, a fim de evitar infecções e doenças graves.

Indisponibilidade de horário

A falta de disponibilidade de tempo na agenda também é um dos motivos pelos quais pessoas optam pela odontologia domiciliar. Neste caso, a saúde não é o fator principal da escolha pelo serviço.

O tratamento home care pode ser realizado em casa ou em escritório, em horários que fogem ao padrão comercial. O serviço é geralmente contratado por executivos, que não têm tempo para ir ao consultório e podem pagar pela estrutura de atendimento.

Destaca-se que é importante dar preferência a um serviço de boa qualidade em qualquer um dos casos pelos quais a odontologia home care é escolhida. Alguns dos critérios a serem levados em conta são: experiência do dentista, higiene, qualidade da estrutura adaptada e real necessidade de se optar pelo serviço.

Você sabia da possibilidade de odontologia domiciliar? Recomenda-se optar por um serviço dessa forma somente em casos de real necessidade, pois, ainda que a estrutura seja funcional, ela não substitui a estrutura que uma clínica pode oferecer. Preze pela saúde bucal!

Postagens recentes

Deixe Seu Comentário