Pigarro e refluxo: qual a relação? | bioXtra

Pigarro e refluxo: qual a relação?

 em Dia a dia, Tratamento

Entenda neste artigo a relação do pigarro na garganta com o refluxo, quais os motivos e como tratar! 

O pigarro é causado por uma secreção viscosa e densa que é produzida pelo corpo, capaz de causar dor, desconforto, prejudicar a respiração, congestionar as vias aéreas, além de prejudicar as cordas vocais podendo causar rouquidão ou até a perda total da voz.

Diferente do pigarro, o refluxo se trata da volta do ácido estomacal pelo esôfago, causando amargor, queimação e desconforto.

Especialistas alertam que práticas comuns como se deitar após as refeições ou certos tipos de alimentos, podem piorar o quadro.

É necessário que pacientes que sofrem com refluxo evitem bebidas alcoólicas ou gaseificadas, alimentos gordurosos, chocolate, entre outros.

Afinal, qual a relação entre pigarro e refluxo?

O refluxo pode ser diagnosticado com base em dois grandes grupos de sintomas que a doença causa, que são:

Síndrome extraesofágica

Caracterizada principalmente pelos sintomas de irritação e dor na garganta, pigarro frequente e boca seca. A síndrome extraesofágica também pode apresentar sintomas comuns como azia e a queimação no esôfago como características, além da obstrução das vias aéreas (nariz e ouvido), maior aparecimento de cáries e sensibilidade nos dentes.

A síndrome extraesofágica atinge dois terços das pessoas que sofrem com refluxo.

Síndrome esofágica

Mais rara que a citada anteriormente, a síndrome esofágica costuma ser causada pelo estreitamento do esôfago, refluxo com erosão e necrose dos tecidos acima do estômago, esôfago de Barrett e adenocarcionoma (câncer na garganta). Aparece normalmente acompanhada dos sintomas de dores no peito e na garganta, azia e vômitos.

4 dicas para aliviar os sintomas do refluxo

Repositor salivar

Para aliviar o pigarro e os sintomas da boca seca em pacientes com refluxo, é importante o uso do repositor salivar bioXtra. Os formatos mais indicados neste caso são a saliva artificial em gel e em spray oral.

Alimentação

Quem sofre com o refluxo deve evitar uma série de alimentos, confira alguns:

  • Farináceos;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Frituras;
  • Café;
  • Chocolate;
  • Comidas apimentadas;
  • Tomates;
  • Cebolas;
  • Refrigerante;
  • Alimentos processados;
  • Enlatados.

Cirurgia

Recomendada nos casos de síndrome esofágica, a cirurgia também conhecida como fundoplicação de Nissen, é mais eficiente em criar uma barreira anti-refluxo do que em aliviar os sintomas do refluxo.  

Cuidados extras

É indicado que pessoas que sofrem com refluxo, seja ele extraesofágico ou esofágico, que procurem criar o hábito de esperar 3 horas após a refeição para se deitar, caso contrário a cabeceira deve ser elevada 15 centímetros. Também é indicado que o hábito de fumar seja descontinuado para melhorar as condições de vida do paciente.

Conhece alguém que sofre com ardência na garganta ou pigarro e não sabe como aliviar? Compartilhe este post nas redes sociais e ajude um amigo!

Os produtos bioXtra estão disponíveis nas melhores farmácias do Brasil e do mundo! Busque com o seu endereço ou CEP no link para encontrar um de nossos parceiros perto de você: 

Onde Comprar

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar