Problemas de tireoide causam boca seca? Descubra!

Dentro Tireoide

É comum pessoas que sofrem com os problemas de tireoide se perguntarem se tireoide causa boca seca. Nesse artigo responderemos essa pergunta.

Localizada no pescoço, a tiroide é uma glândula que rege o funcionamento do metabolismo, produzindo hormônios que regulam o gasto de energia do corpo. Quando a tireoide sofre desequilíbrios, o chamado hiper ou hipotireoidismo, que estão relacionados com o seu funcionamento acelerado ou lento, traz consideráveis modificações no organismo e muitos sintomas.

Pode-se, por exemplo, emagrecer ou engordar sem fazer qualquer mudança no hábito alimentar ou nas tarefas diárias. Quando isso acontece pode ser um indicativo de que algo não está bem com a tiroide, e vale uma investigação.

Hipertireoidismo e hipotireoidismo

O hipertireoidismo surge quando a tiroide produz o hormônio T4 em excesso. As pessoas podem se sentir constantemente nervosas, trêmulas, com palpitações e tensas; além disso, sentem muita fome e não engordam, mesmo comendo muito.

Na outra ponta, o hipotireoidismo, que causa xerostomia ou boca seca. O problema surge quando há uma fraca produção de tiroxina, por causa do funcionamento muito lento da glândula tireoide.

Neste caso, as pessoas ficam sonolentas; sofrem de prisão do ventre; nas mulheres, o ciclo menstrual tem intervalos mais longos com mais fluxo; podem engordar, como resultado da retenção de líquidos; pode haver alergias e sensibilidade alimentar; dificuldade ao deglutir; língua inchada ou com sulcos; intolerância ao álcool; síndrome do intestino irritável (SII); distensão abdominal e mau hálito. Além disso, o mau funcionamento da tireoide causa boca seca assim como a pele que se torna áspera e desidratada. Esses são apenas alguns dos 300 sintomas envolvendo disfunções de tireoide, isso mesmo, 300 sintomas!

Por que ocorrem as disfunções?

As variações no funcionamento da tiroide podem ocorrer por razões genéticas ou ocasionais. No entanto, a falta de iodo na alimentação pode levar ao hipotireoidismo, uma vez que este mineral é essencial no processo de metabolização da hormona T4.

Doenças autoimunes

As principais causas de hipotireoidismo e hipertireoidismo são, de fato, as doenças autoimunes já que, muitas vezes, elas afetam o funcionamento das glândulas salivares, causando a xerostomia; portanto, distúrbios na tireoide causam boca seca. No caso de hipertireoidismo, há a Doença de Graves, e no caso de hipotireoidismo, a Tireoidite de Hashimoto.

As doenças autoimunes constituem-se num agrupamento de diversas patologias as quais se originam por conta de o sistema imunológico produzir anticorpos contra substâncias do próprio organismo humano.

As razões nem sempre são conhecidas, porém é sabido que o sistema de defesa do corpo passa a confundir suas proteínas com elementos prejudiciais, começando a ataca-las. Desse modo, essas enfermidades são caracterizadas por prejudicar células, tecidos e até órgãos humanos. Logo, uma doença autoimune é uma patologia ocasionada pelo sistema imunológico, quando este começa a ter comportamento inadequado.

  • Doença de Graves: é uma das causas do hipertireoidismo, sendo que aproximadamente 70% das pessoas que com tal disfunção na glândula tireoide apresentam a patologia. Existem duas maneiras em que ela pode aparecer: de modo comum, com sintomas como irritabilidade, perda de peso anormal, alterações no ciclo menstrual e outros; ou ainda de modo que afeta o globo ocular, deslocando-o para frente.

A Oftalmopatia de Graves, como é conhecido o tipo específico da doença, o qual atinge a visão do paciente, trata-se de uma alteração na órbita do olho gerada pela disfunção na tireoide. Cerca de 30% das pessoas que têm a doença sofrem também com esse sintoma, o qual geralmente aparece junto ao hipertireoidismo.

Existe também a Dermopatia de Graves, que é mais rara de aparecer entre os tipos da doença. A dermopatia atinge a pele, tornando-a mais áspera e avermelhada, principalmente as regiões inferiores do corpo, como pernas e pés.

  • Tireoidite de Hashimoto: conhecida também como tireoidite linfócita crônica, é uma doença autoimune caracterizada principalmente pela inflamação da tireoide gerada por uma inadequação do sistema imunológica.

 

A patologia faz com que o organismo produza anticorpos contra as células da tireoide, resultando na destruição da glândula ou a diminuição do seu funcionamento. Então, a consequência é o hipotireoidismo, uma vez que a doença inibe a produção dos hormônios T3 e T4.

A Tireoidite de Hashimoto normalmente tem origem genética, aparecendo mais entre membros da mesma família. Observa-se ainda que ela atinge mais as mulheres do que os homens, além de seu aparecimento prevalecer na medida em que a idade das pessoas aumenta.

Outras causas

Distúrbios da tireoide também podem estar associados a diferentes problemas endócrinos como diabetes, tornando o sintoma da boca seca ainda mais complexo. Nesses casos, ajuda externa como hidratantes ou mesmo a saliva artificial pode aliviar este sintoma tão incômodo e prejudicial à saúde. Infelizmente, complicações na tireoide causa boca seca, mas há vários meios de tornar este sintoma menos incômodo.

Boca seca: outras causas

A xerostomia, ou sensação de boca seca, pode ser ocasionada por várias razões, como a respiração habitual pela boca, ronco, desidratação, álcool, cigarro e falta de higiene bucal. Além disso, pode ocorrer quando há a diminuição significativa da produção de saliva ou a interrupção total dela, provocada doenças nas glândulas salivares, diabetes e síndrome de Sjögren, doença autoimune de origem desconhecida que afeta as glândulas salivares e lacrimais.

A sensação de boca seca pode surgir ainda como: efeito colateral de algumas medicações, como antialérgicos, antidepressivos e anti-hipertensivos; consequência de radioterapia na região da cabeça e do pescoço; estresse e aumento da faixa etária.

A boca seca que aparece em um dia ensolarado ou logo após a prática de atividades físicas, capaz de ser eliminada com a ingestão de líquidos e alimentação apropriada não deve ser razão de receio. Contudo, caso a sensação seja constante, sem motivo aparente, é aconselhável consultar um médico ou profissional de odontologia para investigar a origem do problema e iniciar o tratamento o quanto antes.

Conhece alguém que sofre com a sensação de boca e ainda não conhece a causa? Marque nos comentários! Pode ser hipotireoidismo, doença que pode ser tratada com a reposição dos hormônios T3 e T4, ou ainda outras causas, como uso de medicamentos específicos e estresse. O importante é descobrir e tratar!

Postagens recentes
mostrando 25 Comentários
  • Arlete de oliveira Arcanjo
    Responder

    Como posso tornar esse incômodo boca seca to com hopotiroidismo e sentindo dor na língua desconforto total sem paladar me ajudem quem procurar tomo levoide 50

    • bioXtra
      Responder

      Para se livrar do incômodo da boca seca, adquira os produtos bioXtra. Eles garantem alívio imediato e duradouro após o uso. Confira um pouco mais sobre nossos produtos através deste link. PRODUTOS. Para compra-los clique aqui. COMPRAR

  • Sônia
    Responder

    Olhos inchados por causa do hipertiroidismo

    Existem tratamentos?

    • bioXtra
      Responder

      Existem alguns tipos de tratamentos que variam de acordo com a situação do olho do paciente. Desde o uso de colírio até cirurgias na região ocular. Procure um oculista para melhor avaliá-la.

  • Eliane
    Responder

    Tenho excesso de homônio mas tenho dúvidas pois : não consigo perder pesoas não tenho muita fome até fico sem comer , meu peso varia as vezes pervp 2 quilos e volto para o.peso anterior não Sri se sou hiper ou hipo.pois os sintomas divergem ,pode me explicar?

    • bioXtra
      Responder

      Olá, Eliane. O seu caso é específico e não podemos fazer este tipo de consulta virtual. O recomendado é que se vá ao médico para que possa ser analisado melhor o seu caso.

  • Diva mendes
    Responder

    Sofro com hipotiriodismo oque devo fazer para perder peso? Me ajude

    • bioXtra
      Responder

      Olá, Diva Mendes. Procure um endocrinologista, para que ele possa analisar melhor o seu caso e recomendar o melhor procedimento a ser feito.

  • Seleide
    Responder

    Sinto um desanimo total, socorro!!!

    • bioXtra
      Responder

      Olá, Seleide. Procure uma ajuda médica. Não se deixe desanimar. Sabemos o quanto é difícil lidar com esses sintomas pelos depoimentos de nossos visitantes, mas muitos deles também relatam sua melhora. Não perca suas forças. Você vai conseguir superar esse sintoma.

  • M Elisabeth Sampaio
    Responder

    Tenho este problema de boca vseca sensação de apreto na garganta dificuldades pra engoli minha graganta tem hoja q ficaa com ums arroxo fico roca ci comvesa muito air fica muito apertada

    • bioXtra
      Responder

      Olá, M Elisabeth. O sintoma de boca seca pode estar relacionado à diversas causas. Temos um artigo que explica melhor sobre o tema: http://bioxtra.com.br/entenda-o-que-e-boca-seca/.

      Os produtos bioXtra são um poderoso aliado no tratamento desse sintoma. Por serem ricos em enzimas, garantem alívio imediato e duradouro após o uso. Para saber mais sobre nossa linha de produtos para bocas secas e sensíveis, acesse o link: http://bioxtra.com.br/produtos

  • Oliveira
    Responder

    Olá. Tenho hipo a mais de 10 anos. Tomo Puran 100mg, mas pode ser que mude, porque estava tomando 50mg e não fazia exames ha 3 anos, quando fiz depois de um aborto vi que o resultado foi bem negativo. Estou tentando entender o que é sintoma da doença e o que não é, pois tenho vários. Há maios ou menos 3 anos estou sofrendo com mau hálito constante e dentista, gastro, clínico geral não puderam me ajudar, não encontraram causa. Será que tem relação com hipotireoidismo?

    • bioXtra
      Responder

      Olá, Oliveira. Pode estar relacionado ou não ao hipotireoidismo. O seu caso é específico e há a necessidade de uma análise mais precisa feita por um médico. Torcemos por sua melhora.

  • Maria Helena
    Responder

    Tenho muita coceira na garganta será que por causa da tiróide? ?

    • bioXtra
      Responder

      Olá, Maria Helena. Cada caso deve ser analisado especificamente. Somente um médico poderá analisar o seu caso e recomendar o procedimento ideal para sua situação.

  • Adenir
    Responder

    Tenho hiper no início emagreci muito e agora voltei a engordar. Estou preocupada e pergunto a Hiper pode virar Hipo????

    • bioXtra
      Responder

      Olá, Adenir. Cada caso deve ser analisado especificamente. Somente um médico poderá analisar o seu caso e recomendar o procedimento ideal para sua situação.

  • Maria Leticia
    Responder

    Sou Leticia, estou sofrendo muito com todo esses sintomas, a 4 anos mais ou menos,descobri que estava com sistos foi o que uma médica falou que não era ruim por a maioria das pessoas tinha, fiquei muito preocupada por que já tinha visto dois casa próximo a mim,um que morreu e outra uma mulher que operou foi horrível. Fiquei bastante nervoso até porque já tenho outras doenças : artrose, já cirugiada pela segunda vez,prótese na bacia, fribomalgia, broxismo, sou diabética. Minha vida está um cal, vou para um especialista pra outro pra outro vivo louca com infermidade que não tem cura para a medicina. A propósito o hidoquinologista falou que o meu caso é cirurgia que é nódulo na tireode. Não passou nada de remédios fiquei louca ,e agora não é mais cirurgia passou mais exame e falou que só queria mim ver no final ano com o exame.isso tudo é um desgaste emocional, sou acompanhada tb por psicológico e psiquiatra, a prótese já está com desgaste e com o parafusos solto vou operar novamente, mas só quando no hospital das clínica a prótese está faltando estou esperando com o poder de meu Deus. Estou com todos os sintomas boca seca ,mal hálito, muito suor, pele ressecada, cabeça confusas. Tomo remédio psiquiatra e pra diabetes, pressão, ômega 3,cálcio e paliativos, gostaria que tivesse uma cura para todas essas doenças.

    • bioXtra
      Responder

      Olá, Maria Leticia. Agradecemos por relatar sua história com nossos demais visitantes em nosso site. Siga com o tratamento receitado pelos profissionais que lhe atenderam. Mantenha seu corpo e a mente sempre em constante saúde. Pratique atividades físicas e tenha uma alimentação saudável.

      Se tratando do sintoma de boca seca, nossos produtos de alta qualidade, aliviam e hidratam a boca de quem sofre do sintoma de xerostomia. Para saber mais sobre toda nossa linha de produtos, acesse: http://bioxtra.com.br/lista-de-produtos/

  • Rosane Tavares
    Responder

    Olá tenho ipo a 11 anos tomo puran de 50 no início não tinha muito sintomas mas hoje com 43 anos me vejo muito mais cansada , deprimida, boca muito seca gorda e desanimada demais .tomo também remédio p anciedade e gostaria de saber se um dia poderei me livrar de todo esse mal estar .

    • bioXtra
      Responder

      Olá, Rosane. Claro que a senhora vai conseguir superar estes sintomas. Você já é uma vencedora, não se deixe desanimar. Siga um tratamento recomendado pelo médico.

      A boca seca é um sintoma que causa muito mal estar, mas ela tem tratamento. A saliva artificial é altamente recomendada para casos de secura bucal, aliviando e hidratando o sintoma de boca seca. Para saber mais, acesse: http://bioxtra.com.br/lista-de-produtos/

  • Isa lacerda
    Responder

    Bom dia!
    Sofro desse mal da tiroid ha 7 anos, tomo levoid 75, antes era puran.inicio do ano pra mim é tudo de bom.mas quando chega meado de junho eu começo a ter varios sintomas depressão, problemas de gases,secura na garganta dores de cabeça coceira na pele candida imunjdade despenca.vou ao medico faço exames e diz que ta tudo bem.mas nao ta me sinto mal sinto vontade de desistir disso tudo,sem contar cesterol alto, pressao alta,gastrite emocional. Preciso operar até agora nao consegui medico cirurgião já que dependo do Sus.Estou passando pelo psicologo pois sinto depressao.
    Pra completar descobrir que to entrando num quadro de menopausa aiferrou so Jesus na minha vida.se nao eu ja teria tirado a vida.
    Esse blog me ajudou muito os comentarios de todas.

  • Roseane (Rose)
    Responder

    Tenho esse problema, sinto dor de cabeça muito forte,dor de ouvido e tbm dor nos dentes;ex:a boca inteira doi,tem haver com a tireóide? E sinto tds esses sintomas

    • bioXtra
      Responder

      Olá, Roseane. Não necessariamente a dor de cabeça está ligada a doença de tireoide. É necessário se consultar ao médico para que seja dado um tratamento adequado para a sua situação.

Deixe Seu Comentário