Reflexos da síndrome de Sjögren no intestino | bioXtra

Reflexos da síndrome de Sjögren no intestino

 em Dia a dia, Síndrome de Sjögren

Entenda um pouco mais sobre os reflexos da Síndrome de Sjögren no intestino lendo este artigo. Veja!

A síndrome de Sjögren se manifesta no intestino com a baixa absorção dos nutrientes ou em alguns casos mais graves com a isquemia intestinal, ambos são reflexos do cólon ressecado.

Poucos são os relatos concretos sobre os reflexos da Síndrome de Sjögren no intestino, contudo, já foi comprovado que a xerostomia, ou secura bucal, ajuda a empobrecer a absorção primária dos nutrientes pelo corpo. Todos esse processo pode acarretar dores abdominais, perda de peso, vômitos e até artérias com vasculite necrotizante.

As glândulas exócrinas são relacionadas ao problemas do trato gastrointestinal pois são exatamente onde se situa a desordem inflamatória crônica que é a síndrome de Sjögren. Tais glândulas estão presentes em diversas partes do corpo e causam reflexos desagradáveis para os pacientes. Veja abaixo os principais sintomas da síndrome:

Sintomas da Sindrome de Sjogren

Boca seca

A xerostomia costuma ser o primeiro sintoma sentido pelo paciente. Diversos problemas de saúde podem se iniciar com a secura bucal, como cáries, problemas pra dormir, aftas, inflamações frequentes e problemas de digestão. São comuns também alterações no paladar e formigamentos.

Olhos ressecados

A secura nos olhos pode passar como normal em um primeiro momento, até que se agrave para um quadro de visão turva, olhos vermelhos, dificuldade para piscar e alguns casos o choro sem lágrimas. Seu oftalmologista deverá ser consultado para o tratamento adequado.

Dores locais

Sem motivos aparentes, dores nas articulações e nos músculos são comuns aos pacientes que sofrem da síndrome. No diagnóstico da síndrome de Sjögren, o inchaço e rigidez nas articulações são sintomas pertinentes. Tal incômodo deve ser acompanhado por um ortopedista em sua região e em muitos casos com fisioterapia conjunta.

Alguns outros sintomas sobre a síndrome de Sjögren são o ressecamento da pele, secura vaginal, fadiga e dificuldade para engolir alimentos.

Como ainda não foi descoberta a cura, a síndrome causa desconfortos e complicações no estado de saúde do paciente.

Incidência

A tendência observada por especialistas é que em 90% dos casos a disfunção afeta mulheres acima de 40 anos. São raros os casos em crianças e adolescentes, porém qualquer pessoa pode desenvolver a síndrome de Sjögren, principalmente as que já são portadoras de alguma outra doença autoimune.

Diagnóstico da Sindrome de Sjögren

O diagnóstico da disfunção depende diretamente do paciente. Ele deve relatar os sintomas ao médico. É importante estar atento, muitas vezes os primeiros indíe Sjögren passam despercebidos até que comecem a atrapalhar a vida do paciente.

Conhece outras pessoas que sofrem com a Síndrome de Sjögren? Compartilhe esse post com ela!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário