Saliva artificial: como usar

A saliva é um composto homogêneo de secreções produzidas especialmente pelas glândulas bucais menores e salivares, as quais contribuem no processo digestivo e servem como facilitadores na deglutição dos alimentos. As pessoas que apresentam produção insuficiente desse líquido devem utilizar a saliva artificial para manter a saúde bucal e sistêmica.

O fluido salivar natural é transparente, viscoso e tem pH entre 6 e 7, sendo classificado como alcalino. A saliva é composta por 95% de água, 3% de substâncias orgânicas e 2% de sais minerais.

O líquido é composto ainda por duas secreções proteicas: uma serosa e rica em ptialina, a qual auxilia a digerir o amido; e outra mucosa, a qual contém mucina, substância lubrificante que contribui para a mastigação e a passagem do bolo alimentar pelo esôfago por meio da ingestão.

Importância da saliva

A saliva é um dos líquidos mais importantes para o corpo, pois contribui para o cuidado com a saúde bucal e do organismo humano. A salivação é de fundamental importância para o combate ao mau hálito (halitose), uma vez que o líquido desempenha papéis relevantes, como a proteção contra bactérias, o auxílio na mastigação e a digestão de alimentos.

A produção insuficiente de saliva acarreta problemas bucais, como a halitose que, em outros casos, pode indicar também problemas no estômago. A saliva é responsável ainda pela lubrificação e autolimpeza da boca, o que garante uma ação antimicrobiana e remineralizante, a qual devolve minerais como cálcio, fosfato e flúor ao dente.

Observar e avaliar o volume diário de saliva é de extrema importância para a saúde humana. Os volumes adequados de secreção e viscosidade ajudam a manter a saúde bucal e do organismo como um todo.

Como usar saliva artificial

A saliva artificial é um produto que contribui para amenizar as consequências da boca seca. Esse produto é vendido de diversas formas como em spray, para ser borrifado diversas vezes durante o dia, aliviando assim imediatamente os problemas que a secura bucal causa.

A bioXtra disponibiliza a saliva artificial em forma de gel, que atua como um substituto muito eficiente para o líquido salivar natural, preservando o pH ideal para dentes e gengivas saudáveis, além de proporcionar conforto ao usuário.

A forma correta de utilizar o bioXtra Gel Oral é aplicar o produto nas gengivas ou sob as dentaduras com as mãos extremamente limpas e usar sempre que a boca estiver seca, principalmente à noite.

O bioXtra Enxaguatório Bucal é outro produto interessante que contribui para impedir que a boca fique seca. Essa é uma solução bem suave e complementa a saliva natural, regulando o microambiente da boca.

O momento adequado para utilizar o Enxaguatório Bucal é após as refeições, sendo que se deve colocar 10 ml na boca e bochechar por 30 segundos após a escovação dentária. É recomendado o uso diário regular deste produto para que se alcancem melhores resultados.

Cuidar da sua saliva é cuidar da sua saúde bucal e sistêmica como um todo. Se você achou interessante saber o quanto a salivação é importante para o corpo humano, e que é possível tratar dos problemas com ela, passe essa informação adiante. Contribua para a qualidade de vida de quem está próximo de você!

Postagens recentes
mostrando 5 Comentários
  • marcos batista
    Responder

    Qual a marca do produto de vcs pra boca seca tenho interesse em comprar deixem um link por favor

    • bioXtra
      Responder

      Olá, Marcos. O nome da marca é bioXtra. A bioXtra é uma marca de origem belga e toda sua linha tem como principal função aliviar e hidratar bocas secas e sensíveis. Todo o conteúdo informativo é produzido pensando em proporcionar uma melhor qualidade de vida para nossos visitantes e consumidores. Para saber sobre a linha completa de produtos bioXtra, acesse: http://bioxtra.com.br/lista-de-produtos/

      Qualquer dúvida estamos à disposição para atender.

  • Ana Lúcia de Cinque Furini
    Responder

    Muito me admira, ao ler alguns comentários escritos aqui, o total desconhecimento de algumas pessoas e, o pior, o sarcasmo e a falta de solidariedade com aqueles que passam por esses problemas de saúde e que talvez muitos desconheçam.
    Sou portadora de um síndrome reumatoide auto imune que ataca as glândulas lacrimais e salivares. É um transtorno.
    Além da boca muito seca, o olho também resseca.
    Necessito de saliva e lágrimas artificiais várias vezes por dia.
    Sou professora, falo muito em minhas aulas, uso giz (pó), preciso tomar muito cuidado com sol, material de limpeza, calor de chuveiro, vapor de panela… a doença vai nos limitando.
    Por favor, procurem se informar antes de escreverem bobagens e rirem de quem está, pelo menos tentando, viver dignamente com aquilo que a ciência farmacológica tem nos ofertado.
    Que bom que existem medicamentos considerados ‘bobeiras’ para alguns desinformados, mas que nos são fundamentais para simplesmente nossas mucosas bucais não sangrarem durante uma situação diária, como uma aula.

    • bioXtra
      Responder

      Com certeza Ana Lúcia. Algumas pessoas não entendem pela falta de informação da doença, o que a torna banal. Essa é uma doença séria e que precisa de cuidados especiais. Não perca suas forças, você vai conseguir superar.

      Nós da bioXtra temos produtos específicos para pessoas que sofrem de secura bucal. É perfeito para a sua situação. Conheça: http://bioxtra.com.br/lista-de-produtos/

  • Nira
    Responder

    Até que se desconheça mtas coisas, td bem, mas desdenhar e desrespeitar, sem considerar a seriedade de quem trata da questão e de quem efetivamente depende para a garantia de saúde e bem estar, é no mínimo repugnante. A informação e a formação são imprescindíveis.

Deixe Seu Comentário