Saúde bucal em pacientes de Transplante de Medula Óssea (TMO) | bioXtra

Saúde bucal em pacientes de Transplante de Medula Óssea (TMO)

 em Pacientes acamados

Entenda sobre a importância dos cuidados da saúde bucal em pacientes de TMO, evitando possíveis complicações futuras.

O transplante de medula óssea é um procedimento delicado indicado para pessoas diagnosticadas com doenças como leucemias e linfomas. O paciente que passa pelo TMO deve ter cuidados com vários aspectos da saúde, entre eles, a saúde bucal.

O suporte da odontologia e o acompanhamento profissional são essenciais para quem quer manter a saúde da boca durante o tratamento. O objetivo principal é prevenir complicações na região da boca, evitando o desconforto e problemas maiores.

Como funciona o TMO

O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento em que se substitui a medula óssea doente (tecido localizado na parte interna dos ossos) por um conjunto de células saudáveis, a fim de reconstituir a medula.

O procedimento assemelha-se a uma transfusão de sangue e dura aproximadamente duas horas. A medula saudável é rica em células progenitoras, isto é, que têm a capacidade de se multiplicarem e diferenciarem-se em vários tipos de células.

As células colocadas no paciente de TMO podem ter três origens: um doador; sua própria medula, desde que tenham sido tiradas antes do tratamento e congeladas para uso posterior; do sangue de cordão umbilical, que também ocorre por doação.

O cuidado com a saúde bucal

A saúde bucal é diretamente afetada nos pacientes de transplante de medula óssea, por isso a importância de incluir o cirurgião-dentista no acompanhamento multiprofissional na fase de transplante. Veja como cuidar da saúde bucal em caso de TMO:

Consulta pré TMO

Marcar uma consulta odontológica antes de acontecer o transplante é muito importante, pois assim o profissional poderá avaliar risco de infecções, prevenir complicações e orientar o paciente quanto aos cuidados que deverá ter com à saúde bucal.

Cabe destacar que esta ação influenciará diretamente na qualidade de vida do paciente.

Acompanhamento durante o tratamento de TMO

Ter acompanhamento odontológico durante o tratamento de TMO é um dos pontos fundamentais para conseguir manter a boa saúde bucal. Somente através de acompanhamento semanal ou até diário, o profissional de odontologia conseguirá:

  • Verificar e adequar a higiene oral do paciente;
  • Diagnosticar e tratar precocemente infecções oportunistas e lesões secundárias, provocadas pela quimioterapia;
  • Cuidar da xerostomia, ou seja, do ressecamento da boca provocado pela diminuição da produção de saliva;
  • Realizar laserterapia, com o intuito de prevenir e tratar a mucosite oral (inflamação na boca);
  • Dar suporte e orientações com relação a fraturas e sensibilidade dos dentes que possam surgir.

Cuidados pós TMO

Manter a boa saúde bucal, assim como manter alta imunidade, é um dos requisitos para pacientes que fazem o TMO. Mesmo após o tratamento, essas pessoas continuam sujeitas a desenvolver problemas na região da boca. Por isso, o acompanhamento odontológico e a manutenção da higiene oral continua sendo de extrema importância em até um ano após o transplante.

Pessoas que precisam realizar transplante de medula óssea podem e devem ter uma ótima qualidade de vida após passarem pelo tratamento. E a saúde bucal deve estar inclusa nessa nova fase da vida do paciente. Conhece alguém que esteja passado pelo tratamento? Compartilhe nosso conteúdo!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar