Saúde bucal em pacientes de Transplante de Medula Óssea (TMO) | bioXtra

Saúde bucal em pacientes de Transplante de Medula Óssea (TMO)

 em Pacientes acamados

Entenda sobre a importância dos cuidados da saúde bucal em pacientes de TMO, evitando possíveis complicações futuras.

O transplante de medula óssea é um procedimento delicado indicado para pessoas diagnosticadas com doenças como leucemias e linfomas. O paciente que passa pelo TMO deve ter cuidados com vários aspectos da saúde, entre eles, a saúde bucal.

O suporte da odontologia e o acompanhamento profissional são essenciais para quem quer manter a saúde da boca durante o tratamento. O objetivo principal é prevenir complicações na região da boca, evitando o desconforto e problemas maiores.

Como funciona o TMO

O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento em que se substitui a medula óssea doente (tecido localizado na parte interna dos ossos) por um conjunto de células saudáveis, a fim de reconstituir a medula.

O procedimento assemelha-se a uma transfusão de sangue e dura aproximadamente duas horas. A medula saudável é rica em células progenitoras, isto é, que têm a capacidade de se multiplicarem e diferenciarem-se em vários tipos de células.

As células colocadas no paciente de TMO podem ter três origens: um doador; sua própria medula, desde que tenham sido tiradas antes do tratamento e congeladas para uso posterior; do sangue de cordão umbilical, que também ocorre por doação.

O cuidado com a saúde bucal

A saúde bucal é diretamente afetada nos pacientes de transplante de medula óssea, por isso a importância de incluir o cirurgião-dentista no acompanhamento multiprofissional na fase de transplante. Veja como cuidar da saúde bucal em caso de TMO:

Consulta pré TMO

Marcar uma consulta odontológica antes de acontecer o transplante é muito importante, pois assim o profissional poderá avaliar risco de infecções, prevenir complicações e orientar o paciente quanto aos cuidados que deverá ter com à saúde bucal.

Cabe destacar que esta ação influenciará diretamente na qualidade de vida do paciente.

Acompanhamento durante o tratamento de TMO

Ter acompanhamento odontológico durante o tratamento de TMO é um dos pontos fundamentais para conseguir manter a boa saúde bucal. Somente através de acompanhamento semanal ou até diário, o profissional de odontologia conseguirá:

  • Verificar e adequar a higiene oral do paciente;
  • Diagnosticar e tratar precocemente infecções oportunistas e lesões secundárias, provocadas pela quimioterapia;
  • Cuidar da xerostomia, ou seja, do ressecamento da boca provocado pela diminuição da produção de saliva;
  • Realizar laserterapia, com o intuito de prevenir e tratar a mucosite oral (inflamação na boca);
  • Dar suporte e orientações com relação a fraturas e sensibilidade dos dentes que possam surgir.

Cuidados pós TMO

Manter a boa saúde bucal, assim como manter alta imunidade, é um dos requisitos para pacientes que fazem o TMO. Mesmo após o tratamento, essas pessoas continuam sujeitas a desenvolver problemas na região da boca. Por isso, o acompanhamento odontológico e a manutenção da higiene oral continua sendo de extrema importância em até um ano após o transplante.

Pessoas que precisam realizar transplante de medula óssea podem e devem ter uma ótima qualidade de vida após passarem pelo tratamento. E a saúde bucal deve estar inclusa nessa nova fase da vida do paciente. Conhece alguém que esteja passado pelo tratamento? Compartilhe nosso conteúdo!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário