Se você tem esses sintomas, pode ser tireoide

 em Tireoide

Muitas pessoas acreditam ter “sintomas de tireoide”, quando na realidade estão se referindo aos sintomas das alterações na glândula endócrina localizada na frente da laringe.

Os “sintomas de tireoide” se referem aos sinais de hipotireoidismo ou hipertireoidismo, que causam alterações na liberação dos hormônios tireoídeos e no controle da hipófise – que também é uma glândula endócrina, localizada abaixo do cérebro, com diversas funções.

As alterações na tireoide causam vários sintomas, que, se não forem percebidos e tratados, podem agravar o problema no organismo. Separamos abaixo cinco indícios que muitas vezes não parecem, mas podem ser “sintomas de tireoide”. Conheça.

5 Sintomas que podem ser problemas de tireoide

O funcionamento correto da tireoide garante o equilíbrio e a harmonia do corpo humano. Geralmente, os sintomas de hipotireoidismo ou hipertireoidismo aparecem com um ou mais dos problemas abaixo:

1 Aumento ou perda do peso

Aumentar ou reduzir peso de modo repentino e sem justificativa plausível, como a mudança na alimentação, a prática de atividade física ou o sedentarismo, pode indicar problemas de tireoide. O aumento de peso está associado ao hipotireoidismo, que desacelera o organismo, enquanto a redução do peso está ligada ao hipertireoidismo.

2 Cansaço, dores musculares e sono

Apresentar sonolência constante, mesmo dormindo mais horas por noite, pode ser sintoma de hipotireoidismo, que ocasiona a sensação de cansaço sem motivo aparente. As dores musculares também podem indicar a falta do hormônio da tireoide, pois esses são responsáveis por enviar sinais do cérebro para todo o corpo.

Leia também:

Problemas de tireoide causam boca seca? Descubra!

Clique aqui

3 Mudança de ânimo e prisão de ventre

O hipertireoidismo está associado à ansiedade, inquietação e irritabilidade, enquanto o hipotireoidismo pode provocar depressão e desânimo, uma vez que diminui os níveis de serotonina no cérebro. Além disso, os problemas de tireoide podem causar alterações na digestão e no intestino, que não são solucionados com os métodos comuns, como mudança na alimentação e atividade física regular.

4 Rouquidão

O hipotireoidismo pode aumentar o tamanho da tireoide, o que talvez provoque rouquidão na pessoa com esse problema, por causa da localização da glândula. Outros problemas associados a problemas de tireoide são alteração da voz, engasgo e sensação de sufocamento.

5 Fome exagerada

O hipertireoidismo geralmente provoca aumento do apetite e a perda de peso sem explicação. Essa alteração na tireoide acelera de maneira drástica o metabolismo, fazendo com que a pessoa diagnosticada com hipertireoidismo fique agitada e com o coração acelerado, o que a faz comer mais do que o necessário e ainda assim perder peso.

A aceleração exagerada do metabolismo pode inclusive resultar em doenças ligadas à magreza exacerbada. As mulheres com idades entre 25 e 40 anos são as mais afetadas pelo problema.

O diagnóstico das alterações na tireoide é feito a partir do exame de sangue, que deve ser realizado assim que aparecerem os sintomas ou junto a exames de rotina. Você tem ou já teve problemas de tireoide? Compartilhe com a gente, comentando se chegou a perceber os sintomas antes de realizar os exames.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar