Secura na língua: como tratar essa consequência da boca seca | bioXtra

Secura na língua: como tratar essa consequência da boca seca

 em Boca seca

A secura na língua é uma consequência do sintoma de boca seca. Saiba o por que isso ocorre e como se livrar deste desconforto.

A sensação de secura na língua aparece quando a pessoa tem problemas com boca seca, causada pela baixa produção de saliva. A boca ressecada pode ter diversas origens e resultar em agravantes como mau hálito, língua seca, risco de gengivite, infecções, problemas na fala, deglutição, degustação e mastigação, além de incômodos como feridas na boca e lábios rachados.

Por que a língua fica seca?

As principais origens da boca seca, também chamada xerostomia, que resulta em secura na língua são:

  • Desidratação: é bastante comum a boca ficar seca por fatores como febre, sudorese e outras situações em que ocorrem a perda excessiva de líquido no organismo. O desconforto pode aparecer também por causa de queimaduras, vômitos e diarreia.
  • Doenças e infecções: a secura na língua pode ter origem ainda em algumas patologias, como Síndrome de Sjögren, doença de Alzheimer, doença de Parkinson, hipertensão, diabetes, fibrose cística, acidente vascular cerebral, artrite (ou poliartrite crônica evolutiva) e HIV.
  • Medicações: alguns medicamentos específicos têm como efeito colateral a inibição da produção de glândulas salivares. Geralmente, são remédios que não necessitam de receita médica para serem adquiridos e servem para tratamento das mais variadas enfermidades.
  • Tratamentos médicos: radioterapia e quimioterapia na região da cabeça e pescoço também integram a lista de causas da boca seca, uma vez que prejudicam a produção do fluido salivar.

Como tratar a boca seca

O problema da secura na língua e boca seca pode ser amenizado seguindo as seguintes dicas:

  • Consulte seu dentista: a visita regular ao consultório odontológico auxiliará você a manter sua saúde e higiene bucal. Somente um especialista é capaz de dar as orientações corretas e específicas para o tratamento efetivo da boca seca e suas consequências.
  • Mantenha a boca hidratada: beber bastante água durante o dia ajuda a manter a boca úmida, evitando a sensação e os incômodos da boca seca.
  • Evite doces: alimentos ricos em açúcar, como as guloseimas, contribuem para o ressecamento da boca. Por outro lado, mascar balas sem açúcar pode estimular a produção de saliva.
  • Respire corretamente: alinhar a respiração, fazendo com que ela ocorra pelo nariz, e não pela boca, também ajuda a manter a boca úmida. Em alguns casos, é necessário consultar um fonoaudiólogo para reeducar a respiração, por meio de exercícios.
  • Tenha uma alimentação balanceada: manter uma alimentação saudável ajuda em vários aspectos das saúdes física e mental, inclusive nos problemas de boca e língua secas.
  • Umidifique o ar: utilizar umidificador para os ambientes em que você mais permanece durante o dia e principalmente à noite, durante o sono, ameniza o incômodo da língua seca.
  • Utilize saliva artificial: hoje em dia, já existem produtos que podem substituir o líquido salivar natural, como a saliva em gel ou spray. Contudo, sugere-se consultar um médico antes de fazer uso desses produtos, para que o problema seja resolvido da melhor maneira.

Cuidar da saúde bucal é tão importante quanto cuidar das outras partes do organismo. Se você tem a sensação de boca ou língua seca, consulte um médico. Tanto as origens do desconforto quanto seus agravantes devem ser tratados com o máximo de antecedência. Preze pela sua qualidade de vida!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar