Sede excessiva e boca seca, amenize o problema | bioXtra

Sede excessiva e boca seca, como amenizar o problema

 em Boca seca, Causas, Tratamento

Muitas podem ser as causas de boca seca, desde a respiração bucal e o ronco até outros fatores como a desidratação do organismo. Porém, há causas mais graves que provocam a secura da boca e estas devem ser devidamente tratadas.

Na grande maioria dos casos a boca seca causa mais desconforto do que problemas, porém, existem casos em que há complicações relevantes. A boca seca pode acarretar vários problemas na saúde bucal e também em todo o organismo!

Como amenizar o problema

Quando há um quadro de xerostomia já detectado, alguns hábitos serão fundamentais para não agravar ainda mais os sintomas de boca seca e da sede excessiva.

  • Beba bastante água, pelo menos dois litros diariamente, em pequenos goles.
  • Evite consumir bebidas alcoólicas, bebidas adocicadas, bebidas com cafeína, café, chás estimulantes e alguns refrigerantes;
  • Evite o cigarro;
  • Consuma alimentos ricos em água como frutas e verduras;
  • Evite os condimentos ou alimentos muito secos.

Hidratação

Lembre-se de estar, de fato, bem hidratado, não somente bebendo muita água, pois, as mucosas da boca e garganta sofrem desidratação se você respirar ar seco pela boca, por exemplo. Se este for o seu caso, utilizar umidificador de ar no quarto aumentará a umidade do ar que você respira.

Use um repositor salivar

Uma solução rápida e eficaz para o sintoma da boca seca é o uso dos produtos bioXtra. Com uma linha de produtos feitos para te acompanhar durante o dia em cada momento, o Gel Oral (saliva artificial) deve ser utilizado sempre que desejar uma hidratação intensa, já o Spray Oral pode ser reaplicado diversas vezes sempre que sentir o ressecamento bucal.

Os cremes dentais disponíveis no mercado costumam ressecar ainda mais a boca e por isso é recomendado o uso do creme dental bioXtra, que não contém Lauril Sulfato de Sódio e por isso é menos abrasivo. Após a escovação pode ser utilizado o enxaguatório bioXtra para manter a sensação de hidratação por mais tempo.

Medicamentos

Medicamentos também podem aumentar a secura da boca. Alguns remédios diminuem o fluxo salivar, causando boca seca. Anti-histamínicos, antidepressivos, antiespasmódicos e determinadas drogas para a doença de Parkinson e outras contribuem negativamente para o problema. Caso seja possível o médico poderá trocar a medicação.

Doenças

A boca seca pode, também, ser causada por alguma doença. O seu médico poderá avaliar se há alguma infecção bucal ou algum problema que afeta as glândulas salivares, como a síndrome de Sjögren. Ansiedade e estresse também contribuem para a boca seca.

No caso da sede aumentar mesmo com grande consumo de água, talvez seja prudente procurar um médico ou odontologista para averiguar se existe a possibilidade de você estar apresentando um quadro de xerostomia por algum motivo ainda não detectado.

A boca seca e a sede excessiva podem ser sintomas de várias doenças ou quadros clínicos e a única maneira de tratá-la é solucionando o que está causando a xerostomia.

Quando não é possível tratar a causa da boca seca, muitos profissionais indicam alternativas bastante satisfatórias para aumentar a umidade na boca e estimular a produção de saliva, como o uso de hidratantes bucais, enxaguantes e salivas artificiais que devem aliviar muito estes sintomas.

Conhece alguém que sofre com a sede excessiva e boca seca? Compartilhe esse post com ela!

Banner venda todos os produtos big

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Conheça uns medicamentos que causam boca seca