Sede excessiva e boca seca, amenize o problema | bioXtra

Sede excessiva e boca seca, como amenizar o problema

 em Boca seca, Causas, Tratamento

Muitas podem ser as causas de boca seca, desde a respiração bucal e o ronco até outros fatores como a desidratação do organismo. Porém, há causas mais graves que provocam a secura da boca e estas devem ser devidamente tratadas.

Na grande maioria dos casos a boca seca causa mais desconforto do que problemas, porém, existem casos em que há complicações relevantes. A boca seca pode acarretar vários problemas na saúde bucal e também em todo o organismo!

Como amenizar o sintoma

Quando há um quadro de xerostomia já detectado, alguns hábitos serão fundamentais para não agravar ainda mais os sintomas de boca seca e da sede excessiva.

  • Beba bastante água, pelo menos dois litros diariamente, em pequenos goles.
  • Evite consumir bebidas alcoólicas, bebidas adocicadas, bebidas com cafeína, café, chás estimulantes e alguns refrigerantes;
  • Evite o cigarro;
  • Consuma alimentos ricos em água como frutas e verduras;
  • Evite os condimentos ou alimentos muito secos.

Hidratação

Lembre-se de estar, de fato, bem hidratado, não somente bebendo muita água, pois, as mucosas da boca e garganta sofrem desidratação se você respirar ar seco pela boca, por exemplo. Se este for o seu caso, utilizar umidificador de ar no quarto aumentará a umidade do ar que você respira.

Medicamentos

Medicamentos também podem aumentar a secura da boca. Alguns remédios diminuem o fluxo salivar, causando boca seca. Anti-histamínicos, antidepressivos, antiespasmódicos e determinadas drogas para a doença de Parkinson e outras contribuem negativamente para o problema. Caso seja possível o médico poderá trocar a medicação.

Doenças

A boca seca pode, também, ser causada por alguma doença. O seu médico poderá avaliar se há alguma infecção bucal ou algum problema que afeta as glândulas salivares, como a síndrome de Sjögren. Ansiedade e estresse também contribuem para a boca seca.

No caso da sede aumentar mesmo com grande consumo de água, talvez seja prudente procurar um médico ou odontologista para averiguar se existe a possibilidade de você estar apresentando um quadro de xerostomia por algum motivo ainda não detectado.

A boca seca e a sede excessiva podem ser sintomas de várias doenças ou quadros clínicos e a única maneira de tratá-la é solucionando o que está causando a xerostomia.

Quando não é possível tratar a causa da boca seca, muitos profissionais indicam alternativas bastante satisfatórias para aumentar a umidade na boca e estimular a produção de saliva, como o uso de hidratantes bucais, enxaguantes e salivas artificiais que devem aliviar muito estes sintomas.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário