Síndrome de Burnout: como é diagnosticada?

 em Ansiedade, Causas

A Síndrome de Burnout é uma doença do mundo moderno, associada ao esgotamento no trabalho. Saiba mais.

A Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico que se inicia com um extenso e descomedido grau de estresse o qual resulta no esgotamento laboral, alta irritabilidade e cansaço. O processo que origina a síndrome tem se caracterizado pela crescente perda da energia, motivação e vontade de colaborar com as pessoas no trabalho.

O estresse no trabalho tem se tornado cada vez mais comum, independentemente da profissão. A Síndrome de Burnout é uma das consequências do mundo moderno, pois se reflete justamente no estado de apreensão emocional e estresse constante causados pelas situações laborais desgastantes.

A expressão “burnout” vem do inglês, que em tradução livre quer dizer esgotamento, cansaço. Esse tipo de desgaste prejudica tanto aspectos físicos quanto psicológicos da pessoa afetada, considerando também que esta não consegue se desligar do trabalho. A síndrome atinge todos os tipos de profissionais, mas especialmente aqueles que influenciam pessoas diretamente, como quem trabalha na área de comunicação, educação, saúde, recursos humanos e outros.

Quais os sintomas da Síndrome de Burnout?

O distúrbio pode começar a ser observado a partir dos seguintes sintomas: desnorteamento, alto grau de impaciência e irritabilidade, sensação de onipotência, desgaste físico e emocional. Muitas vezes, a síndrome é confundida com a depressão, por isso é importante realizar um diagnóstico preciso.

Os sintomas físicos da doença geralmente aparecem com fortes dores de cabeça, suor excessivo, palpitação, hipertensão, dores musculares, insônia e crises de asma, como também problemas gastrointestinais, cardiovasculares e respiratórios. Em mulheres, é possível observar ainda a alteração do ciclo menstrual, sem outra aparente justificativa.

Existem cinco situações comuns que as pessoas diagnosticadas com a síndrome enfrentam. No geral, os sintomas são:

  • Muito parecidos aos de depressão;
  • Mais mentais e emocionais do que físicos;
  • Associados ao trabalho;
  • Manifestados em pessoas que nunca tinham sido acometidas com qualquer distúrbio psicológico;
  • Relacionados à redução de eficiência e produtividade laboral.

Afinal, como a síndrome é diagnosticada?

O diagnóstico da doença deve ser realizado através do levantamento do histórico do indivíduo referente ao seu envolvimento no trabalho e realização profissional. Além disso, sugere-se aplicar um questionário com respostas psicométricas fundamentado na Escala de Likert. O objetivo é alcançar uma resposta exata do que está acometendo o paciente.

Como tratar

O tratamento da Síndrome de Burnout engloba a mudança de estilo de vida e o acompanhamento profissional. É de extrema importância o paciente ter consciência de que precisa de ajuda e comece a realizar terapias ou utilizar medicamentos como antidepressivos de acordo com a prescrição médica, assim que ser diagnosticado.

Hábitos saudáveis como alimentação balanceada e a prática regular de atividade física devem ser imediatamente inclusos na rotina da pessoa com Síndrome de Burnout, pois serão as ações diárias que determinarão a cura de fato. Exercícios de relaxamento e terapias alternativas também são atitudes que auxiliam no controle dos sintomas, os quais devem ser reduzidos de imediato.

Conviver com alterações psicopatológicas, independentemente de qual seja, exige muita força de vontade da pessoa diagnosticada e apoio pleno de amigos e familiares. Você já ajudou alguém hoje? Compartilhe este texto com quem você gosta e deixe mais pessoas cientes sobre essa patologia.

Postagens Recentes
Comentários
  • Thais
    Responder

    Indicação literária
    # O diário de um ansioso por Thais Coutinho
    O Diário de um ansioso retrata a vida de uma pessoa extremamente ansiosa, e que acaba passando por
    esgotamento profissional, deixando de viver as coisas boas e simples da vida.
    Uma emocionante historia de superação, coragem, autoestima e amor.
    Pedro,um jovem rapaz que anseia em progredir na vida, se esquecendo de que os planos de hoje, poderão ser mudados amanhã.

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar