Síndrome de Sjögren - Distúrbios ósseos, articulares e musculares | bioXtra

Síndrome de Sjögren – Distúrbios ósseos, articulares e musculares

 em Dia a dia, Síndrome de Sjögren

A Síndrome de Sjögren atinge 2% da população mundial; Ela causa distúrbios ósseos, articulares e musculares. Saiba mais neste artigo!

A Síndrome de Sjögren é uma doença autoimune crônica que também é conhecida como síndrome seca. É uma doença que destrói aos poucos as glândulas das mucosas, causando desconforto e possíveis complicações.

O que são doenças auto imune?

Doenças auto-imunes são causadas pelo sistema imune do próprio corpo que ao invés de defender o organismo das infecções ataca os tecidos saudáveis, desregulando suas defesas.

Com a Síndrome de Sjögren, são atingidas principalmente as glândulas salivares e lacrimais, o que pode gerar reflexos em todo o corpo. Ressecamento da pele, nariz e cabelos são comuns mas não os únicos sintomas.  A doença pode causar problemas no intestino, tireóide, articulações, músculos e ossos. A irregularidade do sono e fadiga frequente são sintomas comuns da síndrome, junto com a febre constante.

Os reflexos nos ossos, articulações e músculos são mais comuns em pacientes com síndrome de Sjögren secundária, ou seja, que já sofriam de outra doença imunológica antes.

Síndrome de Sjögren e disturbios articulares

A artrite é causada pela inflamação das articulações e ocorre em um terço dos pacientes como rigidez matinal. É comum que afete as mesmas articulações que a artrite reumatóide, com a única diferença que a inflamação tende a ser mais leve e não destrutiva em quem sofre com a Síndrome de Sjögren.

Síndrome de Sjögren e disturbios ósseos

Os distúrbios ósseos são consequência, na maioria dos casos, da artrite reumatóide; Causando desgaste nos ossos e nos ligamentos das articulações. Formam-se deformidades e cicatrizes dentro da articulação, tendo como consequência instabilidades ósseas. Ainda não é comprovado o que acelera ou retarda as consequências, mas acredita-se que o tabagismo tem forte influência nas infecções.

Síndrome de Sjögren e disturbios musculares

As dores musculares ocorrem nos pacientes com grande frequência, porém sendo mais frequentes em pessoas que além da SS, sofrem de outras doenças auto-imunes, como a polimialgia e polimiosite.

Ainda não há evidência comprovada cientificamente com problemas cardiovasculares, porém costuma estar relacionada a pericardite e miocardite, que é a inflamação do músculo cardíaco. O câncer do sistema linfático, o linfoma, é mais comum entre pessoas que sofrem com a disfunção do que na população em geral.

A Síndrome de Sjögren ainda não tem cura comprovada cientificamente, podendo desta forma apenas ser tratado seus sintomas crônicos. No caso de boca seca deve-se buscar uma saliva artificial de uso diário; olhos e mucosas secas necessitam de um dermatologista qualificado para tratamento, porém, em todos os casos o acompanhamento com o reumatologista é imprescindível.

Se você conhece alguém que sofre com a Síndrome de Sjögren, compartilhe este post com ela!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário