Sindrome de sjogren é transmissível? Leia e descubra! | bioXtra

Síndrome de Sjögren é transmissível? Leia e descubra!

 em Síndrome de Sjögren

Quer saber se a Síndrome de Sjögren é transmissível? No artigo de hoje falamos sobre isso e tiramos outras dúvidas sobre essa doença!

Síndrome de Sjögren é uma doença silenciosa que afeta todo o corpo. Causa dores e desconfortos que muitas vezes podem ser confundidos com outras síndromes, estresse, cansaço ou até idade.

A síndrome seca, como também é chamada, causa sintomas diferentes dependendo de seu estágio, alguns deles são:

Como se trata de uma doença autoimune, ainda não se sabe a causa exata que faz o corpo agir de forma equivocada prejudicando os próprios tecidos e órgãos.

O diagnóstico normalmente é difícil e demorado, pois os sintomas além de muito pessoais, costumam se misturar aos de outras doenças ou com reação de medicamentos. Em casos que a síndrome de Sjögren é secundária, outras disfunções como artrite reumatóide, fibromialgia e lúpus podem ser diagnosticadas primeiro.

Para controle de danos causados pelos desconfortos da síndrome seca e para evitar o agravamento do caso, é importante que o paciente mantenha um acompanhamento com médicos de múltiplas especialidades, como:

  • Reumatologistas  
  • Oftalmologistas
  • Otorrinolaringologistas  
  • Dentistas

O tratamento da síndrome de Sjögren consiste em cuidar dos sintomas tópicos. No caso dos principais incômodos de xeroftalmia e boca seca, repositores de lágrimas e salivas artificiais podem ser indicadas. Anti-inflamatórios, corticóides e imunossupressores podem ser receitados para amenizar dores e inflamações.

A síndrome de Sjögren não é uma doença contagiosa. Por mais que o fator genético não seja o único determinante para o desenvolvimento da síndrome de Sjögren, alguns médicos ainda o apontam como o maior motivador. Outros fatores ambientais estão interligados entre os pacientes, como genes em comum, vírus e bactérias que prejudicam o sistema imunológico ao longo da vida.  

Conhece alguém que sofre com a Síndrome de Sjögren? Compartilhe esse post com ela!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário