Tireoide causa queda de cabelo? Leia e descubra! | bioXtra

Tireoide causa queda de cabelo? Leia e descubra!

 em Tireoide

A tireoide é uma glândula endócrina que age diretamente no desenvolvimento do corpo humano, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, concentração, memória equilíbrio emocional e no humor.

Algumas pessoas apresentam problemas nessa glândula, que é responsável por liberar os hormônios triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), os quais regulam o metabolismo. Com a produção exagerada ou reduzida do T3 e T4, os problemas de tireoide podem causar desde queda de cabelo até cansaço, mudança de humor repentina e alteração no peso sem justificativa aparente.

Quem tem hipotireoidismo apresenta uma produção reduzida de hormônios, o que faz com que o organismo funcione de maneira mais lenta. Assim, o batimento cardíaco diminui, aparecem dores musculares, os níveis de colesterol ficam elevados e, além de outros sintomas, pode acontecer ainda a queda de cabelo.

Leia também:

Problemas de tireoide causam boca seca? Descubra!

Clique aqui

Queda de cabelo e problemas de tireoide

Dizer que “tireoide causa queda de cabelo” não é uma afirmação correta por si só, mas sim quando explicado que distúrbios nessa glândula é que podem ocasionar o problema. A queda de cabelo é uma complicação muito comum em quem tem baixa produção dos hormônios tireoidianos, que também causa o crescimento lento dos cabelos, com fios finos e secos.

O hipotireoidismo, condição em que a tireoide age mais lentamente, causa queda de cabelo mais acentuada. Ainda assim, ver os cabelos caírem pode ser a menor das dificuldades de quem tem hipotireoidismo, que também deixa a pele seca, causa problemas na menstruação, diminuição da libido, entre outras situações.

Enquanto o hipotireoidismo não é diagnosticado e tratado, a absorção de nutrientes pelo organismo fica reduzida, o que aumenta ainda mais os problemas capilares, fazendo parecer que a “tireoide causa queda de cabelo”.

A pessoa com hipotireoidismo pode até manter uma alimentação saudável, mas não verá resultados satisfatórios e o cabelo continuará a cair. Nem mesmo a ingestão de vitaminas específicas para o cabelo adiantará enquanto a absorção de nutrientes estiver comprometida.

O tratamento de queda de cabelo associado ao hipotireoidismo deve ser realizado juntamente ao problema de tireoide, com acompanhamento profissional e reposição de hormônios.

Como tratar queda de cabelo associada à tireoide

Recuperar e fortalecer o cabelo depois ou enquanto existe um diagnóstico de hipotireoidismo não é uma tarefa das mais simples, mas ainda assim é possível. O tratamento deve ser realizado com acompanhamento médico, que auxiliará você a:

  • Reconhecer a disfunção
  • Realizar exames regulares para acertar as doses de hormônios e manter o controle do problema
  • Cuidar melhor da alimentação
  • Tomar vitaminas adequadas que fornecem nutrientes ideais aos cabelos, para que estes cresçam fortes, saudáveis e com mais brilho

A queda de cabelo é um problema bastante comum em pacientes com hipotireoidismo, entretanto, o sintoma deve desaparecer no máximo após o terceiro mês de tratamento médico da disfunção. Caso isso não aconteça, o médico deve ser novamente procurado, para ajustar as doses de hormônios e analisar o problema mais a fundo.

Conviver com problemas de tireoide e suas conseqüentes complicações não é tarefa fácil. Porém, fazendo o tratamento adequado, a pessoa diagnosticada com hipotireoidismo ou hipertireoidismo consegue levar uma vida sem maiores complicações por causa dessa importante glândula. Tem ou teve queda de cabelo? Comente abaixo a sua experiência caso você também conviva com disfunções na tireoide.

Postagens Recentes
Mostrando 18 comentários
  • Rosane Tavares
    Responder

    A 10 anos descobri que tenho hipotieriodismo faço tratamento e realmente se esqueço d tomar um ou dois comprimido já começa a queda d cabelo logo em seguida.
    Me sinto Muito cansada e desanimada . Também desencadeou ansiedade e comeso de depressão mas graças a Deus superei e estou ótima.

    • bioXtra
      Responder

      Olá, Rosane. Obrigado por compartilhar sua história de superação. 🙂

  • Suzana
    Responder

    Fui diagnosticada com problemas na tireoide e estou fazendo tratamento e meu cabelo ta caindo muito

  • Leila maciel
    Responder

    Sim meu cabelo cai muito,tenho tireóide e estou tratando a três meses,os sintomas já estão bem melhores Mason cabelo ainda caem.

  • Edileusa Sousa Nunes Amorim
    Responder

    Eu tenho hipotireodismo já fiz uma cirurgia para tirar um nódulo e só me restou um pedaço da minha glândula e faço reposição hormonal estou muito acima do peso, muitíssima queda de cabelo e muita oleosidade no cabelo, é causada pela tiróide?

    • bioXtra
      Responder

      Olá, Edileusa Sousa. Os sintomas apresentados podem estar relacionados, ou não, ao tireoide. Se os sintomas forem constantes procure um médico para que seja analisado o seu caso especificamente.

  • macileneBarbosa da Silva
    Responder

    Eu tenho tiróide ,e meu cabelo cai de mas ,troco de shampoo direito ,pra ver se para de cair mas não resolver nada,aí to tomando colágeno pra ver se para de cair..

  • Leila maciel
    Responder

    Tenho IPO é realmente meu cabelo cai muito,estou no quarto mês de tratamento,os sintomas estão melhores mas aquela de cabelo continua.

  • Darci Gabriel Costa
    Responder

    Não tenho mais as glândulas dê a tireóide, tomo puran de 50 sinto muito desanimada e tá caindo muito meu cabelo faço meus exames está tudo ok será que não pouco a dosagem?

    • bioXtra
      Responder

      Olá, Darci. Caso os seus sintomas de queda de cabelo forem constantes o médico deve ser novamente procurado, para ajustar as doses de hormônios e analisar o seu problema mais a fundo.

  • Kam
    Responder

    Obrigado pelo artigo gostei bastante.
    Muito interessante mesmo! Continue com o bom trabalho!

  • Nelson
    Responder

    Pelo o que analisei foi mais comentários femininos,eu estou com o mesmo ploblema, está caindo todo meu cabelo e está na censo cabelos ralos e brancos, estou fazendo o tratamento mas até agora não vi resultado.obrigado Nelson

  • Lucinda
    Responder

    Meu cabelo esta caindo assustadoramente.Descobri nos exames de rotina solicitado pela ginecologista no exame da tireoide que tenho um nódulo na tireoide isso pode ser a causa da queda.

  • Ivanete
    Responder

    Olá eu tenho hipotireoidismo e tenho quatro nódulos faço tratamento a mais de 6 anos fačo uso de puram 100 mg.mas tenho MTA queda de cabelo .mas não cai da raiz ele se quebra e fica to seco .isso é normal.

    • bioXtra
      Responder

      Oi, Ivanete. Verifique se o medicamento tomado tem como efeito colateral a queda de cabelo. Caso sim, busque uma avaliação feita por um médico para que possa ser recomendado o melhor procedimento para você.

  • Vanusa Sampaio
    Responder

    Eu faço tratamento a dez anos meu cabelo cai muito ta ralinho continua a cair não sei mas o q fazer será q a dosagem é muito tomo 125mg do puran

  • Elizangela
    Responder

    Olá, estou muito preocupada! Há 16 anos tenho hipotireoidismo. Hoje estou com Eutirox 88. Mas esse ultimo exame saltou de 2,94 para 4,69. Meu cabelo está caindo absurdamente, intestino totalmente constipado. Ano passado iniciei reposição hormonal com o livial. Será que uma coisa tem relação com a outra? porque será esse aumento?

  • Maísa
    Responder

    Olá; estou tomando levrode 100gm mais agorafiz o exame deu 0, 379 não me sinto bem e estou com queda de cabelo

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar