Tireoide engorda ou emagrece? Leia e descubra!

Muitas pessoas comentam que problemas de tireoide podem engordar, já outras afirmam que as disfunções tireoidianas emagrecem. Engordar ou emagrecer sem motivo aparente, como uma alteração brusca na alimentação ou novos hábitos de exercícios físicos, são sintomas de que algo não está funcionando bem na glândula tireoide, responsável pelo andamento do metabolismo.

A tireoide produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que controlam, entre outras funções, o gasto de energia do corpo. Essa glândula endócrina pode sofrer algumas disfunções, ocasionando alterações significativas no corpo.

Afirmar que a tireoide emagrece ou engorda significa dizer, na realidade, que está acontecendo um problema nessa glândula, como o excesso de liberação de hormônios ou a produção insuficiente deles. Esses distúrbios são os denominados hipertireoidismo e hipotireoidismo, respectivamente, os quais causam diversos problemas no organismo, além da mudança de peso.

Leia também:

Problemas de tireoide causam boca seca? Descubra!

Clique aqui

Engorda ou emagrece?

Quem é diagnosticado com hipotireoidismo tem tendência a ganhar peso e, nessa situação, mesmo que a pessoa tenha uma alimentação muito saudável, não consegue emagrecer.

O efeito do hipertireoidismo, por outro lado, é a tendência à pessoa perder peso com facilidade, sem realizar qualquer atividade ou mudar de hábitos para isso. Algumas pessoas apresentam problemas maiores por causa da perda de peso e têm inclusive dificuldade para engordar.

Tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo são consideradas complicações a serem tratadas com acompanhamento médico, pois essas disfunções alteram todo o metabolismo, mesmo que ocasione uma alteração no peso aparentemente “positiva”.

Hipotireoidismo e hipertireoidismo discreto

Vale ressaltar que, dependendo do grau do problema na glândula, a alteração no funcionamento da tireoide nem sempre vai fazer com que a pessoa engorde ou emagreça. Essa circunstância acontece quando a pessoa apresenta hipotireoidismo ou hipertireoidismo em níveis mais moderados.

O hipotireoidismo discreto nem sempre faz com que o peso da pessoa diagnosticada aumente em abundância ou sequer aumente, enquanto as pessoas com hipertireoidismo discreto geralmente não perdem peso com rapidez por causa do distúrbio e muitas vezes nem percebem diferenças na balança.

Ressalta-se, por não ser uma regra geral, que as pessoas diagnosticadas com hipotireoidismo discreto podem ter dificuldades para perder peso, assim como pessoas que apresentam hipertireoidismo discreto têm a possibilidade de ter muita fome, o que pode acarretar em aumento de peso no futuro.

O vai realmente mandar é a quantidade de hormônios que foi atingida e o grau da alteração no funcionamento da tireoide. Independentemente da situação do indivíduo, se as alterações forem reconhecidas, tratadas e estabilizadas, elas não vão mais interferir no peso corporal, uma vez que o funcionamento do organismo estará regulado.

A tireoide é uma glândula muito importante para o funcionamento perfeito do metabolismo, fazendo com que os órgãos e sistemas operem corretamente. Se estiver em pleno funcionamento, a tireoide não engorda nem emagrece, mas sim suas alterações, que podem e devem ser tratadas assim que forem diagnosticadas.

Quem tem problemas de tireoide deve procurar um clínico-geral ou endocrinologista para tratar o distúrbio e evitar complicações maiores no organismo. Se o seu peso muda de maneira drástica sem qualquer explicação, pode ser problema de tireoide. Realize exames de rotina e compartilhe essas informações, assim você pode ajudar quem as pessoas de quem mais gosta!

Postagens recentes

Deixe Seu Comentário