Tudo que você precisa saber sobre Síndrome de Sjögren | bioXtra

Tudo que você precisa saber sobre Síndrome de Sjögren

 em Síndrome de Sjögren, Tratamento

Doença auto-imune crônica que afeta 2% da população com diversos desconfortos. A síndrome de Sjögren tem em seu grupo de risco mulheres de meia idade.

A síndrome seca, como também é conhecida, pode afetar seus pacientes de duas formas diferentes, são elas:

  • Primária: quando a síndrome de Sjögren é a única doença auto-imune que a pessoa é afetada.
  • Secundária: denominação para pacientes que já sofrem com alguma doença auto-imune como lúpus eritemastoso sistêmico, artrite reumatóide e fibromialgia.

As doenças auto-imunes são desenvolvidas pelo próprio corpo da pessoa em seu sistema imune, que deixa de proteger o corpo como um todo e começa a atacar, causando desequilíbrios em quase todas as áreas.

Para descobrir quais são e como cuidar dos principais sintomas da síndrome de Sjögren, continue lendo!

Mucosite

Causa incômodos como feridas, dores e sensibilidade das mucosas. A mucosite gera micro-organismos como fungos e bactérias na região de boca e garganta.

O tratamento consiste em fazer uso de uma escova com cerdas ultra macias, enxaguatório para complementar os cuidados com a boca sensível e acompanhamento com dentista.

Boca seca

Um dos primeiros sintomas que aparecem no paciente que sofre com a síndrome é a secura bucal. O incômodo pode atrapalhar a fala e causar problemas na saúde bucal como cáries frequentes, doenças gengivais e inflamações.

Com linha completa para bocas secas e sensíveis, os produtos bioXtra devem acompanhar o paciente durante todo o dia hidratando e deixando a boca confortável.

Banner venda todos os produtos big

Pele sensível

A sensibilidade é muito comum, causada em maior parte pela secura da pele como um todo, coceiras, manchas avermelhadas e até feridas podem aparecer.

O tratamento deve ser acompanhado por um dermatologista e com uso cremes com alto poder de hidratação.  

Dores musculares

Mais comum em pessoas que sofrem com a síndrome de Sjögren secundária, as dores musculares pode incomodar por dias seguidos sem grande motivo aparente.

As dores podem ser amenizadas com exercícios físicos regulares para fortalecimento da musculatura, além de acompanhamento com ortopedista.

Olhos secos

Com a secura das mucosas causadas pela síndrome seca é normal a secura dos olhos, podendo causar sua vermelhidão, coceiras e deixar o local mais vulnerável a contaminação de bactérias.

O tratamento deve ser feito com colírios receitados pelo oftalmologista que acompanha o caso para evitar lesões graves na aparelho ocular.

Disfagia

A disfagia nada mais é do que a dificuldade para formar o bolo alimentar (mastigar e engolir) os alimentos. Causada pela secura bucal a disfagia pode ser amenizada com a ingestão de água e uso de repositores salivares que hidratam a boca enquanto a pessoa se alimenta.

Unhas e cabelos fracos

Por conta da secura das mucosas como um todo do corpo, a síndrome de Sjögren também pode causar o enfraquecimento das unhas e cabelos. O tratamento deve ser feito com uso de vitaminas fortalecedoras e acompanhamento de um dermatologista.

Secura intima

Com o ressecamento das mucosas característico da síndrome de Sjögren, a mucosa vaginal também é afetada. Deve se fazer o uso de lubrificantes íntimos receitados pelo ginecologista que acompanha o caso.

Dores nas articulações

Mais comum em pacientes que já sofrem com artrite reumatóide, a dor nas articulações pode aparecer como rigidez matinal e como inflamações mais graves. Deve ser tratada com medicação e

A artrite é causada pela inflamação das articulações e ocorre em um terço dos pacientes como rigidez matinal. É comum que afete as mesmas articulações que a artrite reumatóide, com a única diferença que a inflamação tende a ser mais leve e não destrutiva em quem sofre com a Síndrome de Sjögren.

Fadiga

O sentimento de cansaço frequente é comum em pacientes da síndrome seca. Pode vir acompanhado de frustração por conta da diminuição da disposição.

Instabilidade óssea

Os distúrbios ósseos são consequência, na maioria dos casos, da artrite reumatóide; Causando desgaste nos ossos e nos ligamentos das articulações. Formam-se deformidades e cicatrizes dentro da articulação, tendo como consequência instabilidades ósseas. Ainda não é comprovado o que acelera ou retarda as consequências, mas acredita-se que o tabagismo tem forte influência nas infecções.

Inchaço da glândula parótida

Causado principalmente quando o fluxo salivar é estimulado e existe cálculo bloqueando o duto que leva a saliva até a boca. O inchaço costuma diminuir ao longo das horas sem a necessidade de medicação.

O cálculo salivar é desenvolvido com os sais minerais presentes na saliva, em pacientes de SS é bem comum.

Riscos para quem é portador da síndrome de Sjögren

Por mais que não exista comprovação científica, é observado que pacientes de Sjögren tem maior pré-disposição a inflamação do músculo cardíaco, causados pela miocardite e pericardite.

O linfoma, que é o câncer do sistema linfático também é um risco para saúde de pessoas que tem a síndrome seca. É mais comum um portador de SS desenvolver a doença.

Mulheres com SS podem engravidar?

Não existe restrições para uma mulher portadora de Sjögren engravidar mas é recomendado planejamento neste momento tão delicado. Algumas medicações devem ser suspensas durante os 9 meses e as consultas frequentes para acompanhar o desenvolvimento do bebê.

As mulheres que são portadoras da síndrome em estágio secundário devem tomar ainda mais cuidado pois existe maior chance de um aborto espontâneo no primeiro trimestre e do bebê ter problemas cardíacos no futuro.

Portadoras da síndrome de Sjögren entram sempre no grupo de gravidez de risco, mesmo que sem complicações, a saúde da mãe e do bebê não deve ser negligenciada.

Síndrome de Sjögren é contagiosa?

Mesmo que a SS não seja causada exclusivamente pelo fator genético, a doença não é transmissível. A doença pode se desenvolver com ligação no ambiente que a pessoa vive, genes em comum, bactérias e vírus que danificaram o sistema imunológico durante a vida.

O tratamento de quem sofre com a SS deve ser feito com acompanhamento de um grupo médico com diversas especialidades. A síndrome afeta diversas áreas do corpo e por isso são necessários:

  • Reumatologista;
  • Oftalmologista;
  • Otorrinolaringologista;
  • Ginecologista;
  • Dentista.

Conhece alguém que tem síndrome de Sjögren? Compartilhe este post nas redes sociais e ajude um amigo!

Os produtos bioXtra estão disponíveis nas melhores farmácias do Brasil e do mundo! Busque com o seu endereço ou CEP no link para encontrar um de nossos parceiros perto de você:

Onde Comprar

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar