Urinar muito pode ser sintoma de diabetes? | bioXtra

Urinar muito pode ser sintoma de diabetes?

 em Diabetes

A produção elevada de urina por dia, geralmente é sintoma de algum problema no organismo, caso não seja provocada pelo consumo excessivo de líquidos. Leia!

Urinar muito pode tanto significar urinar muitas vezes ao dia quanto expelir um volume diário de urina muito grande. Nas duas situações, caso não exista o consumo excessivo de líquido, urinar muito pode ser sintoma de algum problema de saúde,como diabetes.

O excesso de urina pode ser apenas um dos indícios de diabetes, por isso a importância de prestar atenção a outros sintomas associados. A urina em grande volume pode vir acompanhada ainda de dor, sangue no líquido, aspecto espumoso e outras características, que nem sempre terão relação com a doença.

Existe também a relação da sede e da urina: há quem urine muito e sinta muita sede (muitas vezes provocada pela boca seca), como há quem urine muito mesmo sem ingerir tanto líquido. O importante para a saúde é identificar o motivo real da eliminação excessiva de urina.

Poliúria e o excesso de urina

Estar com poliúria quer dizer basicamente eliminar um volume diário alto de urina. A poliúria é qualificada quando um adulto expele mais de 2,5 litros de urina por dia.

A poliúria está geralmente associada ao consumo de líquidos em excesso, álcool, cafeína e diuréticos. Entretanto, se essas possibilidades estiverem descartadas, é necessário atentar-se a outros sintomas e buscar uma solução, pois a poliúria está relacionada também a doenças que, se não forem tratadas, podem desidratar o organismo e acarretar problemas maiores.

Pode ser diabetes?

Sim. A razão mais comum da poliúria, tanto em crianças como em adultos, é a diabetes, doença caracterizada pelos altos níveis de glicose no sangue.

A diabetes mellitus não tratada é a que mais faz o diabético urinar muito, pois provoca diurese osmótica, isto é, o aumento da vontade de urinar, ocasionada pela presença de algumas sustâncias nos tubos renais.

A diabetes insípido central, por sua, vez, também causa a poliúria, mas por outro motivo. Nesse tipo da doença, o corpo produz baixas quantidades de vasopressina, hormônio antidiurético. Assim, os rins não funcionam de modo correto, não conseguindo manter a quantidade de água suficiente no organismo. Logo, o corpo tem uma perda muito rápida de água, como uma urina diluída, chegando a até 20 litros diários.

E se não for diabetes?

A investigação da causa da poliúria deve acontecer até que a pessoa resolva o problema. Dessa forma, é importante saber que urinar muito pode significar também:

  • Insuficiência renal crônica: ocorre quando o rim perde a capacidade de reter água, acarretando o aumento da produção de urina. Em muitos casos, o primeiro sintoma de insuficiência renal é a alta produção de urina e não o contrário.
  • Álcool: o consumo de álcool em excesso inibe a produção do hormônio antidiurético (ADH) ou vasopressina, produzido pela neurohipófise.
  • Cafeína: a cafeína tem efeito diurético e ressalta-se que ela está presente, além do café, em chás, energéticos e refrigerantes.
  • Diuréticos: muitos medicamentos, como os que são tomados para hipertensão, tem efeito diurético, elevando a produção de urina pelo organismo.

Atentar-se ao funcionamento do próprio organismo é um sinal de autoconhecimento e prevenção natural de doenças maiores. Como anda o funcionamento dos seus rins? Cuide de si e eleve sua qualidade de vida!

Postagens Recentes
Mostrando 11 comentários
  • Milena Canheti
    Responder

    No meu caso, era diabetes…

  • Manderson
    Responder

    Tem 3 dias que estou com a boca muito seca, e bebo bastante água(nem sempre com sede), após alguns minutos ou meia hora corro pra urinar, sem dor, sem espuma e sem sangue. A urina é sempre amarela clara, algumas vezes chega a ser branca. Acabei de terminar um tratamento de PeP (anitrretrovirais utilizado para prevenir o contágio com o HIV após suposto contato, refiz os exames e não contrai HIv). O que pode ser ?

  • Lucas
    Responder

    Fasso xixi direto sem toma muita água tomo bastante café quando tomo refrigerante menda uma mijadeira sinto um dorzinha do lado na bexiga e nos rins fasso xixi espero uns 30 segundos e fasso força sai mais xixi as vezes dá um leve queimação bem pequena já fiz exame de urina infecção não deu não só tenho esse sintoma da mijadeira será que tenho diabetes?

    • bioXtra
      Responder

      Oi, Lucas. O seu problema pode estar relacionado apenas a grande quantidade de água ingerida. Quanto a dor, é indicado que procure um urologista para realizar exames e dar início ao tratamento. Torcemos por sua melhora!

  • Paula oliveira
    Responder

    Passo o dia todo com vontade de urinar …essa vontade vem acompanhada de dores na bexiga e a todo momento sensacao de qe bexiga esta cheia ….o qe pode ser??

    • bioXtra
      Responder

      Oi, Paula. Esses sintomas podem ter diversas causas, como por exemplo a infecção urinária. Busque por um médico para análise do caso e dar início aos tratamentos.

  • Kauê
    Responder

    Urino e Bebo água com muita frequência e minha boca fica seca , o que pode ser isso?

    • bioXtra
      Responder

      Oi, Kauê. Esses sintomas podem estar relacionados a diferentes questões como: alta ingestão de sal, alterações na pressão arterial, entre outros. Apenas seu médico poderá por meio de exames dar o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento.

  • Andreia
    Responder

    Faço xixi com frequência e em grande quantidade acompanhado de dor..
    O que pode ser me ajude tenho 22 anos

    • bioXtra
      Responder

      Oi, Andreia. A dor ao urinar pode ser sinal de alerta de diversos problemas como infecção urinária, DSTs, entre outros. Procure por um ginecologista para dar início ao tratamento correto. Torcemos por sua melhora!

Deixe um Comentário