Veja quais são os sintomas físicos e psicológicos da depressão | bioXtra

Veja quais são os sintomas físicos e psicológicos da depressão

 em Depressão

Doença que afeta todo corpo com uma tristeza angustiante. A depressão causa sintomas físicos e psicológicos, leia mais neste artigo!

Silenciosamente, a depressão age na vida da pessoa sugando sua energia. A combinação de origens biológicas, psicológicas e sociais são as possíveis causas que resultam na patologia. Pesquisas indicam que são estes os maiores determinantes nas mudanças de função cerebral.

A tristeza permanente ou a apatia são sintomas que caracterizam a depressão. Temos que considerar que como se trata de uma patologia psicológica ela afeta todo corpo, mesmo que indiretamente. Veja abaixo alguns exemplos de sintomas físicos e psicológicos da depressão:

Sintomas físicos

Problemas digestivos

Dores abdominais e mudanças de hábitos intestinais são comuns em pacientes que sofrem de depressão. É possível também que desenvolva síndrome do intestino irritável durante a doença, já que afeta os neurotransmissores.

Boca seca

A ansiedade e nervosismo de não saber se vai conseguir manter a rotina normal sofrendo de depressão pode ser um dos motivos da boca seca. Porém na grande maioria dos casos, a boca seca é efeito colateral da medicação anti-depressiva.

Dor de cabeça

Preocupações demasiadas e padrão ruim de sono podem ser os problemas causadores de dor de cabeça nas pessoas que sofrem com algum tipo de depressão. Normalmente as dores não melhoram com uma medicação normal.

Distúrbios do sono

Dormir demais ou insônias frequentes podem ser sinais de alerta para diagnosticar a depressão. Os distúrbios do sono causam, na maioria dos casos, irritabilidade durante o dia e enjoos.

Perda ou aumento de apetite

Alterações repentinas na forma de se alimentar ou nos horários são comuns no quadro de depressão. Há casos que o paciente come para preencher o vazio existencial, estes costumam ser mais comuns, porém, os casos em que os pacientes param de comer pode desencadear uma perda grave de nutrientes.

Sintomas psicológicos

Dificuldade para se concentrar

Erros bobos e cometidos por falta de atenção são um dos principais sintomas da depressão. Costumam afetar mais a relação do paciente com o trabalho, deixando a pessoa distraída a todo tempo e os pensamentos confusos.

Pensamento suicida

Frequentes em estágios avançados da doença, os pensamentos suicidas acompanham muitos pacientes de depressão. Este grau deve ser acompanhado de perto pois é uma situação de risco e em alguns casos a melhor opção é internação.

Baixa auto estima

A depressão afeta todo o corpo e até em como a própria pessoa se vê e se entende com o corpo. Com tantas alterações nos níveis de neurotransmissores é normal se sentir confuso e desgostoso da própria aparência.

Desinteresse sexual

A apatia em muitos casos se estende para a vida pessoal a dois. Pacientes relatam a falta de disposição e vontade para se relacionar sexualmente com alguém. O indicado é conversar com seu psicólogo ou psiquiatra sobre o assunto.

Sensação de vazio

Um sentimento comum para o depressivo é o sentimento vazio que não se sabe explicar exatamente o que é ou como melhorar. Na maioria dos casos é o primeiro sentimento psicológico que os pacientes relatam.

Insegurança  

Com baixa auto estima e sem saber explicar o que sente é normal que o paciente se sinta inseguro em relação as pessoas a sua volta. É comum sentir medo de ser abandonado ou trocado no trabalho ou pelo parceiro.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) estabelece a depressão como transtorno mental. A disfunção pode ser ter longa duração ou ser recorrente, podendo, em casos mais graves, levar ao suicídio. É sempre importante manter em mente que quanto mais rápido procurar ajuda médica e acompanhamento, melhores e mais rápidos serão os resultados.

Conhece alguém que sofre de depressão? Compartilhe esse post com ela!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar