Vinagre de maçã: ajuda a emagrecer e previne diabetes

 em Diabetes

O vinagre de maçã ajuda a emagrecer, previne diabetes, refresca o hálito, evita desconfortos gastrointestinais e garante outras vantagens. Confira!

Utilizar vinagre de maçã com frequência ultrapassa as expectativas de dar um gosto especial à salada. O tempero proporciona diversos benefícios à saúde, como a ajuda no processo de emagrecimento, a ação oxidante, prevenção de diabetes e câimbras, efeito diurético, como também auxilia a digestão e as articulações.

O vinagre de maçã é fabricado a partir de um processo de fermentação da fruta por leveduras saudáveis e bactérias denominadas acetobacter. Assim, os açúcares naturais transformam-se em álcool, que é convertido em ácido acético em seguida. Geralmente, a concentração no vinagre de maçã é 5% de ácido acético e 95% de água, além de alguns minerais, vitaminas e fitonutrientes.

O líquido é mais benéfico para a saúde que os outros tipos de vinagres, pois conta com enzimas, catequinas e quercetinas, que são antioxidantes, como também partículas de fibra solúvel, betacaroteno e minerais, principalmente o potássio.

Benefícios

Saber que o tempero previne diabetes e auxilia no emagrecimento já faz dele um importante alimento na refeição. Mas, além desses benefícios, o vinagre de maçã ajuda a:

  • Refrescar o hálito;
  • Evitar desconforto gastrointestinal;
  • Tratar refluxo gástrico;
  • Reduzir níveis de glicose;
  • Diminuir colesterol e hipertensão.

Ajuda a emagrecer

O auxílio no processo de emagrecimento pelo vinagre de maçã pode acontecer com a ingestão de duas colheres de sopa do líquido diluído em água antes do almoço e do jantar. O resultado começa a ser percebido depois de um mês da ingestão diária do ácido.

O efeito acontece porque esse tipo de vinagre contribui para a redução dos picos de insulina e dos índices glicêmicos depois das refeições ricas em carboidratos. Os altos níveis de insulina no corpo fazem a pessoa engordar porque, no momento em que o carboidrato é absorvido subitamente pelo organismo, o índice glicêmico no sangue aumenta muito rápido. Dessa forma, o pâncreas libera insulina em abundância, que tem como função reduzir rapidamente os níveis de glicose no organismo, provocando uma hipoglicemia e aparente fome.

O ácido acético presente em grande quantidade no vinagre de maçã impede espontaneamente a absorção de açúcar e amidos. Ao inibir essas enzimas, os carboidratos passam direto pelo trato digestivo, tendo o comportamento de fibras solúveis, que não são digeridas. Dessa maneira, muitas calorias são eliminadas, as quais seriam mais um obstáculo para quem tem a intenção de emagrecer, se fossem absorvidas

Previne diabetes

A prevenção do diabetes com a ajuda do vinagre de maçã ocorre por motivo semelhante ao auxílio no processo de emagrecimento. O tempero diminui os índices glicêmicos e os picos de insulina no sangue depois das refeições compostas por muito carboidrato. Assim, previne o diabetes do tipo 2, causado pela resistência aos efeitos da insulina ou produção insuficiente desta.

A resistência insulínica é uma situação causada pelo desequilíbrio entre a quantidade de insulina produzida pelo pâncreas e a necessidade de insulina para o funcionamento saudável do organismo. Assim, quando a insulina é produzida em abundância, o organismo passa a desenvolver uma resistência ao efeito desse hormônio, o que pode resultar em diabetes.

Conhecer meios naturais e saborosos de prevenir doenças, tornar-se mais saudável e levar a vida que se almeja é o caminho perfeito para alcançar a saúde ideal e o bem-estar. Compartilhe este post com seus amigos, para que eles também desfrutem os benefícios do vinagre de maçã.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar